Devido à Páscoa, as encomendas serão expedidas na segunda-feira 2 de abril

Devido à Páscoa, as encomendas serão expedidas na segunda-feira 2 de abril

Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

O lenço de bolso - Tudo o que precisa de saber!

Irá aprender tudo o que há para saber sobre o lenço de bolso. Desde a teoria da cor à escolha do tecido consoante a ocasião e muito mais! E tudo isto em apenas 20 minutos.

O lenço de bolso pode elevar ou arruinar todo um visual. Não, não precisa de ser um génio para enfiá-lo dentro do bolso do seu blazer, mas há toda uma arte na escolha do lenço de bolso certo para que combine adequadamente com os restantes elementos do conjunto e, que ao mesmo tempo, cative os olhares.

O que é um lenço de bolso? Um lenço de bolso é um lenço decorativo, em tecido, que é enfiado no bolso do peito de uma jaqueta ou de um blazer para adicionar algum interesse ao visual.

Este guia irá ensinar-lhe tudo o que precisa de saber para usar e abusar dos lenços de bolso com confiança, independentemente da ocasião.

1 O lenço de bolso - tudo o que precisa de saber!1.1 Qual a diferença entre um lenço de bolso e um lenço normal?1.2 Princípios básicos da teoria da cor1.3 Escolher o tecido certo para o seu lenço de bolso1.4 O tecido dos lenços de bolso - os pros e os contra1.5 Tipos de orlas nos lenços de bolso1.6 Qual deve ser o tamanho do seu lenço de bolso?1.7 Como usar um lenço de bolso?1.8 Como dobrar um lenço de bolso1.9 Vestir-se de acordo com a ocasião - estilos diferentes1.10 Organizar e guardar os seus lenços de bolso1.11 Combinações de lenços de bolso que nunca falham1.12 Porquê estas combinações?1.13 As melhores dicas para combinar lenços de bolso com gravatas1.14 O que se diz por aí sobre a origem dos lenços de bolso1.15 Perguntas & respostas

Qual a diferença entre um lenço de bolso e um lenço normal?

Sem sombra de dúvidas, um lenço normal NÃO é um lenço de bolso. No entanto, o lenço normal confecionado no algodão mais imaculado e impecável pode ser usado como um lenço de bolso em circunstâncias especiais.

Um lenço de bolso é para ser ostentado e não tem nenhum propósito prático para além de fazê-lo parecer bem. O lenço, por sua vez, destina-se a limpar a transpiração, assoar o nariz, oferecer-se a uma donzela em perigo ou numa luta de touro improvisada. Em suma, lembre-se: um para brilhar, outro para sujar.

De um modo geral, existem algumas diferenças que não permitem que se confunda o lenço de bolso com o lenço normal.

Lenços de bolso

  1. Confecionados numa variedade de tecidos, incluindo o algodão, a seda e o linho
  2. Usados no bolso exterior do blazer
  3. Têm uma função decorativa: não devem ser usados para limpar seja o que for
  4. A seda e o linho mancham facilmente e devem ser limpos a seco
  5. A única utilização prática permitida aos lenços de bolso em seda é limpar os óculos
  6. São mais pequenos que os lenços

Lenços normais

  1. Confecionados em algodão
  2. Podem ser colocados em qualquer bolso
  3. Maiores que os lenços de bolso: repare no bolso volumoso
  4. Têm uma função prática e podem ser usados em praticamente qualquer coisa; assoar o nariz, limpar a transpiração da testa e nas lutas de touros em miniatura improvisadas

Em suma, lembre-se: um para brilhar, outro para sujar.

Princípios básicos da teoria da cor

Para uma roupa ficar bem, as cores devem combinar umas com as outras.

Isto também é válido para o seu lenço de bolso e todos os outros acessórios, assim como a sua pele e cor do cabelo. Tenha sempre presente que a primeira regra do bem vestir é de realçar as suas características faciais e o lenço de bolso pode ser muito útil nessa tarefa.

Mas tenha em consideração que o lenço de bolso não deve dominar o conjunto. O seu papel é optimizar, não dominar, como quando experimenta uma roupa e pensa "boa tentativa, mas é melhor ter calma". Isto acontece quando as qualidades físicas foram silenciadas por roupas demasiado chamativas.

Definir o seu círculo cromático

Voltemos à escola primária.

A maneira mais fácil de coordenar as cores é conhecer e usar o círculo cromático que é formado por cores primárias, secundárias e terciárias.

  • Cores primárias: vermelho, azul, amarelo. Estas são as cores de base que não podem ser criadas pela mistura de outras cores. A sua tonalidade natural é brilhante e elas são muito utilizadas para dar nas vistas. Elas são frequentemente usadas como cores de destaque em motivos e padrões e contrastam bem com fundos mais escuros.
  • Cores secundárias: verde, roxo, laranja. Estas são cores que podem ser obtidas pela mistura de cores primárias entre si. Cada uma encontra-se diretamente no lugar oposto a uma cor primária no círculo cromático, proporcionando o máximo de contraste, resultando assim numas cores chamadas de cores complementares, que servem principalmente para captar a atenção.
  • Cores terciárias: vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, violeta (azul-roxo), magenta (vermelho-roxo). Estas seis cores são obtidas misturando uma cor primária com uma cor secundária.

