Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 44 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

O que vestir numa entrevista de emprego: Um guia para homens

Conseguiu aquela tão desejada entrevista de emprego, mas agora não sabe o que vestir? Qualquer que seja a função, o nosso guia completo irá ajudá-lo a conseguir um look polido e aprumado.

Elaborou um CV que bem pode qualificar-se de épico. O seu aperto de mãos para fechar negócios tem a quantidade certa de firmeza e de delicadeza que tanto impressiona os recetores como, inclusive, os faz secretamente invejar o seu poder masculino. E ostenta referências que falam do seu profissionalismo, caráter e ética de trabalho (obrigado, avó).

Ninguém pode negar que já fez muito.

Mas o que vai vestir na entrevista de emprego?

Isto tudo, toda esta preparação e agora ainda tem de preocupar-se com a roupa? Uma entrevista é literalmente pôr-se a jeito para se ser julgado. Não existe mais nenhum outro momento na vida em que o nosso passado, presente e futuro é analisado ao milímetro como se fossem pedras num jardim japonês.

Criámos este guia completo para ajudá-lo a planear e a pôr em prática o seu look de entrevista com a precisão de um ninja para que vá para essa entrevista de emprego relaxado e com o seu nível de confiança o mais alto possível.

Primeiras considerações...

Tente descobrir como se vestem os seus futuros colegas. Veja o site da empresa, o LinkedIn ou as redes sociais e veja que roupas usam para trabalhar na empresa.

Como quem não quer a coisa, esteja perto da sua futura empresa por volta da hora do almoço e veja os seus colegas a saírem para almoçar. Como os homens estão vestidos? Mais formais ou com roupas casuais? Tome nota do que está a ver e faça ainda melhor. O seu objetivo é o entrevistador conseguir vê-lo a trabalhar na empresa. Enquadrar-se é tão importante quanto ter as competências certas para a função.

Sabemos bem que cada local de trabalho é diferente e único - tal como o posto em questão. Vestir-se para trabalhar numa startup é completamente diferente do que ir trabalhar no escritório de uma multinacional.

Assimilar as nossas dicas e ideias sobre como vestir numa entrevista de emprego e adaptá-las ás suas necessidades específicas é o melhor que pode fazer. E é sempre melhor pecar por excesso do que apresentar-se de calções e sandálias.

Ideias de vestuário para uma entrevista de emprego em ambiente mais formal ou corporativo

  • Fato liso cinzento antracite ou azul escuro – dois botões numa só linha com lapela "notched"
  • Camisa branca ou azul com punhos clássicos (cor a combinar com o fato) - riscas subtis também podem ser usadas
  • Cinto em pele a combinar com os sapatos
  • Gravata
  • Meias escuras
  • Sapatos clássicos em pele da mesma cor do cinto - Oxfords com ou sem brogue ou mocassins

Ideias de vestuário para uma entrevista de emprego em ambiente descontraído

  • Blazer cinza antracite ou azul escuro
  • Camisa branca com punhos clássicos
  • Calças de ganga escuras ou chinos caqui – de bom corte e sem serem demasiado largas
  • Uns sapatos em pele vistosos como por exemplo os oxfords
  • Opção: camisola castanha, preta ou azul escura com uma camisa branca por baixo - a camisola deve ter uma textura simples e sóbria (nada de camisolas natalícias horríveis, por favor)
1 O que vestir numa entrevista de emprego: um guia para homens1.1 A gravata1.2 O relógio1.3 A mala1.4 O cinto1.5 Os detalhes mais pequenos1.6 O acessório mais importante – o seu rosto1.7 5 dicas imperdíveis para conseguir uma entrevista de emprego1.8 Perguntou - nós respondemos

A gravata

As gravatas tradicionais são aquelas que causam melhor impressão.

Uma entrevista de emprego não é a altura ideal para se ser criativo e tentar combinar as cores da moda. Tem muito tempo para dar asas ao seu arrojo quando sair para ir beber um copo depois do trabalho.

Jogue pelo seguro optando por uma gravata tradicional que combine com o restante vestuário. Escolha uma gravata ás bolinhas, ás riscas ou com um lindo padrão paisley de cores conservadoras.

Para um toque de formalidade, adicione uma mola de gravata (que combine com o seu relógio). A mola de gravata irá manter a gravata no lugar ao mesmo tempo que gritará "Sou o homem certo a contratar!"

Não tem a certeza de qual nó deve usar para fechar negócio? Nada pode dar errado com o Nó meio-Windsor.

E a gravata um pouco estranha que recebeu da sua tia? Deixe-a para a festa de Natal.

