Óculos de sol | Compre 2 e poupe 20%

Óculos de sol | Compre 2 e poupe 20%

Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

Os botões de punho - Tudo o que precisa de saber!

Aqui irá aprender tudo o que é necessário saber sobre botões de punho, desde os materiais aos fechos utilizados, assim como qual a melhor forma de combiná-los e usá-los adequadamente e muito mais! E tudo isto em apenas 15 minutos.

Os botões de punho são pequenos acessórios decorativos usados para unir as duas extremidades do punho, a dobra extra de tecido situada no pulso de uma camisa de manga comprida. Se pretende comprar o seu primeiro par ou apenas quer aumentar a sua coleção, este guia irá familiarizá-lo com todos os diferentes tipos e materiais de botões de punho, bem como, como combiná-los e usá-los adequadamente, e muito mais!

1 Os botões de punho - tudo o que precisa de saber!1.1 Elementos dos botões de punho1.2 Tipos de botões de punho1.3 Materiais dos botões de punho1.4 Materiais decorativos dos botões de punho1.5 Como colocar botões de punho1.6 Tipos de punhos1.7 Combinar os botões de punho com o resto da fatiota1.8 Quando usar o quê?1.9 Limpar os seus botões de punho1.10 Como guardar os seus botões de punho1.11 Mais um pouco de história sobre os botões de punho1.12 Perguntas & respostas

Elementos dos botões de punho

Falemos dos pormenores técnicos. Conhecer os elementos constituintes do botão de punho não só irá fazer com que deslumbre nos jantares pela sua inteligência, como também irá ajudá-lo a perceber como funcionam e como usá-los em seu proveito.

1. O rosto - é a parte superior do botão de punho, que possui o design, a pedra preciosa ou um outro material atrativo

2. A barra - é a parte que atravessa os orifícios das casas do punho e que está ligada ao fecho

3. O fecho - é a parte inferior do botão de punho, que gira a 90 graus para fechar, impedindo assim que o botão de punho deslize para fora das casas do punho

Alguns tipos de botões de punho, como as botões de punho corrente, os botões de punho esfera e os nós de seda, não possuem fechos nem barras direitas, apresentando em alternativa uma corrente, uma barra curva ou um cordão como mecanismo de fecho e um design idêntico ou similar na outra extremidade.

Tipos de botões de punho

Todos os botões de punho têm como propósito unir as duas extremidades do punho. Mas, assim como há mais do que uma maneira de usar um fato ou de tirar uma imperial, botões de punho diferentes têm formas diferentes de manter os punhos fechados.

Vamos dar uma espreitadela aos tipos de botões de punho que existem para que possa escolher o par perfeito para si.

Botões de punho de tipo baleia

O fecho que une os punhos tem a forma de uma baleia, daí o nome. Estes botões de punho são práticos e muito populares.

Para usar botões de punho baleia, coloque o fecho numa posição vertical paralela à barra e introduza-a nas duas casas do punho. Para fechar, basta colocar o fecho novamente perpendicular à barra e o seu botão de punho estará a desempenhar o seu papel na perfeição.

  • Pró: Comum e popular
  • Pró: Fácil de usar
  • Pró: Barato
  • Contra: Não são dos mais resistentes

Os botões de punho baleia são produzidos em grandes quantidades, tornando-os acessíveis. Eles também são muito fáceis de manipular e de unir firmemente os punhos das camisas. Mas o problema deste tipo de botão de punho é que, dependendo da qualidade e da frequência de uso, a tensão no fecho pode resultar em danos ou quebras. Para além disso, ao contrário de outros tipos de botões de punho, apenas um lado, o rosto, apresenta padrão e é atrativo.

Botões de punho de tipo bala

Fazem lembrar aquela bugiganga que aparece na última cena de um filme de acção: o herói e o vilão esgotam as munições e chega o momento do herói ser espancado. Quando está prestes a perder a batalha, mexe no seu botão de punho e saca uma bala! Carrega a arma e pum!

Mas isso não corresponde em nada à verdade. Eles apresentam um tipo de fecho em forma de bala, daí o nome.