As cores terciárias devem ser consideradas como matizes distintas em vez de apenas "tons" de cores compostas por cores primárias e secundárias. Como tal, elas têm a sua própria cor complementar no lado oposto do círculo cromático.

Esquemas de cores

Os esquemas de cores são combinações de cores do círculo cromático. Se quer dominar e aprimorar o seu estilo, é fundamental que adquire algum conhecimento de base.

Em regra, quanto mais distantes entre si estiverem as cores no círculo cromático, mais difícil será combiná-las.

  • Esquema de cores neutras: branco, preto ou uma mistura dos dois
  • Esquema de cores monocromático: uma única tonalidade.
  • Esquema de cores adjacentes: formado por cores diretamente adjacentes no círculo cromático, permitindo que crie um conjunto quase monocromático com um contraste subtil
  • Esquema de cores complementares: mencionado acima, estas são cores diretamente opostas no círculo cromático, criando um efeito brilhante e ousado. Estas cores muito contrastantes são infalíveis em prender a atenção dos demais
  • Esquema de cores triádicas: formado por 3 cores equidistantes no círculo cromático. Os esquemas de cores triádicas dão um toque de simplicidade e de harmonia ao seu visual, constrastando menos do que as cores complementares.

Já mencionámos que a cor da sua roupa também deve combinar com a sua tez para um impacto maior.

As cores complementares também conhecidas por cores de alto contraste na gravata e no lenço de bolso funcionam bem aqui, porque o modelo possui pele clara e cabelo escuro.

Desta forma, por exemplo, os homens com uma tez mais constrastante, i.e. pele clara e cabelo escuro, tendem a parecer melhor com cores de alto contraste, como as cores complementares ou quase complementares.

Os homens com uma tez pouco constrastante, i.e. pele clara e cabelos claros, pele escura e cabelos escuros, ficam valorizados com visuais de baixo contraste, com cores monocromáticas, adjacentes ou mesmo triádicas, se quiserem jogar com várias cores.

6 níveis para dominar a cor do lenço de bolso

Nível 1: O clássico lenço de bolso branco. Fica bem com tudo, está sempre bem.

Nível 2: Cores neutras - como cinzas, castanhos e brancos. Com uma gravata neutra, o seu lenço de bolso pode ter qualquer uma destas cores, dependendo do seu blazer.

Nível 3: Esquemas monocromáticos - combinam tons diferentes da mesma cor para um contraste natural e subtil, por exemplo o castanho claro com o bege.

Nível 4: Use e abuse de esquemas de cores adjacentes para conferir ao seu conjunto um interesse acrescido...Por exemplo, amarelo, âmbar e laranja. Combinar dois ou mais tons quentes ou frios para mais equilíbrio e harmonia.

Nível 5: Um esquema de cores triádico equilibra as cores quentes com as cores frias para conferir ao seu visual algum caráter, sem causar um impacto tão forte quanto as cores complementares.

Nível 6: Agora já sabe tanto como os experts. Está finalmente pronto para usar cores complementares - os mais ousadas de todas. Um exemplo de uma ótima combinação é um lenço de bolso laranja com um blazer azul escuro, ou arrisque e misture uma peça verde com um blazer vermelho escuro para deixar uma posição bem vincada.

Escolher o tecido certo para o seu lenço de bolso

Quando se trata de lenços de bolso, o tecido é muito importante. Os três tecidos mais utilizados são a seda, o algodão e o linho, mas também pode encontrar lenços de bolso em lã e em poliéster.

Cada tecido tem propriedades diferentes, mas o seu foco principal será a textura. Assim como com padrões e motivos, está á procura de um contraste calculado ao escolher qual o tecido mais adequado para o seu conjunto. Pretende que cada peça do seu conjunto combine perfeitamente, no entanto, cada peça precisa de brilhar sozinha também.

Aqui, o lenço de bolso em seda suave combina bem com a gravata em lã, mais áspera, porque oferece uma textura contrastante.

Então, se estiver a usar uma gravata macia e delicada, aposte num lenço de bolso mais áspero em algodão ou em lã. E se sua gravata tem bastante textura, um lenço de bolso em seda será a melhor solução. O mesmo aplica-se a blazers e camisas.

O tecido dos lenços de bolso - Os pros e os contra

Abaixo, encontrará os tecidos mais utilizados na confeção de lenços de bolso, bem como quais as suas vantagens e as suas desvantagens.

Lenço de bolso em seda

  • Pró: Fácil de arrumar
  • Pró: Liso, luxuoso, cintilante
  • Pró: Contrasta lindamente com um fato/blazer em lã
  • Pró: Material mais comum dos lenços de bolso
  • Pró: Versátil, adequado para a maioria das ocasiões
  • Pró: As orlas macias tornam-no perfeito para dobras casuais desestruturadas
  • Pró: Geralmente é ultra fino, não criando volume dentro do bolso
  • Contra: Caro
  • Contra: Não funciona bem para dobras estruturadas
  • Contra: A transpiração e a lixívia podem causar danos
  • Contra: Manutenção difícil: limpar a seco apenas
  • Contra: Dobragem rápida, difícil de engomar
  • Contra: Não resistente ao desgaste
  • Contra: Danifica-se facilmente quando molhado

