Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

O barbear húmido – Tudo o que precisa de saber!

Nenhum homem merece ficar com a pele irritada por causa do barbear. Consiga o barbear mais rente possível sem irritar a sua pele neste manual completo sobre o barbear húmido. Saiba tudo, desde quais os produtos que recomendamos ao melhor barbear passo-a-passo.

Aprender a fazer a barbar é algo que todos os homens têm de lidar assim que chegam à puberdade. Para além de uma voz mais grossa, de nascerem pelos no peito e do interesse súbito na colega de turma, livrar-se da penugem é o primeiro passo em direção à virilidade.

Isto é uma armadilha!

É algo que deve ser feito quase todos os dias e não existe consenso sobre quais os melhores utensílios, métodos ou direções - no sentido do pelo ou no sentido contrário?

Talvez a melhor decisão seria deixar a penugem... mas fazemos a barba porque é o que se deve fazer. E agora estamos aqui a discutir como obter um barbear perfeito.

As boas notícias, é que existe, de facto, uma maneira certa de fazer a barba. As más notícias é que se a sua voz ainda não alterou ou se ainda não lhe nasceram pelos no peito... não o podemos ajudar nesse sentido.

Só tem um rosto e está preso a ele para sempre. Cuide bem do seu rosto e barbeie-se adequadamente e o seu rosto agradecer-lhe-à. Tendo isso em mente, elaborámos este manual completo. Aprenderá truques, dicas e os pequenos segredos dos profissionais.

1 O barbear húmido – tudo o que precisa de saber!1.1 Barbear húmido vs. barbear seco1.2 Utensílios do barbear – um guia dos básicos1.3 A importância da espuma1.4 Qual é o sentido do pelo e porque é tão importante?1.5 Como barbear-se com uma máquina de barbear tradicional1.6 Perguntou - nós respondemos

Barbear húmido Vs. Barbear seco

Todas as manhãs, temos de lidar com duas das mais importantes decisões do dia - será que uma chávena de café é suficiente, e, o barbear húmido ou o barbear seco, por qual dos dois optar?

O que é o barbear húmido?

O barbear húmido é o tipo de barbear que utiliza água e algum tipo de sabonete ou creme para criar uma camada.

Prós do barbear húmido

  • Um barbear rente
  • Exfoliação – O processo de raspar uma lâmina em metal pelo seu rosto remove ás células mortas da pele do rosto.
  • Mais barato a longo prazo

O que é o barbear seco?

O barbear seco é o barbear que não utiliza água (como é óbvio) e utiliza uma máquina de barbear elétrica para cortar o pelo.

Prós do barbear seco

  • Mais adequado ás peles sensíveis pois não removem uma camada de pele
  • O risco de ficar com pelos encravados é menor, mas há uma maior probabilidade de ficar com a pele vermelha e irritada.

Enquanto que o barbear seco é mais rápido e fácil do que o barbear húmido, este não é o nosso método preferido.

Pode achar que somos antiguados, mas há algo no ritual do barbear húmido que nos estimula a levantarmo-nos todas as manhãs.... tal como aquela primeira chávena de café.

Utensílios do barbear – Um guia dos básicos

Pode aprender a fazer a barba da forma mais rente e perfeita do mundo mas não se livrará dos cortes e das irritações se não tiver o equipamento certo. O barbear é um jogo de destreza combinado com as ferramentas certas e o know-how para usá-las corretamente.

Navalhas de barbear

Quando ouve falar em navalhas de barbear, vem-lhe logo à mente o James Bond em "Skyfall" ou o insano Sweeney Todd com a sua navalha em punho pelas ruas de Londres?

O estilo old-school e o charme das navalhas de barbear não se comparam com o barbear rente que conseguem oferecer. Sim, é uma arte que tem de dominar, mas uma vez superada, ficará com uma pele muito suave e com uma peça que ficará tão bem na sua casa-de-banho quanto o seu rosto refletido no espelho.