Deve usar laço na sua entrevista de emprego? Porque até o laço mais simples e subtil é chamativo, reserve-o para quando assinar contrato. O que menos quer neste momento é que o seu CV e qualificações profissionais sejam ofuscadas por um laço em seda à volta do pescoço.

O relógio

Um relógio simples de linhas sóbrias mostra que é uma pessoa atenta aos detalhes.

Qual o relógio que deve usar numa entrevista de emprego? À primeira vista, esta pergunta pode parecer um pouco parva. Quem é que quer saber qual o relógio que usa desde que seja a pessoa indicada para o lugar, certo? Errado.

Uma entrevista de emprego é uma das ocasiões da vida em que os detalhes contam. Cada linha no seu CV foi escrutinada e encontra-se agora à frente da pessoa que fez essa análise. Cada detalhe diz muito de si - tudo serve para saber se é a pessoa indicada para o lugar ou não.

Se está a usar um fato, certifique-se que o relógio combina com o caráter formal. Escolha um relógio simples, sóbrio e de bom gosto. O que é simples dá sempre bom resultados.

Se optou por usar um vestuário de trabalho mais casual e até gosta de relógios desportivos, opte pelo relógio menos chamativo da sua coleção. Ter em conta todos os constituintes do seu look - até os mais pequenos - mostra que é uma pessoa que presta atenção aos detalhes. E qual o diretor de RH que não procura alguém assim?

Uma parte de prestar atenção aos detalhes é assegurar-se que os metais combinam. O metal do seu relógio deve combinar com os restantes metais do seu look. Se o seu relógio tiver uma pulseira em pele, certifique-se que combina com a cor do seu cinto.

A mala

Uma mala pequena e clássica em pele irá transportá-lo para o sucesso.

Apresentar-se com as mãos a abanar (ou pior, a segurar o seu telemóvel) a uma entrevista é algo que nunca deve fazer. E chegar com a sua tão adorada mala de ginásio também não é boa opção.

Apesar de não precisar de levar todo um escritório consigo, é sempre boa ideia levar um pequeno bloco de notas e uma caneta. Mesmo que não escreva uma única linha durante toda a entrevista, ter o bloco de notas em cima da mesa dirá ao seu futuro chefe que é uma pessoa atenta, pronta para a ação e preparada para trabalhar.

Poderá precisar de mostrar o seu portfolio? Leve consigo o seu portátil, nunca se sabe se não será útil. Certifique-se que guardou ficheiros e exemplos do seu trabalho no seu ambiente de trabalho. Não está num coffee shop para pedir a palavra-passe do wifi nem espere que o entrevistador espere pacientemente enquanto está numa luta para encontrar os seus melhores trabalhos. Esteja preparado.

Qual é a mala mais adequada para levar a uma entrevista de emprego? Na maioria das situações, deixe a mala Duffel volumosa em casa e opte por uma mala de mensageiro ou mala satchel. A mala que escolher deve ser em pele genuína de boa qualidade, de linhas simples e detalhes sóbrios.

Também pode considerar levar uma mala tote, uma mala para o portátil ou um porta-documentos.

O cinto

Feche o acordo com um cinto simples em pele.

O cinto deve combinar sempre com os seus sapatos e os sapatos devem combinar com o conjunto. Isto significa que um cinto em pele de qualidade é a melhor opção.

Escolha um cinto com uma fivela simples, em metal escovado que combine com o metal do seu relógio.

Os detalhes mais pequenos

Mostrar que dá importância aos detalhes mais pequenos é uma competência muito valorizada em qualquer emprego.

É óbvio que somos apaixonados por acessórios. Qualquer pequeno detalhe ajuda a construir uma história (a sua!) e a torná-la única. Uma entrevista, no entanto, não é a altura certa para se aventurar muito.

É importante ter em consideração os botões de punho, a mola de gravata, o lenço de bolso e o pino de lapela. Enquanto estes acessórios podem adicionar personalidade a um conjunto de fato e gravata aborrecido, eles podem também dar uma má impressão de si.

Lembre-se que procura um visual polido, elegante e profissional. Se está a vestir-se e parece que vai a uma festa... então talvez esteja a ir demasiado longe. Não deixe que o seu visual ofusque as suas qualificações e competências.

Pode-se usar pulseiras numa entrevista de emprego? Mais vale pecar por defeito sendo prudente e deixar a sua pulseira em casa.

Relativamente ao seu cinto e ao seu relógio, assegure-se que os metais combinam e fazem um conjunto harmonioso.

O acessório mais importante – O seu rosto

O rosto é o espelho da alma.