  • Pró: Comum e popular
  • Pró: Fácil de usar
  • Pró: Barato
  • Contra: Não são dos mais resistentes

Para usar botões de punho bala, assegure-se que o fecho está paralelo à barra. Introduze-a através das casas do punho e coloque o fecho no seu sítio para unir os punhos.

Os botões de punho bala são produzidos em série, tornando-os bastante acessíveis. Mas a constante tensão no fecho pode parti-los, dependendo de quantas vezes são usados e da qualidade dos materiais com que foram produzidos.

Botões de punho de tipo botão

Tal como o nome sugere, estes botões de punho parecem-se com botões normais, chamando menos à atenção do que outros botões de punho mais arrojados.

Ambas as extremidades apresentam padrão.

  • Pró: Estilo clássico
  • Pró: Design em ambas as extremidades
  • Pró: Resistentes
  • Contra: Mais difíceis de colocar

Para usar botões de punho botão incline a parte inferior na lateral de modo a que esteja num ângulo de 90 graus em relação ás casas do punho. Introduze-o e, em seguida, volte a colocá-lo a direito. Praticamente da mesma forma como aperta um botão de uma camisa. Uma vez que os botões de punho botão são produzidos a partir de uma única peça metálica, eles tendem a durar mais tempo. Quase sempre, na verdade. Para além disso, uma vez que ambas as extremidades têm padrão, irá mostrar a pessoa estilosa que é, mesmo quando as pessoas apenas conseguem ver a parte inferior do punho. Os botões de punho botão são também bastante clássicos.

Botões de punho de tipo corrente

Os botões de punho corrente são dos botões de punho mais antigos utilizados hoje em dia. Eles já eram usados antes da Revolução Industrial! Apresentam dois rostos geralmente idênticos unidos por uma corrente.

Para usar botões de punho corrente, introduza simplesmente uma das extremidades nas casas do punho num ângulo apropriado e, a seguir, volte a colocar o botão a direito.

  • Pró: Estilo tradicional
  • Pró: Design em ambas as extremidades
  • Contra: Ligeiramente solto
  • Contra: Não são tão fáceis de prender

A corrente tem um ajuste mais solto e, portanto, um estilo diferente. Ambos os lados dos botões de punho corrente são decorativos.

Botões de punho de tipo esfera

A parte de trás destes botões de punho apresenta uma esfera grande, unida ao rosto decorativo por uma corrente ou uma barra curva.

Para usar botões de punho esfera incline e empurre a extremidade mais pequena através das casas do punho antes de endireitar novamente.

  • Pró: Design clássico
  • Pró: Praticamente inquebráveis
  • Contra: Não são muito fáceis de utilizar

Os botões de punho esfera têm um design mais tradicional, que é mais resistente por não ter partes móveis. No entanto, eles são mais difíceis de apertar do que alguns dos outros tipos de botões de punho.

Botões de punho com fecho duplo

Estes são provavelmente os botões de punho mais modernos, garantindo o fecho graças a um mecanismo inovador semelhante ao de um relógio de pulso.

Para usar botões de punho com fecho duplo, certifique-se que o botão de punho está na sua forma plana e, em seguida, introduza-o pelas casas do punho, abrindo-o novamente para fechar.

  • Pró: Design contemporâneo
  • Pró: Bastante eficaz
  • Contra: Não é muito fácil de manipular à primeira

Manipular botões de punho com fecho duplo é rápido e fácil depois de descobrir como funcionam. Ambos os rostos são idênticos, proporcionando interesse visual em cada lado do punho. O look é contemporâneo e podem não funcionar com um conjunto mais tradicional.

Botões de punho nós de seda

Produzidos inteiramente em seda, apresentam dois nós idênticos ligados por um cordão. Os botões de punho nós de seda são coloridos e divertidos, mais apropriados para eventos casuais do que formais ou de negócios onde quer deseja deixar uma impressão mais profissional.

Para usar botões de punho nós de seda, introduza um dos nós (lembre-se, ambos os lados são idênticos) através das casas do punho.