Benefícios de usar uma navalha de barbear

  • Ecológicas – Um modelo que não usa lâminas descartáveis, não gera desperdícios. Os modelos que utilizam lâminas descartáveis não são nada comparado com os 2 milhões de máquinas de barbear descartáveis que são deitadas no lixo todos os anos nos EUA. Para não mencionar o desperdício com as embalagens. Menos desperdício, melhor para o ambiente. E terá um barbear muito mais perfeito. Todos ganham.
  • Barbear rente – As navalhas de barbear são as que conseguem obter o barbear mais rente do planeta. Não é por nada que são a escolha de eleição dos barbeiros profissionais e dos agentes 007.
  • Económicas – À semelhança da sua natureza ecológica, existe um investimento inicial... mas nada mais. As máquinas de barbear que utilizam lâminas descartáveis necessitam constantemente de lâminas novas e as máquinas de barbear elétricas precisam de pilhas ou de energia elétrica.
  • A experiência em geral – Parte do barbear suave e limpo que se obtém com uma navalha de barbear deve-se ao cuidado que se tem de ter para manipulá-la. É este processo detalhado que transforma um ato rotineiro e mundano num ritual prazeroso.

Quais os critérios a ter em conta na compra de uma navalha de barbear

  • Navalha "shave ready" – Certifique-se que a navalha é ‘shave ready’. Isto significa que a lâmina foi afiada em fábrica e que está pronta a usar.
  • Equilíbrio e peso – Escolha uma navalha que seja pesada para a sua mão. O equilíbrio ideal é quando o peso do cabo é igual ao peso da lâmina. Desconfie sempre se for demasiado leve ou demasiado pesada. O que pretende é ter uma navalha que possa controlar.
  • Largura da lâmina – A largura de uma lâmina é medida em termos de ⅛ de polegada. A largura de lâmina mais commum é de ⅝, enquanto que existem lâminas de ⅞. As lâminas mais largas são mais difíceis de manusear ao redor do nariz e dos olhos. Uma largura adequada para principiantes é ⅝.
  • Tipo de aço – A maioria das navalhas são fabricadas em aço inoxidável ou em aço de carbono.
  • As lâminas em aço inoxidável são as nossas preferidas pois são menos propensas a enferrujar e ficam afiadas durante mais tempo.
  • As lâminas em aço de carbono como não contêm crómio, níquel e molibdénio, podem facilmente enferrujar. São mais baratas do que o aço inoxidável e afiam-se mais facilmente. A lâmina em aço de carbono é mais afiada e fina.
  • Extremidade das lâminas – As lâminas podem ser vários tipos de extremidades. Existem as "Barbers Notch", as extremidades espanholas, as extremidades francesas e as extremidades "Spike". Falaremos das extremidades quadradas e redondas umas vez que são as mais utilizadas.
  • A extremidade redonda é a nossa preferida e a mais adequada para os principiantes. A ponta da lâmina tem uma borda curva e convexa sem estar muito afiada. Ela é mais segura do que a extremidade quadrada quando se muda repentinamente de sentido ou de ângulo durante o barbear.
  • Uma extremidade quadrada apresenta uma borda direita e é ideal para
    dar forma à barba e ás patilhas. O manuseamento desta maravilha cortante requer um elevado nível de precisão e de atenção - deve ser utilizada com cuidado e destreza.
  • Lâminas descartáveis – Muitas navalhas incluem
    lâminas descartáveis que não precisam de ser afiadas. Quando a lâmina fica romba, basta simplesmente substituí-la.
    A maioria das navalhas utiliza lâminas descartáveis de dois lados, partidas ao meio. Elas podem ser facilmente retiradas e substituídas na cabeça da navalha. As lâminas descartáveis são mais económicas e mais eficazes na obtenção de um barbear próximo da pele.

Equipamento de barbear adicional requerido para as navalhas

  • Assentador de navalha e pedra de amolar – O
    assentador de navalha a pedra de amolar são itens essenciais para o barbear com navalha.
  • O assentador é uma tira de pele (genuína) utilizada para afiar o rebordo da lâmina - a parte de trás é forrada a linho ou algodão.
  • Amolar é o processo que ajuda a retirar metal da lâmina com uma pedra de amolar. Uma lâmina de qualidade apenas será amolada uma vez por ano enquanto que terá de afiar uma navalha antes e depois do barbear e, algumas vezes, até mesmo durante o barbear se tiver uma barba densa e forte.
  • Pasta para o assentador – Para que afiar a navalha seja mais fácil, pode utilizar uma cera para a pele genuína ou uma
    pasta para o assentador. No entanto, isso não é obrigatório e muitos profissionais preferem não usá-las.

Máquinas de barbear tradicionais

As máquinas de barbear tradicionais são também chamadas de máquinas de barbear de segurança devido ao pente que protege a sua pele da lâmina. Existem em versão simples (SE) e com dois gumes (DE).

Estas lâminas não precisam de ser afiadas ou amoladas: utilizar este modelo de lâminas descartáveis irá poupar-lhe imenso tempo todas as manhãs.