Lenço de bolso em algodão

  • Pró: Mais barato que a seda
  • Pró: Fácil de engomar
  • Pró: Fácil de arrumar
  • Pró: Lavável na máquina
  • Pró: As orlas firmes permitem dobras mais estruturadas
  • Pró: Forte, durável, resistente ao desgaste
  • Pró: Combina com a camisa/blazer, a gravata é rainha
  • Contra: Pode encolher em lavagens com água quente
  • Contra: Amarrota com facilidade, deve-se engomar
  • Contra: Pode criar bolor quando húmido
  • Contra: A cor pode desaparecer ao longo do tempo

Lenço de bolso em linho

  • Pró: Extremamente versátil
  • Pró: As orlas firmes permitem dobras mais estruturadas
  • Pró: O tecido flexível permite dobras desestruturadas
  • Pró: Adiciona uma textura diferente e atrativa a praticamente qualquer blazer
  • Contra: É mais caro que o algodão
  • Contra: Pode danificar-se quando lavado com água dura (altamente mineralizada)
  • Contra: Pode ser lavado na máquina, mas o detergente/produtos químicos podem danificá-lo
  • Contra: Como amarrota facilmente, precisa de ser engomado

Lenço de bolso em lã

  • Pró: Mais adequado nos meses de inverno
  • Pró: Textura original e interessante para lenços de bolso
  • Pró: Escolha de diferentes tipos de lã
  • Pró: Lã de alpaca - sedosa, leve e com brilho
  • Pró: Lã angorá - muito macia, possuindo as melhores propriedades de retenção do calor
  • Pró: Caxemira - delicada e luxuosa
  • Pró: Pelo de camelo - conhecido pela sua cor castanha dourada, textura macia e brilho
  • Contra: Grande variação de preço dependendo do tipo de lã
  • Contra: Difícil de lavar e de cuidar
  • Contra: Pode ser danificado por traças e outros insetos quando armazenado
  • Contra: Encolhe significativamente com o calor e a humidade
  • Contra: Limpar a seco apenas com detergentes leves
  • Contra: Tecido espesso que pode criar algum volume no bolso

Lenço de bolso em poliéster

  • Pró: Muito barato
  • Pró: Leve
  • Pró: Seca rápido
  • Pró: Tecido resistente
  • Pró: Não vinca facilmente
  • Pró: Fácil de arrumar, não ganha bolor com facilidade
  • Pró: Mantém a forma e o tamanho ao longo do tempo
  • Contra: Ostenta um brilho artificial na luz
  • Contra: Difícil de remover manchas

Tipos de orlas nos lenços de bolso

A orla do seu lendo de bolso é o que diferencia os diferentes lenços de bolso existentes no mercado, tanto em termos de tecido como em termos de qualidade.

Dependendo da dobra, a orla pode ser a parte mais visível do seu lenço de bolso, e as orlas de má qualidade desfazem-se rapidamente, tornando-os impossíveis de se usar.

Dependendo do tecido, as orlas são diferentes. Os lenços em seda têm orlas flexíveis e macias que são perfeitas para dobras casuais, mas tornam as dobras estruturadas praticamente impossíveis.

Por outro lado, os lenços de bolso em linho e algodão tendem a ter orlas mais rígidas, tornando-os adequados para dobras estruturadas.

Mas, independentemente do tecido, há algumas coisas que precisa de saber sobre a qualidade das orlas para que o seu lenço de bolso novo não se desfaça na segunda ocasião.

A grande maioria das marcas conhecidas costura as orlas dos lenços de bolso à máquina. Este tipo de orla costuma agradar á maioria, no entanto, os mais exigentes poderão querer procurar orlas cosidas à mão.

Encontra abaixo uma visão geral dos vários tipos de orlas e pontos de costura.

As orlas enroladas à mão

Os melhores lenços de bolso que o dinheiro pode comprar têm orlas enroladas à mão num rolo apertado e são cosidas à mão com aproximadamente 5 ou 6 pontos por polegada.

Cosida à mão, a orla é ligeiramente desigual, conferindo-lhe um acabamento exclusivo. Esta atenção aos detalhes tem o seu preço claro, então, dependendo das suas necessidades e do seu orçamento, poderá querer considerar a próxima etapa apresentada abaixo.

A orla que parece que foi enrolada à mão

A orla cosida à máquina é mais direita e certa do que a enrolada à mão, mas a costura é mais visível e acompanha todo o rolo da orla.

A orla paralela

Este tipo de orla é mais plana, com uma única costura simples. Este tipo de orla também pode ser cosida à máquina.

A orla em Z

Esta orla é cosida à máquina e, tal como a orla paralela, a orla em Z é plana mas com uma costura ondulada.

A orla bordada

A orla bordada é cosida à máquina numa espiral apertada que irá conferir alguma rigidez ao seu lenço de bolso, tornando mais fácil dar-lhe 2 ou 3 dobras.

O que mais há a dizer sobre as orlas

Uma última palavra acerca da qualidade do lenço de bolso. É frequente, principalmente com modelos em poliéster, encontrar peças produzidas em massa com cantos descuidados e costuras soltas e irregulares. Essas peças desfiarão rapidamente, por isso pondere bem antes de as comprar.

Qual deve ser o tamanho do seu lenço de bolso?

O tamanho do seu lenço de bolso dependerá dos seus blazers e do material que escolher. Aqui estão algumas considerações que deve ter em mente.