  • Pró: Informais
  • Pró: Acessíveis
  • Contra: Não são muito resistentes

Estes são os botões de punho mais acessíveis e casuais. O senão é que eles geralmente não duram muito tempo e não são apropriados para eventos mais formais. Estes botões de punho não passarão de geração em geração de certeza!

Materiais dos botões de punho

Assim como qualquer outra jóia ou acessório para homem, os botões de punho são produzidos numa variedade de materiais.

Vejamos os mais comuns. Aliás, todos os materiais descritos abaixo também podem ser apresentados no rosto dos botões de punho produzidos num material diferente. Isto é, os botões de punho em aço inoxidável podem ter uma incrustação de um outro material qualquer.

Botões de punho em aço inoxidável

Além da sua vantagem óbvia e atrativa de não enferrujar, o aço inoxidável apresenta um brilho acinzentado que não pertence ao círculo cromático, sendo por isso mais fácil de combinar, tornando-se assim numa opção "segura".

Dependendo do design, o aço inoxidável tem um look sóbrio e quase industrial. É um pouco como ostentar aquela atitude de sei-que-sou-incrível-mas-não-quero-dar-nas-vistas. O aço inoxidável é muito durável. Sempre que tiver essa hipótese, escolha sempre o aço inoxidável cirúrgico pelas suas propriedades hipoalergénicas.

Botões de punho em titânio

Com um nome derivado dos titãs mitológicos, o titânio é um metal altamente durável e biocompatível.

O titânio é um material bastante recente na produção de jóias, apresentando, por isso, um encanto mais moderno, que a maioria dos designs deixa antever. Tal como o aço inoxidável e a prata, o titânio possui um tom acinzentado neutro que fica fora do círculo cromático, sendo por isso fácil de combinar.

Botões de punho em platina

A platina é um metal precioso prateado que é frequentemente usado em joalharia para homem. A platina é hipoalergénica e, ao contrário da prata, não mancha.

O seu brilho é intenso e, tal como outros metais prateados, não é difícil de combinar.

Botões de punho em cobre

O cobre tem um tom caloroso encantador. É mais escuro que o ouro e parece menos formal. Os botões de punho em cobre não são tão comuns quanto os botões de punho prateados ou dourados.

O tom amarelo-avermelhado do cobre obriga a que seja combinado convenientemente. O cobre puro desenvolverá uma pátina com o tempo, escurecendo e até criando manchas verdes. O que confere um encanto especial aos botões de punho mas, no entanto, dependendo dos seus gostos, podem ou não ser adequados para si.

Botões de punho em bronze

Com menos um tom vermelho que o cobre, o bronze ainda é considerado uma cor quente. Situa-se mais ou menos entre o ouro e o cobre.

Tal como o cobre, o bronze escurece e desenvolve uma pátina, o que requer alguma criativade na hora de combinar com a roupa escolhida.

Botões de punho em prata de lei

A prata é semelhante ao aço inoxidável, mas um pouco mais brilhante que este último. É usada há bastante mais tempo que o aço inoxidável e sempre foi associada à classe e ao bom gosto.

Mais uma vez, estando fora do círculo cromático é extremamente simples de combinar e não terá qualquer problema em combiná-lo com à sua coleção de camisas e fatos. Prefira a prata de lei à prata pura. É mais brilhante, mais luminosa, mais forte e mantém o brilho durante mais tempo.

Botões de punho em ouro

O ouro sempre foi um símbolo de status, de prosperidade e de riqueza. Nos botões de punho, não passa mesmo despercebido. Ao contrário da prata, o ouro é mais chegado aos tons amarelos do que aos tons neutros e deve ser combinado com cuidado.

Os botões de punho em ouro devem ser usados naquelas situações em que deseja mesmo destacar-se e causar um boa impressão, como em reuniões de negócios importantes, em casamentos ou noutros eventos mais formais.

Botões de punho em liga metálica

Produzidos a partir de uma mistura de metais, os botões de punho em liga metálica são geralmente polidos para ficarem mais parecidos com a prata ou o aço inoxidável, mas também podem ser banhados a ouro. A abundância dos materiais e sua produção em larga escala faz com que os botões de punho em liga metálica sejam bastante acessíveis.