Benefícios de usar uma máquina de barbear tradicional:

  • Económica – O investimento inicial é mais elevado do que comprar uma máquina de barbear descartável no supermercado, mas a longo prazo o benefício económico será maior porque as lâminas descartáveis são bastantes mais baratas.
  • Recomendadas para as peles sensíveis – Os anúncios publicitários querem fazer-nos acreditar que uma máquina de barbear com várias lâminas oferece um barbear para próximo e preciso. Isso não apenas é falso como estas máquinas dão origem a vermelhidões e irritações cutâneas. Como é que a acção de várias lâminas poderia ser benéfica para o rosto?
  • As máquinas de barbear tradicionais usam apenas uma lâmina que exerce uma pressão mais leve na pele do que estas máquinas de barbear mais modernas. Menos pressão significa menos stress para a sua pele.
  • Estética – Ok, isso é subjetivo, mas pensamos que uma máquina de barbear tradicional
    suspensa num suporte em aço inoxidável é um elemento decorativo que todas as casas de banho de um cavalheiro digno desse nome merecem.

Qual máquina de barbear comprar?

  • Lâmina simples ou lâmina de dois gumes – Atualmente, a maioria das máquinas de barbear usam lâminas DE (de dois gumes) porque as lâminas SE (simples, de um gume) são consideradas demasiado irritantes para a pele. Por outro lado, irá poupar dinheiro com máquinas de barbear DE porque os dois lados da lâmina podem ser utilizados.
  • Cabo – O cabo deve assentar confortavelmente na sua mão e ter um peso equilibrado. Um cabo mais pesado confere um maior controlo.
  • Cabeça – A cabeça da máquina de barbear encontra-se definida pela barra de segurança (o pente). Pode ter um pente aberto ou fechado.
  • Os pentes abertos são mais irritantes, pois a lâmina encontra-se mais próxima da pele. Os pentes fechados são geralmente mais fáceis de utilizar e protegem melhor contra os cortes.
  • As cabeças das máquinas de barbear tradicionais podem ter 1, 2 ou 3 peças. O número de peças que compõem a cabeça não tem influência na qualidade do barbear. As cabeças de uma peça são frequentemente chamadas de máquinas de barbear de borboleta aberta e permitem trocar a lâmina mais facilmente.
  • Barra direita ou inclinada – Uma máquina de barbear de dois gumes com barra direita normal dispõe de uma lâmina colocada num ângulo direito relativamente ao cabo. As barras inclinadas mantêm as lâminas inclinadas permitindo um barbear mais próximo da pele desde a primeira utilização. As máquinas de barbear inclinadas são mais irritantes, mas são mais adequadas para as peles sensíveis pois apenas requerem uma passagem.

Máquinas de barbear de lâminas descartáveis

Abra qualquer revista masculina e encontrará de certeza uma publicidade sobre máquinas de barbear de lâminas descartáveis. Tentam fazer crer que quantas mais lâminas tiver, mais a pele ficará suave. Mas este tipo de máquina de barbear foi criado para tornar o barbear mais prático e não para ser mais eficaz.

A principal vantagem das máquinas de barbear de lâminas descartáveis é a segurança. É improvável que se fira com gravidade (ao contrário das navalhas de barbear). Graças ás publicidades, existe a ideia que este é o método de barbear principal.

A lista de motivos para não investir numa máquina de barbear de lâminas descartáveis é longa. Embora a máquina em si (isto é, o cabo) seja relativamente barato, as lâminas de substituição não o são. Terá de comprar uma lâmina nova a cada 6 utilizações, mais ou menos... dependendo da quantidade de células mortas, pelos e espuma de barbear que ficar presa entre as lâminas.

Usar mais lâminas não é mais eficaz. Só precisa de ter uma lâmina boa, o que será menos irritante para a sua pele.

Se não está pronto para abrir mão do comodismo, certifique-se, pelo menos, que usa uma lâmina de qualidade.

Máquinas de barbear tradicionais vs. Máquinas de barbear de lâminas descartáveis

O nosso veredito sobre qual das máquinas de barbear é a mais eficaz é o seguinte: a máquina que escolher dependerá das suas preferências pessoais. Talvez não seja a resposta que estava à procura, mas é a resposta que temos.

Se cuidar de si é para si uma prioridade e tem tempo para fazer a barba de manhã, uma máquina de barbear tradicional é a escolha certa para si.