  • O tamanho dos lenços de bolso varia de 25 a 45 cm.
  • O tamanho ideal deve permtir enfiá-lo no bolso sem que ele caia e de modo a ficar com as dobras de fora.
  • As marcas americanas e inglesas tendem a produzir lenços maiores para bolsos de peito maiores.
  • As marcas italianas tendem a produzir lenços de bolso mais pequenos para bolsos menos profundos.
  • Lenços de bolso confecionados com tecidos mais espessos como o linho, o algodão e a lã devem ser mais pequenos, enquanto que se foram confecionados com tecidos mais leves como a seda, convém que sejam um pouco maiores.
  • Se forem demasiado pequenos (especialmente em seda) a dobra perderá a sua forma. Um lenço de bolso decente não deve ter menos de 25 cm.
  • Compare as dimensões do lenço do bolso (comprimento e largura) com o bolso do seu blazer e avalie.
  • Avalie a massa do lenço de bolso para verificar se fica demasiado volumoso ou não.

Como usar um lenço de bolso?

Agora que já está familiarizado com os conceitos básicos, que se aplicam mais ao seu estilo geral do que propriamente aos lenços de bolso em si, só lhe falta saber como se usam os lenços de bolso.

Há dois fatores principais que se conjugam para usar um lenço de bolso corretamente:

  1. Escolha o lenço de bolso certo, a seção acima ser-lhe-à muito útil.
  2. Escolha a dobra certa para a ocasião, a sua roupa e seu lenço de bolso. Falaremos sobre isso mais à frente.

Agora que já tem toda a informação que precisa (LEU a primeira secção certo?), aqui estão algumas dicas sobre como escolher o lenço de bolso certo, seguidas de uma visão geral das dobras mais importantes.

Escolher o lenço de bolso certo

  • O pecado capital na arte de bem vestir é ter tudo a combinar, da cabeça aos pés. O seu look parece forçado, o que dá cado do seu charme. Isto aplica-se aos lenços de bolso e a tudo o resto.
  • A sua roupa deve funcionar como um todo, em que cada peça contrasta e complementa (ao invés e combinar) com as outras peças.
  • Escolha a dobra e o lenço de bolso dependendo da sua vontade em causar impacto.
  • Use apenas uma peça vistosa por conjunto. Um lenço de bolso brilhante, padronizado e arrojado oprime quando combinado com uma gravata igualmente ousada, mas eleva uma
    gravata mais simples de cores sólidas.
  • Além das cores e padrões, tenha igualmente em consideração o tecido e quando deve usar cada um deles. A seda e o algodão são os mais versáteis e sempre ficam bem.
  • Analise quais as cores do seu guarda-roupa atual e pense no que poderia combinar com elas. Quanto mais confortável se sentir, mais extravagante pode ser em relação a cores, padrões e materiais.
  • As cores lisas são sempre uma opção mais segura, principalmente em eventos formais ou no trabalho. Quanto mais escura a cor, mais formal é. O branco claro é a exceção - é sempre apropriado.
  • Os padrões tiram alguma formalidade ao seu lenço de bolso. Quanto mais extravagante é o padrão, menos sério é o lenço.
  • Não conjugue mais de 3 padrões no seu visual.
  • Combine as cores com outros acessórios, por exemplo tons de terra com sapatos castanhos
  • Não deixe a etiqueta da peça ou o logo da marca á vista

Como dobrar um lenço de bolso

Encontrará abaixo algumas das dobras mais populares. Caso não sejam suficientes dê uma vista de olhos aqui: As 50 maneiras da Trendhim para dobrar um lenço de bolso

A dobra presidencial

A dobra de uma ponta

A dobra coroa de três pontas

50 maneiras de dobrar um lenço de bolso

Não existem regras tácitas no que concerne as dobras dos lenços de bolso, por isso, embora apresentemos sugestões, pode dobrá-los da maneira que mais lhe aprouver. Se nenhuma das dobras acima mencionadas for do seu agrado e ainda precisar de inspiração, criámos o que pode ser considerada a biblioteca de dobras de lenços de bolso com instruções mais abrangente:

As 50 maneiras da Trendhim para dobrar um lenço de bolso

Vestir-se de acordo com a ocasião - Estilos diferentes

Demos-lhe as noções básicas de etiqueta, cor, tecido e de como estes fatores funcionam (e não funcionam) em conjunto. Com isto em mente, aqui estão alguns cenários sociais com sugestões e dicas para garantir que mostra o melhor de si.

Lenços de bolso em casamentos

  • Tecidos chave: Seda, veludo, caxemira, lã, tweed, algodão e linho se o casamento for na praia ou se for um casamento mais "relaxado".
  • O que usar no pescoço: Sempre -
    Gravata ou
    laço
  • Cores: Depende a que horas é o casamento. Um casamento ao final do dia tende a ser mais formal do que um casamento de manhã - aposte em cores escuras. Se é um casamento de manhã, escolha cores claras e pasteis.
  • Regras: Não vá a combinar com o tema do casamento, não ofusque a noiva ou o noivo, adopte o dress code - uma praia ou um casamento mais relaxado permite um conjunto mais relaxado. O smoking é uma opção se o dress code o permitir. Evite os visuais monocromáticos.
  • Tipos de dobras:De uma ponta,
    Casual,
    Presidencial