Se não quer gastar tanto numa peça de gama superior ou se está a dar os primeiros passos no mundo dos botões de punho, as ligas metálicas são uma ótima maneira de começar a ganhar o bichinho.

Botões de punho em seda

A seda é uma fibra proteíca, produzida a partir dos casulos de larvas de certos insetos. Pode ser tingida de qualquer cor e pode ser usada em situações informais, como no escritório ou em qualquer outro evento onde quer parecer bem, mas não quer dar um ar de poder ou status superior.

A seda danifica-se com facilidade e não é tão durável quanto outros materiais. No entanto, é bastante acessível.

Materiais decorativos dos botões de punho

Agora que já nos debruçamos nos materiais usados na produção dos botões de punho, falemos dos materiais mais comuns que podem ser encontrados nos rostos destes interessantes acessórios de moda masculina.

Tecido

Os botões de punho em tecido são, na maioria das vezes, do tipo bala ou baleia, com um rosto em tecido.

O tecido confere-lhe uma aparência mais descontraída que funciona muito bem em conjuntos informais.

Esmalte e vidro

Tradicionalmente, estes botões de punho são feitos á mão aplicando vidro colorido finamente triturado resultanto num design estampado. Os botões de punho são então colocados no forno, antes que outra camada seja adicionada. O processo é repetido várias vezes e são polidos no final para criar uma superfície altamente brilhante e atrativa. Uma vez que os botões de punho em esmalte e em vidro estão disponíveis numa variedade imensa de designs e de combinações de cores, devem ser combinados com cuidado e perícia e a sua utilização em ambientes mais académicos ou profissionais deve ser bem ponderado, dependendo do design.

Produzir botões de punho em esmalte de qualidade dá bastante trabalho, como é refletido no preço. Escolha um par que queira usar durante anos a fio. Ou então que um filho ou um neto adoraria herdar um dia.

Pedras preciosas ou semi-preciosas

Desde rubis e esmeraldas extravagantes a pedras semi-preciosas mais corriqueiras, todas as pedras podem adornar o rosto de um botão de punho.

Para além da profundidade e do brilho, as pedras ainda têm cor e devem, por isso, ser combinadas em conformidade. A menos que seja um duque ou um bispo, certifique-se que sabe o que está a fazer quando usa botões de punho chamativos.

Madeira

A madeira tem um tom quente e terroso e apresenta um padrão com textura exclusivo. Os botões de punho em madeira ou os botões de punho com o rosto em madeira são uma forma fantástica de conferir uma vibe de madeireiro a roupas semi-formais.

Eles também são uma ótima maneira de mostrar alguma personalidade e o seu estilo pessoal. Ao contrário dos materiais mais clássicos, a utilização de madeira nos botões de punho é bastante moderna. Corretamente combinada, ela confere um contraste visual deslumbrante, no entanto pode não ser adequada em situações mais formais.

Pele

A pele tem um encanto masculino e robusto e é uma ótima maneira de mostrar o seu estilo próprio.

Tal como a madeira, a pele nos botões de punho é mais moderna e é excelente para complementar de forma casual as suas roupas mais arrojadas, no entanto deve ter cuidado em combiná-los em conjuntos mais formais.

Madrepérola

Produzida a partir do revestimento da concha de moluscos lindamente iridescente, os botões de punho em madrepérola são um clássico antigo e digno de um gentleman.

Um gracioso par de botões de punho em madrepérola combinados com um fato elegante irá deixar uma impressão poderosa e intemporal. É o exemplo perfeito de botões de punho que devem ser passados de geração em geração.

Como colocar botões de punho

Para aqueles que não sabem, eis como os botões de punho devem ser colocados.

  1. Comece com o seu punho francês (ou punho duplo) completamente desdobrado e extra comprido.
  2. Dobre o punho francês sobre si mesmo.
  3. Coloque a barra dos botões de punho numa posição vertical e introduze-a nas casas das primeiras duas camadas de tecido.
  4. Continue a introduzir o botão de punho nas casas das restantes duas camadas de tecido. Num total de 4 camadas.
  5. Volte a colocar a barra numa posição horizontal.
  6. Orgulhe-se e aprecie. Está pronto.