Se quer um barbear rápido e não é problema para si gastar muito dinheiro em lâminas de barbear, então deverá optar por uma máquina de barbear de lâminas descartáveis. Qualquer que seja a sua opção, certifique-se que a decisão é sua e não foi motivada por uma campanha de marketing qualquer.

As máquinas de barbear tradicionais foram concebidas para oferecerem um barbear o mais próximo da pele possível numa só passagem, enquanto que as máquinas de lâminas descartáveis precisam de várias passagens para conseguirem os mesmos resultados. Mais passagens leva a uma maior irritação, vermelhidão e ardor da pele.

Pincel de barbear

Um pincel de barbear é um pequeno pincel de mão usado para espalhar sabonete ou espuma de barbear no seu rosto antes do barbear. Um pincel é tipicamente composto por madeira, metal, chifre ou plástico e cerdas sintéticas ou naturais.

Este é um assunto que dá bastante mais pano para mangas do que o enunciado acima. Ter uma camada de espuma espessa e rica é primordial para um barbear eficaz.

Clique aqui e saiba mais sobre pincéis de barbear e porque é que o pelo de texugo é o melhor que pode comprar.

Cremes de barbear e sabonetes de barbear

O melhor pincel e a máquina de barbear perfeita não chegam para ter um barbear eficaz. Precisa do lubrificante certo para assegurar que a lâmina desliza sobre a sua pele sem a arrancar. E uma espuma ou sabonete de qualidade irá hidratar a sua pele para uma sensação de conforto após o barbear.

Os cremes de barbear são práticos e criam uma uma boa camada em segundos. Os sabonetes são sólidos e precisam de mais água e de mais trabalho com o pincel para criar espuma.

Os fatores mais importantes a considerar na compra de um creme ou de um sabonete é a consistência e a densidade da camada final. Estas duas propriedades irão proteger a sua pele da lâmina (consistência) e fazer com que esta deslize mais facilmente (densidade).

A fragrância também é importante. Mime-se com a madeira de sândalo ou desperte suavemente com o mentol – e esqueça para sempre o cheiro das espumas de barbear em aerossol.

Taças de barbear

O propósito básico de uma taça de barbear é de ajudar a criar uma espuma cremosa e de manter a sua temperatura. A camada em si depende mais do pincel do que da taça.

Muitos sabonetes de barbear já vêm na sua própria taça. Como têm exatamente o tamanho da sabonete, a espuma transbordará. Investir numa taça mais funda, criada especificamente para criar uma boa espuma, é a melhor opção.

Óleo antes do barbear

Usar um produto para preparar a sua barba e pele antes de aplicar o creme de barbear é uma escolha pessoal. Se tem um pelo espesso, poderá ver benefícios em usar um tratamento antes do barbear. Existem muitos bons produtos no mercado, mas nós sugerimos usar um óleo de coco orgânico.

O óleo de coco compra-se facilmente e dá suavidade ao pelo e á pele preparando-a para o barbear. E é muito mais económica do que os produtos de farmácia.

Como usar: coloque uma pequena porção na palma da sua mão e deixe-a derreter antes de a aplicar na zona que vai barbear.

Aftershave

Embora o aftershave tenha uma ótima fragrância, este não é o seu único atributo. É uma boa opção se tiver acne ou se tiver tendência a ficar com a pele irritada após fazer a barba.

O aftershave é usado para eliminar dos poros as bactérias que foram deixadas pela lâmina e pela espuma. A maioria possui propriedades adstringentes que fecham os poros e deixam a pele fresca e revigorada.

Ingredientes a procurar:

  • Hamamélis
  • Aloé vera
  • Óleo essencial da árvore do chá

Ingredients a evitar:

  • Álcool – o álcool pode deixar a sua pele seca e irritada..

Coloque o aftershave após ter enxaguado bem a pele e eliminado quaisquer resíduos de espuma.

Estojo de higiene

Embora não seja necessário para ter um barbear eficaz, é algo que deve ter em conta. O seu estojo de higiene ou nécessaire tem de ser espaçoso o suficiente para acomodar todos os seus objetos de higiene e ser impermeável (caso esteja com pressa e os objetos não tenham tempo de secar).

A importância da espuma

Para ter o melhor barbear é primordial ter uma camada espessa. Dará amortecimento à lâmina permitindo-lhe deslizar na pele sem a puxar ou magoar, resultando em menos irritação e num barbear mais limpo.

Pode criar a espuma numa taça, na mão ou colocar diretamente no rosto.