Lenços de bolso para homens de negócios

  • Tecidos chave: Algodão, linho, tweed e lã (tenha também em consideração as condições atmosféricas)
  • O que usar no pescoço:Gravata
  • Cores: Qualquer cor escura - azul escuro, bordeaux, verde, cor de tijolo. Desde que seja uma tonalidade escura, será sempre uma boa opção. Um lenço de bolso branco também é uma ótima opção
  • Regras: Geralmente, mantenha-se simples e recatado, especialmente se o seu ambiente de trabalho for conservador. Se trabalha em design por exemplo, pode libertar-se e dar largas á sua criatividade
  • Tipos de dobras:De uma ponta,
    De duas pontas,
    Coroa de três pontas,
    Coroa de quatro pontas,
    A dobra casual ou
    A presidencial. Também pode experimentar duas dobras diferentes que se possam complementar (no mesmo bolso)

Lenços de bolso para um almoço de domingo

  • Tecidos chave: Linho, algodão, tweed, seda - mas apenas no lenço de bolso
  • O que usar no pescoço: Nada! Deixe os dois botões superiores da sua camisa de algodão abertos e pegue num blazer com uma textura contrastante. Também pode optar por uma sweat-shirt simples
  • Cores: O ceú é o limite. Pode usar as cores que lhe apetecerem! Apenas certifique-se de que a paleta de cores é harmoniosa
  • Regras: Mantenha-se casual. Chinos ou calças em linho são uma aposta segura. Este look é muito mais simples porque não precisa de se preocupar em combinar o lenço com a gravata - use o lenço de bolso para dar um pouco de cor à sua camisa e/ou blazer.
  • Tipos de dobras: Encorajamo-lo a divertir-se e tentar as dobras mais extravagantes -
    O navio,
    A vela,
    As três pétalas,
    A coroa de 4 pontas,
    Os quatro degraus,
    The fan,
    O pássaro do paraíso,
    O chapéu do bispo,
    A Flor-de-lis,
    A rosa enrolada,
    A flor de pistilo ou
    A rosa dupla

Organizar e guardar os seus lenços de bolso

Quando a sua coleção de lenços de bolso começar a crescer, irá sentir a necessidade de encontrar uma boa maneira de arrumá-los para que sejam fáceis de encontrar e não sofram danos.

Felizmente, o tecido dos lenços de bolso é, normalmente, bastante resistente: seda, algodão ou poliéster. O que é uma ótima notícia pois não tem de se preocupar com possíveis insectos ao guardar os seus lenços de bolso durante longos períodos de tempo.

No entanto, deve ter em atenção que, independentemente do material, pode aparecer bolor em lenços de bolso que não secaram convenientemente. Os seus lenços de bolso não devem ficar encharcados, mas pode acontecer molharem-se quando chove, por exemplo. Deve ter também em mente que se guardar um lenço húmido junto com outros lenços de bolso, todos estão em risco de ficar com bolor. Então, mesmo que lhe digam o contrário, nunca guarde os seus lenços de bolso em sacos ou caixas em plástico pois uma vez que são herméticos, o bolor irá certamente aparecer.

Guarde os seus lenços de bolso como gostaria de os usar. Se gosta de dobras impecáveis, mantenha-os cuidadosamente dobrados e engomados, para que não fiquem amarrotados. Se a sua dobra preferida for a casual, pode arrumá-los com algum cuidado, no entanto, não os dobre de forma rígida, para que não fiquem vincados. Outra opção é colocá-los abertos uns em cima dos outros, mas esta solução torna-se rapidamente impraticável e apenas funciona em coleções mais pequenas.

Então, como deve guardá-los?

Seguem abaixo algumas opções:

Opção 1 - Caixas em madeira

É de longe, a opção mais elegante, mas também a mais volumosa e mais cara. Ao contrário das caixas em plástico, as caixas em madeira não são herméticas e deixem o ar circular para que o conteúdo seque se estiver um pouco húmido.

Esta é uma ótima opção para quem possui um grande armário ou um outro local onde guardar a caixa. Caixas de jóias ou similares são especialmente úteis se gosta de organizar os seus lenços de bolso por cor, padrão, tecido ou por outra característica qualquer.

Nós gostamos de usar uma caixa de charutos antiga ou uma boa caixa em madeira de cedro ou carvalho. Não só são caixas lindas como conferem aos seus lenços de bolso um perfume subtil e terroso para ainda mais interesse.

Opção 2 - Na gaveta das meias

Da mesma forma que pode guardar os lenços de bolso numa caixa em madeira, também pode reservar uma secção da sua gaveta das meias para os seus lenços de bolso.

Isto depende do espaço extra que tem na gaveta, mas se dobrar adequadamente os seus lenços de bolso, eles não irão ocupar muito espaço.

Opção 3 - Nos seus casacos

Outra solução fácil e simples é guardá-lo no bolso do seu casaco quando não está a usá-lo. Esta opção permite-lhe uma poupança de tempo incrível, pois o lenço já se encontra no sítio certo e já está dobrado como gosta.

Esta é também a solução perfeita para viajar quando tem um casaco na sua mala.

Se tem muitos lenços de bolso, use os bolsos interiores do seu blazer e maximize o espaço de armazenamento.