Tipos de punhos

Para lhe facilitar a vida, as ilustrações seguintes irão mostrar-lhe todos os diferentes tipos de punhos existentes, literalmente. Ok, provavelmente não, mas só porque não conseguimos encontrar mais. Dê uma leitura rápida e saberá exatamente quais os punhos que podem ser usados com botões de punho e quais não podem.

Punhos de botão

Os punhos de botão são os punhos que se encontram com mais frequência em camisas normais, e apresentam geralmente entre 1 a 3 botões. Não é possível colocar botões de punho nos punhos de botão.

*Existem pelo menos 9 tipos de punhos de botão

  1. Punho reto de dois botões (pode ser encontrado com 1, 2 ou 3 botões)
  2. Punho chanfrado de dois botões (pode ser encontrado com 1, 2 ou 3 botões)
  3. Punho redondo de dois botões (pode ser encontrado com 1, 2 ou 3 botões)
  4. Punho continental (o mesmo design pode ser encontrado no punho francês, veja abaixo)
  5. Punho envelope
  6. Punho cónico
  7. Punho napolitano
  8. Punho de abas
  9. Punho italiano

Punhos franceses

Os punhos franceses são punhos que são duas vezes mais compridos que os punhos normais e são então dobrados sobre si mesmos. Eles nunca têm botões, pois são sempre fechados com botões de punho. Tradicionalmente, eles eram em renda e o clero e a realeza gostavam deles volumosos para serem bem vistos. Antigamente, os punhos franceses eram usados apenas nos casacos, mas hoje em dia os homens usam camisas de punhos franceses por livre iniciativa.

Devido ao nome, estamos em crer que estão de alguma forma relacionados com França, mas isso tem pouca importância. O importante aqui é: sempre que há a palavra francês no nome de um punho, significa que ele foi feito para ser usado com botões de punho.

Existem 4 tipos de punhos franceses

  1. Punho francês reto
  2. Punho francês chanfrado
  3. Punho francês redondo
  4. Punho francês continental

Os punhos especiais

Então, temos punhos de botão, punhos franceses e os que caem fora destas duas categorias.

O número 1 é um punho reto conversível. O que significa que pode usá-lo com ou sem botões de punho, conforme o que lhe aprouver mais.

O número 2 é o punho de botão que se transformou num punho que pode usar com botões de punho, não é ideal, mas se quiser realmente usar botões de punho, pode ser uma boa opção. Embora achemos que irá precisar de um alfaiate para fazer o ajuste.

Existem 2 tipos de punhos especiais

  1. O punho conversível
  2. O "punho francês" artesanal

Combinar os botões de punho com o resto da fatiota

Deve ter em consideração a cor, o design e a formalidade ao combinar botões de punho com o resto do seu conjunto.

Como mencionado anteriormente, os botões de punho simples que têm apenas uma cor neutra, como o preto, o branco, o cinza, o bege ou o prateado, podem ser facilmente combinados com praticamente qualquer coisa, uma vez que essas cores ficam fora do círculo cromático.

Mas se lhe apetecer outra coisa diferente, vejamos algumas opções que poderá analisar.

Combinação segura

Se quiser jogar pelo seguro, certifique-se apenas que a cor dos seus botões de punho coincide com a cor de uma outra peça de roupa, ou de todo o conjunto - dependendo daquilo que está a usar. Então, se estiver a usar uma gravata, um blazer e umas calças azuis... aí sim, escolha um bom par de botões de punho azuis.

Combinar metais é sempre uma escolha judiciosa. Como na imagem acima, onde o anel, a pulseira, o relógio, os botões de punho e a mola de gravata são todos dourados.

Depois, há o design e o nível de formalidade. Só porque possui um par de botões de punho em diamante não significa que deve usá-los num churrasco. Na verdade, os botões de punho em diamante apenas devem ser usados nos eventos noturnos, nunca durante o dia. Provavelmente também não deve usar botões de punho em forma de caveira num casamento. Esforce-se por estar sempre bem, de acordo com a ocasião.