Pode mostrar possuir as melhores competências de trabalho e a melhor experiência numa variedade de funções... mas tem apenas um rosto. É esse rosto que irá levar para a entrevista e que, esperamos, o fará conseguir o emprego. Certifique-se que coloca a sua melhor cara.

Se ainda não está familiarizado com os cuidados com a pele, esta é uma boa altura para começar! Diga adeus à pele seca e escamosa e esteja no seu melhor.

Certifique-se também que a sua barba está bem cortada e que cuida dela com um óleo para barba. Se não tem barba, dedique algum tempo ao barbear, sem pressas para que não entre na entrevista com pedaços de papel higiénico colados à cara.

Preste especial atenção ao seu cabelo. O seu cabelo deve estar penteado e não deve esconder o seu rosto. Se precisa de cortar o cabelo, faça-o dois dias antes de ir para a entrevista.

5 dicas imperdíveis para conseguir uma entrevista de emprego

As gravatas discretas, as malas clássicas e as barbas bem penteadas não valem de nada se não tiver nenhuma entrevista de emprego.

Perguntámos ao Daniel Baun, o gestor de RH da Trendhim, como candidatar-se a um emprego e preparar-se para a entrevista.

  1. A sua carta de motivação deve estar focalizada para conseguir o emprego e não a entrevista “Tenho de perceber logo porquê que é a pessoa certa para o lugar. Não tenho tempo para imaginá-lo a desempenhar as tarefas, preciso de saber logo factos, experiência e sei imediatamente se quero ver mais.”
  2. Estruture o seu CV. “O corpo do CV deve estar estruturado. Um simples espaço a mais ou erro ortográfico irá mostrar que ignora os detalhes. Cada ponto no seu CV diz algo de si. Vá direto ao assunto e diga exatamente quais eram as suas tarefas nas funções anteriores. Pense: Escrevia uma newsletter três vezes por semana para 15 000 subscritores, mas comecei com apenas 280. A chave é apresentar dados específicos.”
  3. PDF. PDF. PDF. “Envie sempre o seu CV e carta de motivação em PDF. É fácil de abrir e permite controlar o espaço, o design, etc.”
  4. Seja você mesmo. “Como estava escrito o anúncio de emprego? Tinha uma redação divertida, com humor? Esta é a chave para saber como redigir a sua resposta. Se o anúncio é sério e corporativo, então responda em conformidade. Na Trendhim, queremos pessoas autênticas e inspiradas e não pessoas do tipo "Diga-me o que devo fazer e eu fá-lo-ei".”
  5. Edite. “Dedique tempo suficiente a escrever o seu CV e carta de apresentação. Nunca o faça à pressa. Escreva-os hoje e leia-os amanhã antes de enviá-los.”

Perguntou - Nós respondemos

Vestir-se com cuidado para uma entrevista de emprego demonstra ser uma pessoa atenta aos detalhes?

Sim, demonstra. Mas um bom entrevistador terá perguntas preparadas para avaliar o seu nível de atenção ao detalhe.

Vestir-se bem numa entrevista de emprego causa uma boa primeira impressão?

A menos que a entrevista de emprego seja na área da moda, o entrevistador estará, muito provavelmente, vestido com roupas normais. Pode não fazer a mínima ideia do que é a moda e o esforço que teve para parecer assim tão bem.

No entanto, irão reparar se o seu visual for desleixado. É aqui que entra a primeira impressão. Se conseguiu a entrevista, é porque foi selecionado e a empresa está interessada em ouvir o que tem para dizer.

Irá conhecer a pessoa que, muito provavelmente, irá pagar o seu vencimento. Por isso, fazer um esforço para causar a melhor primeira impressão possível, não deverá ser muito difícil.

Posso usar preto numa entrevista de emprego?

Vários conselheiros de moda dirão que não deve usar preto numa entrevista. Nós defendemos que se o preto é a cor que usa e fica-lhe bem, então vá sem medo! Principalmente, se for a sua primeira entrevista de emprego ou está apenas a começar.

Se tem um fato cinza escuro ou azul marinho, então opte por esta solução.

E se o meu fato não me assentar bem? Devo usá-lo na mesma?

É mais importante ter qualificações para a função e conseguir apresentar os seus pensamentos, ideias e personalidade durante a entrevista. Se o fato for exageradamente grande ou pequeno, terá de emendá-lo antes de o usar. Pedir ao seu pai um fato emprestado irá dizer ao entrevistador que não se esforçou muito. Esta é uma mensagem que certamente não quer passar.

Se o fato assenta-lhe suficientemente bem, certifique-se que está bem engomado, que os sapatos estão limpos e que a gravata está direita - controle tudo o que puder. E quando receber o primeiro vencimento... compre um fato novo.