Opção 4 - Numa caixa de lenços de papel vazia

Uma solução menos elegante, mas muito prática, é usar uma caixa de lenços de papel vazia para guardar os seus lenços de bolso, puxando-os um a um á medida que precisar deles. Esta solução é mais adequada nas dobras casuais pois não precisa de os guardar dobrados.

Combinações de lenços de bolso que nunca falham

Tem dificuldade em saber qual laço ou gravata combina com o seu lenço? Veja 5 das nossas combinações de lenço preferidas.

Porquê estas combinações?

Na nossa opinião, o seu lenço de bolso não deve ser igual à sua gravata.

Pelo contrário, opte por padrões que combinem bem entre si. O truque para combinar padrões é optar por padrões com tamanhos semelhantes.

As cores complementam-se sem serem demasiado chamativas e são subtis o suficiente para serem usadas em vários eventos mais formais.

Não se deixe enganar pelo termo "subtil" - elas são ecléticas o suficiente para serem interessantes e isso nunca é mau!

As melhores dicas para combinar lenços de bolso com gravatas

  1. Evite o erro de combinar a cor do seu lenço de bolso com a sua gravata ou o seu laço (uma gravata vermelha com um lenço vermelho). É um look que não funciona e é definitivamente um estilo a evitar!

  2. Ao invés, opte por cores condizentes e combine diferentes texturas e padrões.

  3. E se não tiver a certeza qual o lenço que deve usar, opte por um lenço básico branco em algodão, dobrado de forma simples. Funciona sempre.

O que se diz por aí sobre a origem dos lenços de bolso

Desde um simples lenço a um símbolo de status, o debate sobre a origem do lenço de bolso é tão acalorado quanto os debates políticos que estamos habituados a ver.

Aqui estão os principais factos que deve saber.

  • Alguns historiadores acreditam que datam da Grécia antiga. Gregos ricos usavam um pano perfumado para afugentar maus cheiros. Muito depois, os ingleses e franceses seguiram o exemplo e começaram a usar um trapo perfumado com bordados atrativos.
  • Outros dizem que os lenços de bolso tiveram origem com a Igreja Católica.
    Funcionários usavam lenços brancos no braço esquerdo para mostrar a sua devoção a Deus.
  • Os cortesãos do rei britânico Richard II afirmam que ele inventou o lenço.
    Foi a partir daqui que se começaram a colocar os lenços de bolso nos bolsos.

Independentemente da origem exata, sabe-se que o século 15 foi a idade de ouro do lenço de bolso, em que estavam disponíveis de todas as formas, tamanhos e tecidos. Os melhores, muitas vezes em seda e bordados com renda, foram passados de geração em geração como heranças familiares.

No século 18, o rei francês Louis XVI colocou alguma ordem no caos dos lenços de bolso: com instruções bem precisas da sua esposa, Marie Antoinette, instituiu-se que 40 cm devia ser o tamanho padrão para todos os lenços de bolso.

Perguntas & Respostas

O que posso fazer para que um lenço de bolso deixe de escorregar para o fundo do bolso?

Os lenços de bolso escorregadios são aborrecidos e infelizmente acontecem com alguma frequência. Aqui estão algumas dicas simples para manter o seu lenço de bolso no sítio de forma elegante e durante todo o dia.

Primeiro, caso esteja a usar uma dobra mais formal, pode simplesmente alongar o lenço de bolso no final da dobra. Para estas dobras, dobre o seu lenço num retângulo comprido, de seguida dê-lhe a dobra formal no comprimento necessário para que ele fique de fora apenas o suficiente. Concluindo, se o seu lenço está sempre a cair para dentro do seu bolso, basta alongá-lo um pouco mais para que ele fique sempre de fora.

Em segundo lugar, certifique-se que o seu lenço de bolso está o mais largo possível. Isto serve para todos os estilos de dobra. Alargando o seu lenço de bolso, ele encaixará confortavelmente no bolso do blazer, conferindo-lhe um pouco de fricção para impedir que caia.

Em terceiro lugar, se utilizar uma dobra estruturada retangular como a Dobra presidencial, pode ajudar inserir um pedaço de cartão dentro do lenço de bolso para mantê-lo rígido e moldado.

Por último, pode usar um suporte para lenço de bolso. São insertos pequenos e leves que se colocam no bolso do peito e mantêm o lenço de bolso no sítio, impedindo que caia.

O que devo fazer se o bolso do meu blazer está cosido?

A maioria dos blazers, quer sejam confecionados à medida ou comprados em fast fashion, costumam vir com os bolsos (e as aberturas traseiras) cosidos. Tal é feito durante o processo de confeção para que o casaco mantenha a forma e é deixado, pelo mesmo motivo, durante o transporte.

Há uma polémica no mundo masculino relativamente ao dever-se remover a costura ou não. A vantagem em deixar a costura prende-se com o blazer manter a forma quando é usado. A desvantagem é que assim não tem bolsos e irá ficar um pouco sem jeito se alguém descobrir.

De qualquer forma, para conseguir usar um lenço de bolso, não tem outro remédio senão descoser o bolso. Para tal, use uma faca ou uma tesoura para cortar um dos pontos e depois puxe a linha suavemente. Tenha o cuidado de não cortar o tecido do blazer. Sugerimos que não se preste a tal tarefa depois de uma noite de farra.

Faça o que fizer, nunca rasgue o bolso, pois poderá danificar o tecido do blazer para sempre.