Combinação de constraste

Se se sente cada vez mais confiante na sua perícia em manipular botões de punho, usar o contraste é uma ótima maneira de adicionar algum arrojo ao seu visual. Aquele fato azul? Combine-o com um par de botões de punho vermelhos. Também pode brincar com tons mais escuros e mais claros, por exemplo, um blazer azul escuro pode ser combinado com botões de punho azuis claros.

Combinação divertida

Um fato preto imaculado combinado com botões de punho em forma de caveira pode ser uma combinação interessante, mas transmite um certo arrojo em que tudo o resto deve estar em conformidade. Basicamente, faça o que lhe apetecer. Enlouqueça. É o juíz último que avalia se funciona ou não, e enquanto estiver satisfeito e sentir-se bem e não estiver deliberadamente a tentar dar nas vistas, então tudo deverá estar bem.

Quais os botões de punho que deve usar com uma camisa branca?

O branco é uma cor neutra, está então à vontade para testar boões de punho de cores e padrões diferentes. Mas lembre-se de combinar os metais, use botões de punho prateados com um relógio da mesma cor.

Quais os botões de punho que deve usar com uma camisa azul?

Com uma camisa azul, sugerimos botões de punho prateados com tons de azul.

Quais os botões de punho que deve usar com uma camisa rosa?

Se for usar uma camisa rosa, opte por um par colorido (com vários tons de rosa) ou mantenha-se simples com botões de punho cor-de-rosa.

Quais os botões de punho que deve usar com uma camisa preta?

Quase todos os botões de punho combinam lindamente com uma camisa preta, mas o estilo será garantido com uns botões de punho dourados ou com detalhes dourados.

Quais os botões de punho que deve usar com uma camisa estampada?

Depende da cor do estampado.

Se quiser jogar pelo seguro, sugerimos uns botões de punho prateados subtis uma vez que o prateado combina lindamente com a maioria das cores e estampados. Como sempre, certifique-se que combinem que os outros metais do seu visual.

Quais os botões de punho que deve usar com acessórios dourados?

Combinar metais é uma ótima maneira de manter um look sóbrio e organizado.

Opte por botões de punho dourados ou prateados que combinem com qualquer uma das camisas acima e que não choquem com o seu alfinete de lapela.

Como comprar botões de punho para oferecer?

Os botões de punho são presentes excelentes. Podem não ser perfeitos para todas as pessoas da sua lista, o homem bem-vestido irá apreciar o seu esforço em encontrar o par certo.

A primeira coisa a considerar quando se compra botões de punho para oferecer é o relógio. Se o relógio que costuma usar é dourado, então deverá comprar um par de botões de punho dourado. O emsol acontece se falarmos de um relógo prateado.

Combinar a cor com o relógio é a forma mais fácil de saber qual o par de botões de punho certo e que irá certamente usar. A partir daqui, pode optar por um par mais vistoso ou subtil - desde aos temas natalícios ao martelo de thor.

E se pretender tornar o seu presente especial, adicione-lhe uma gravação personalizada. Clique aqui para mais inspiração e idéias de gravação.

Quando usar o quê?

Pode parecer que os botões de punho têm apenas uma pequena parte de responsabilidade no estilo de um conjunto. Mas num conjunto onde tudo está combinado ao pormenor e perfeitamente alinhado, eles têm um papel importante no estilo de todo um conjunto.

No trabalho

Não há apenas uma maneira de colocar pão na mesa. Desde uma startup descontraída a salas de reuniões corporativas onde a qualidade do seu vestuário pode fazer a diferença entre impôr respeito, fechar um contrato e não ser levado a sério, o que veste diz muito sobre si.

Se é o chefão, pode usar o que quiser. Mas não há nada como um par de botões de punho clássico em prata, ouro, madrepérola ou com pedras preciosas para que todos saibam quem é que manda.

Se não está no topo da pirâmide, deixe os botões de punho para as ocasiões especiais, como as reuniões com clientes, as conferências e outros eventos corporativos importantes. Conheça o seu lugar: não use botões de punhos com safiras embutidas e não entre numa guerra de estilo com o seu chefe.