Para o homem verdadeiramente dedicado, a melhor ferramenta é um desmanchador de costuras, concebido especificamente para remover as costuras sem danificar o tecido.

Posso usar um lenço de bolso sem gravata?

Claro! Hoje em dia, até é prática bastante comum.

Usar gravata ainda é considerado uma formalidade. Por isso, usar um lenço no bolso do seu blazer com uns jeans ou chinos, é uma forma elegante de completar o seu look, ainda que este seja casual ou mais adequado para os dias quentes.

Os lenços de bolso são duráveis?

O tempo de vida do seu lenço de bolso irá depender dos cuidados que lhe dá. A maneira mais rápida de matar o seu lenço de bolso é usá-lo para limpar, principalmente se o lenço for em seda. Mas os lenços em algodão também mancham facilmente, tornando-se impossível de os usar novamente.

Outro assassino de lenços é o bolor que se pode formar se os lenços de bolso forem guardados incorretamente. Veja a seção acima "Organizar e guardar os seus lenços de bolso" para mais detalhes sobre como evitar o bolor.

Existem alguns tecidos que são mais adequados para dobras formais e outros para dobras mais casuais?

Sim. O algodão e o linho ficam ótimos em qualquer dobra, mas a seda não se mantém tão rígida sendo mais adequada em dobras menos estruturadas.

Quais os tecidos que combinam melhor juntos?

Em regra, quanto mais elegante é o tecido, mais formal será.

Para combinar um lenço de bolso com o seu blazer, é uma boa idéia contrastar um tecido mais áspero com um mais suave. Por exemplo um blazer com uma contagem de fios maior combinado com um lenço em algodão ou um lenço de bolso em seda combinado com um blazer em algodão mais áspero.

Em que situações a mistura de padrões é permitida?

Se é novato nesta arte, fique-se por um padrão apenas para jogar pelo seguro.

Se já tem alguma experiência, pode misturar dois ou mesmo três padrões, mas pense que três padrões já é algo difícil de equilibrar. Um excelente exemplo será variar o padrão do seu lenço de bolso, da sua camisa e da sua gravata.

O truque é conseguir que os padrões tenham tamanhos diferentes.

Pode conseguir evitar juntar cores e padrões semelhantes (apenas não esteja demasiado a condizer ou correrá o risco de não parecer natural). Mas a grande regra de ouro em combinar padrões é variar a escala. Se tem um lenço de bolso ás bolinhas pequenas, não o combine com uma gravata lisa, mas sim com uma gravata ás riscas largas e grandes.

Combinar padrões da mesma escala irá conferir ao seu look um efeito desagradável e pertubador naqueles que o rodeiam, devendo ser evitado a todo o custo. 


Existe um padrão, um visual que funcione para todos?

Nunca irá parecer mal com um lenço de bolso em linho branco, um blazer azul escuro e uma camisa branca imaculada.

Onde se podem comprar os melhores lenços de bolso?

Ao comprar um lenço de bolso, o importante não é apenas ver o lenço de bolso, mas analisar como irá parecer quando usado.

Dependendo dos seus hábitos de compra, recomendamos-lhe que se dirija à uma loja física onde poderá experimentá-los, ou compre-os on-line numa loja de renome, mas assegure-se que consegue perceber a qualidade e o estilo de um lenço de bolso pelas fotografias.

Qual é o lenço de bolso que todo o homem deve ter no seu guarda-roupa?

O mínimo absoluto, que todo o homem deve ter, é o lenço de bolso em linho branco. A maioria dos homens que usam fato com frequência, tem cerca de 5 lenços brancos que usam alternados para que haja sempre pelo menos um que esteja pronto a usar.

Pode usá-lo em praticamente qualquer dobra e ele valorizará o seu visual. Será a peça mais versátil do seu guarda-roupa.

Posso usar um lenço de bolso num fato de três pecas, ou é demasiado?

Sim, mas certifique-se de que não está demasiado aprumado. A segredo do bem vestir é parecer natural, como se esse estilo que emana é completamente natural em si.

Um fato de 3 peças já é algo que chama a atenção nos dias de hoje, então certifique-se que o seu visual não está demasiado forçado se o combinar com um lenço de bolso.

Dito isto, se conseguir não usá-lo, terá mais a ganhar.

Qual o lenço de bolso mais adequado para um noivo?

Isso depende do casamento em si. Onde é, qual é o dress code, etc.

Como sempre, o contexto é rei. Mas assumindo que o casamento é tradicional, um lenço de bolso em seda pura branca, equilibra de forma perfeita a formalidade com o estilo.

Posso usar um lenço de bolso num sobretudo?

É cada vez mais comum ver lenços nos bolsos do peito de um sobretudo. Mas é adequado?

Na nossa opinião, fica um pouco exagerado. Não vemos qual o motivo de ter um lenço no bolso do peito de um sobretudo, por isso recomendamos evitá-lo.

Mas se não concorda, saiba que não será o único.

Posso criar uma dobra personalizada? Por exemplo, combinando duas dobras numa só?

Cada ocasião tem a sua dobra e 95% das vezes irá querer usar uma das dobras clássicas.

Mas naqueles dias em que se sente particularmente aventureiro, pode claro experimentar combinações e inventar um estilo próprio. Certifique-se apenas que está realmente bem. 


Existem cores mais adequadas para eventos casuais?