Se tem uma posição mais criativa, os botões de punho são uma ótima maneira de expressar a sua personalidade. Desde uma peça de Lego, uma imagem relativa ao Star Wars a uma carta de jogar, se não encontrou algo que realmente o defina, então é porque não procurou o suficiente.

Se trabalha numa empresa mais casual, os botões de punho nó de seda elegantes ou designs simples e pouco elaborados são o suficiente.

Em eventos formais

Se vai a um casamento, uma gala, uma recepção, uma festa ou um baile, deve procurar estar no seu melhor e os botões de punho são uma excelente maneira de colocar esse toque elegante, gracioso e refinado no seu vestuário. E a menos que o evento solicite especificamente um conjunto mais divertido, evite designs como pistolas e pin-ups nos seus botões de punho ou estilos demasiado casuais, como botões de punho nó de seda.

Invista nos clássicos: prata, ouro, esmalte de bom gosto, madrepérola, pedras, etc.

Em situações casuais

Convívios e festas são ótimos lugares para mostrar o seu estilo único. São os lugares ideais para usar os botões de punho em forma de caveira, os botões de punho náuticos ou botões de punho em madeira, pele e modelos mais originais.

Os botões de punho certos podem ser um ótimo motivo para se iniciar uma conversa. Divirta-se!

Limpar os seus botões de punho

Para que os seus botões de punho durem uma vida inteira, deve limpá-los e armazená-los adequadamente. A maneira mais fácil de limpá-los é solicitar os serviços profissionais de um joalheiro qualificado. Se preferir limpá-los sozinho, tudo que precisa para limpar peças em metal sem pedras é de água, um detergente suave, uma escova de dentes macia e um pano em algodão para secar.

Usar um pano de polimento de jóias macio também é uma forma económica e eficaz de remover pequenas manchas. Se os botões de punho tiverem pedras preciosas, mantenha a humidade no mínimo e não use abrasivos para evitar riscos indesejados. Os cotonetes de algodão embebidos em peróxido de hidrogénio tornarão a jóia mais brilhante. Os acessórios em madeira e em pele não devem ser molhados. Na verdade, para evitar o bolor, a pele não deve estar em ambientes húmidos.

Como guardar os seus botões de punho

Depois de limpar os seus botões de punho, deve pensar numa forma adequada de armazená-los. O local de armazenamento ideal é numa caixa para botões de punho, onde ficarão longe do calor e da luz solar direta. Também ajuda a prevenir o desenvolvimento de ferrugem e de manchas que ocorre em reação ao oxigénio. Idealmente, mantenha cada par num compartimento separado e almofadado para que não fique riscado por outras peças de joalharia.

Não guarde os botões de punho em áreas húmidas ou em sacos de plástico pois os seus compostos podem manchá-los mais rapidamente. Cuidar dos seus acessórios fará toda a diferença e alguns deles serão uma herança maravilhosa para passar para as próximas gerações. Pretende que os seus filhos e os seus netos tenham a sua elegância, certo?

Mais um pouco de história sobre os botões de punho

As camisas são usadas há mais de 7000 anos, praticamente desde que o tecido foi inventado. Mas só recentemente - relativamente falando - é que a camisa tornou-se num acessório para além de uma peça de roupa.

Porque começámos a usar camisas?

Antigamente, as camisas eram uma peça de roupa intíma que servia de barreira entre a pele e as roupas exteriores mais pesadas, impedindo-as de se sujarem.

Naquela época, mostrar os punhos era tão mau quanto andar com a braguilha aberta.

E depois?

Por volta do ano 1500, os homens começaram a unir os punhos, enfiando cordões estreitos ou fitas em buracos situados nos punhos.

Mas foi apenas no início do século 18 que alguns cavalheiros mais elegantes e distintos começaram a usar botões ligados por uma corrente para fechar os punhos. Muitas vezes, esses botões de punho corrente representavam retratos em miniatura de figuras famosas ou entes queridos.

Os punhos da camisa começaram a ficar mais rijos e firmes quando o amido foi descoberto a meio do século XIX. Tornou-se assim difícil introduzir botões nos furos dos punhos e tornou-se necessário encontrar uma solução diferente.