A teoria da cor defende que os tons mais claros são mais casuais. Pense num fato cinza claro e num fato cor de carvão.

No entanto, o importante com as cores é que consiga combinar harmoniosamente a sua roupa com a sua cor de pele/cabelo.

Por exemplo, a pele pálida com cabelos escuros combina melhor com roupas contrastantes e cores fortes, enquanto que a mesma cor da pele com cabelo louro fica ótimo em contrastes mais suaves.

Quantos lenços de bolso devo ter?

Tudo depende de si. O mínimo, é um único lenço de bolso em linho branco, mas tudo o mais para além disso depende do seu gosto, estilo e orçamento.

Comece com um e vá comprando mais á medida que encontra algum que goste ou vai buscar idéias em blogs/outras pessoas/sua imaginação.

Uma coisa que deve ter em mente é que não precisa de gastar uma fortuna em lenços de bolso para ter belos exemplares em tecidos de alta qualidade. 

Posso usar um lenço normal como lenço de bolso?

A resposta é sim.

Na maioria das vezes, pode usar um lenço em linho ou algodão como se fosse um lenço de bolso (certifique-se apenas de que está limpo), mas o tamanho, por vezes, pode ser um fator limitante.

De forma alguma quererá ficar com o bolso volumoso e os lenços normais podem ser significativamente maiores do que os lenços de bolso, causando um volume indecente no seu bolso.

Então, a resposta mais correta é sim...mas não se esqueça que o tamanho importa.

Qual a melhor forma de engomar um lenço de bolso?

Os lenços de bolso podem ser engomados apenas na parte plana (cuidado para não engomar as orlas enroladas à mão).

Para segurança adicional, use um pano normal em cima do lenço para evitar que um brilho inestético se desenvolva.

O tecido padronizado deve ser passado do avesso. Em vincos profundos, libertar um vapor suave no avesso antes do engomar pode ajudar. Mas tenha muito cuidado ao engomar os lenços de bolso, pois, ocasionalmente, os vapores pulverizam água que pode manchar.

O que dizem de mim as minhas dobras de lenço de bolso?

Cada dobra tem a sua hora, lugar e estado de espírito.

Quanto mais intricada e estruturada for a dobra, mais formal e reservado irá parecer. Note que com uma roupa particularmente arrojada, um estilo de dobra de lenço de bolso mais reservado pode conferir-lhe um equilíbrio harmonioso.

As dobras não estruturadas, por outro lado, são mais casuais e expressivas.

Então, como sempre, o contexto é fundamental para combinar o seu lenço de bolso de acordo com a ocasião e o seu estado de espírito.

É muito arriscado remover as etiquetas dos lenços de bolso?

Depende de como foram cosidas. Existe o risco de se notar, por isso, se deseja remover uma etiqueta, faça-o com cuidado com um desmanchador de costuras ou uma lâmina fina e afiada.

Saiba que um lenço de bolso é como um iceberg, 90% está escondido dentro do seu bolso. Então, mesmo que não remova a etiqueta, ou que a remova de forma a deixar marcas, ninguém notará.

O tipo de bolso conta?

Enquanto a grande maioria das jaquetas e blazers têm bolsos avivados, os blazers mais casuais (italianos) têm bolsos normais, que são cosidos no exterior do blazer em vez de serem cosidos no forro do bazer.

Ao escolher um blazer com um bolso normal, saiba que o bolso do peito tende a ser mais pequeno e os lenços de bolso em algodão ou em linho são geralmente mais volumosos.

Um lenço de bolso deve ter volume ou deve estar plano?

Pretende-se sempre que o bolso esteja o mais plano possível para não dividir a sua silhueta. Um bolso volumoso não é um visual elegante e é por isso que é importante considerar o tamanho do seu bolso ao escolher o lenço de bolso certo.

E lenços de bolso pré-dobrados?

Já existem lenços de bolso pré-dobrados, semelhantes aos laços pré-atados. Eles consistem num pedaço de tecido perfeitamente dobrado, preso a um cartão rígido que encaixa no seu bolso. Note que não pode alterar o estilo de um lenço de bolso pré-dobrado.

Como dobrar um lenço normal?

Dobra-se um lenço normal como se dobra um lenço de bolso; um lenço limpo em algodão é tão versátil quanto um lenço de bolso.

No entanto, tenha em consideração que os lenços normais podem ser significativamente maiores do que os lenços de bolso e podem ser confecionados num tecido mais grosso e áspero, dependendo da qualidade. Ambas as situações podem levar a um volume no seu bolso pouco atrativo, então escolha bem o seu lenço.

Como dobro um lenço de bolso como o James Bond?

Os James Bonds mais conhecidos, o Sean Connery e o Daniel Craig, são ambos fãs do lenço de bolso.

O Bond interpretado pelo Sean Connery usa sempre linho branco, enquanto que o Craig combina um lenço em algodão com as suas camisas brancas e azuis claras.

Ambos preferem a Dobra presidencial, uma dobra retangular simples e elegante.

SUBSCREVA PARA GANHAR 400 €

Subscreva a newsletter para receber constantes dicas de estilo, ofertas especiais e informações sobre o lançamento de novos artigos. Ficará automaticamente habilitado a ganhar um cheque presente no valor de 400 € no nosso sorteio mensal.

Tomei conhecimento da Política de Privacidade da Trendhim. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.