Colocar o botão de punho

O botão de punho resolveu perfeitamente o problema dos punhos rígidos, e quando a Revolução Industrial surgiu, a popularidade deles explodiu* e todos, desde a classe média à elite, começaram a ostentar botões de punho de diversas formas e materiais.

Hoje em dia, os botões de punho são amplamente utilizados, e nós, homens, tendemos a levá-los muito a sério - ou a brincar - como forma de mostrar a nossa personalidade e de distinguir-nos dos nossos pares.

*Á parte de uma breve queda de popularidade algures na história, a camisa normal com botões surgiu na década de 1920.

Perguntas & Respostas

Para que servem os botões de punho?

Os botões de punho são usados para prender ou fechar os punhos nas camisas com punhos franceses. Estas são camisas formais que não dispõem de botões. Os botões de punho complementam o seu caráter formal.

Como escolher botões de punho?

Antes de escolher botões de punho, deve pensar em que ocasião irá usá-los. Se será num casamento ou algum outro evento formal, quererá parecer especialmente elegante e refinado. A prata, o ouro, a madrepérola, as pedras elegantes ou os designs em esmalte podem ser a solução.

Se é o seu primeiro par de botões de punho, recomendamos um modelo de botões de punho clássico em prata. É uma aposta segura.

Se pretende aumentar a sua coleção, pode escolher o que quiser, dependendo se procura uma aparência formal ou casual.

Em que local do punho devo colocar o botão de punho?

Primeiro, verifique se está a usar a camisa certa - uma camisa de punho francês. A camisa deve ter orifícios especiais (chamadas casas) para botões de punho e não botões normais.

Depois de dobrar a extremidade da sua manga de forma a que os punhos fiquem dobrados, junte-os, certificando-se de que as casas estão alinhadas. Em seguida, insira a extremidade inferior do botão de punho através das quatro casas antes de fechá-lo.

A maneira como os botões de punho são fechados depende do tipo de fecho. Consulte acima a secção respetiva para obter informações detalhadas acerca de cda tipo de botão de punho.

Como usar botões de punho e botões decorativos num smoking?

Para o botões de punho, consulte a secção acima "Em que local do punho se deve introduzir o botão de punho?".

Se quiser usar botões decorativos na sua camisa de smoking, introduza primeiro o lado decorativo do botão na casa de trás e depois na da frente. Ignore os botões normais da camisa - não é necessário usá-los com botões decorativos.

Qual a camisa certa para usar botões de punho?

Os botões de punho são tradicionalmente usados com camisas de punho francês.

Dito isto, qualquer camisa que tenha casas para botões de punho em vez de botões, ou que tenha casas e botões, pode utilisar botões de punho.

É conveniente usar botões de punho numa entrevista de emprego?

A resposta é...depende.

Para que posição na empresa está a ser entrevistado? Qual é a empresa? É uma stratup descontráida ou uma empresa convencional?

Se quiser dar uma imagem de uma pessoa elegante, com classe e poder, coloque um par de botões de punho e deixe a sua roupa brilhar. Nesse caso, recomendamos que opte por botões de punho tradicionais e clássicos em ouro, prata (ou qualquer outro metal prateado e neutro), madrepérola, pedras de qualidade, etc.

Se se está a candidatar a uma posição mais criativa, os botões de punho são uma ótima maneira de mostrar a sua individualidade.

No entanto, alguns entrevistadores podem considerar que usar botões de punho é pretensioso, por isso pense bem e tente obter o máximo de informações possível sobre a empresa e qual a posição a ocupar para poder tomar uma decisão acertada.

Os botões de punho devem combinar com algum outro acessório?

Na verdade, não existe uma regra, mas existem algumas diretivas que podem ajudá-lo a encontrar combinações mais adequadas. Isto é, as combinações mais seguras.

Cores fora do círculo cromático como o branco, o cinza, o preto, o prateado, são sempre mais fáceis de combinar.

Se estiver a usar outros metais para além dos seus botões de punho, certifique-se de que estes combinem, por exemplo, um relógio e uma mola de gravata dourada podem combinar com os seus botões de punho dourados.