Recomendamos usar uma taça e os passos descritos abaixo:

Sabonete de barbear: Como criar uma boa espuma em 7 passos

  1. Encha a taça com água quente.
  2. Mergulhe o pincel de barbear na água durante 1-2 minutos para amolecer as cerdas.
  3. Aperte bem as cerdas (e sacuda o pincel) para remover a maioria da água (mas não toda).
  4. Despeje a água da taça.
  5. Coloque algumas gotas de água quente em cima do sabonete para amolecê-lo. Pegue no pincel e desenhe círculos no sabonete com ele para começar a criar espuma.
  6. Adicione mais alguma água se necessário.
  7. Mexa vigorosamente o pincel (recoberto de sabonete) na taça para criar uma espuma rica, durante aproximadamente 30 segundos.

Creme de barbear: Como criar uma boa espuma em 7 passos

  1. Encha a taça com água quente.
  2. Mergulhe o pincel de barbear na água durante 1-2 minutos para amolecer as cerdas.
  3. Retire o pincel e sacuda suavemente. Não elimine toda a água do pincel.
  4. Despeje a água da taça e coloque no interior um pouco de creme do tamanho de uma noz.
  5. Trabalhe o creme com o pincel desenhando círculos rápidos para criar espuma. Isso pode levar alguns minutos.
  6. Adicione mais gotas de água se a espuma estiver muito seca.
  7. Estará pronta quando a espuma formar picos e não tiver bolhas.

Como criar espuma sem um pincel de barbear

  1. Molhe o rosto com água.
  2. Coloque creme de barbear na palma da mão.
  3. Esfregue o creme no rosto.
  4. Desfrute da espuma medíocre... e pense seriamente em comprar um pincel de barbear.

Os diferentes estados da espuma de barbear

Espuma ideal

  • Sem bolhas
  • Espalha-se bem pelo pincel
  • Os picos mantêm-se consistentes
  • Espalha-se facilmente no rosto
  • Mantém-se no lugar e não fica ressequida

A espuma ideal é aquela que todos os homens aspiram ter e tem uma consistência cremosa que facilita o deslizar da lâmina no rosto.

Espuma seca

  • Não se espalha facilmente no rosto
  • O barbear é desconfortável
  • A lâmina não fica bem limpa pois a espuma é muito pegajosa
  • Pode secar e escamar.

A espuma seca caracteriza-se por ser pegajosa e espessa. Isso pode acontecer se o pincel não tiver agua suficiente para criar espuma.

Espuma líquida

  • Não forma picos
  • Tem bolhas grandes
  • O risco de se cortar é maior
  • Aumenta a irritação da pele porque a espuma não é forte suficiente para amortecer e proteger a sua pele.

Este tipo de espuma ocorre frequentemente com os homens pouco experientes e é facilmente evitável com umas boas esfregadelas do pincel na taça.

Dicas que não deve esquecer para ter uma espuma perfeita

A presença de bolhas na espuma significa que tem demasiada água. Adicione mais um pouco de creme para equilibrar. Continue a bater o creme até ficar com a consistência certa, durante aproximadamente 1-2 minutos... mas não o faça demasiado cedo.

Se a sua espuma estiver demasiado espessa, adicione algumas gotas de água e continue a bater até ficar com a textura certa. Os picos são um sinal que a sua espuma está pronta.

Qual é o sentido do pelo e porque é tão importante?

A direção que o seu pelo tem ao crescer é muito importante

Deslize a mão pelo seu rosto para determinar para que lado cresce a sua barba. Se sentir aspereza, é porque está contra o sentido do pelo.

Crescimento dos pelos

A frase "Vá contra a corrente!" pode ficar bem numa qualquer t-shirt ou poster, mas não é um conselho a seguir no mundo do barbear.

Desliza a lâmina para cima ou para baixo? A maioria dos homens deslizam a lâmina no sentido contrário ao crescimento dos pelos e afirmam que obtêm um barbear mais suave... estamos totalmente de acordo. O resultado é uma pele mais suave, mas também corre um risco maior de ficar com a pele irritada.

Barbear-se no sentido contrário ao crescimento dos pelos corta o pelo por baixo e coloca a lâmina mesmo rente à pele. Uma vez o pelo cortado, este retrai-se e pode ficar encravado ao crescer.

Barbear-se no sentido do crescimento dos pelos coloca a lâmina primeiro em contacto com o pelo. Passará assim menos tempo com a lâmina em contacto com a pele. O que é sempre bom.

O mesmo nível de suavidade que alcança ao barbear contra o sentido do crescimento do pelo pode ser conseguido ao passar várias vezes a lâmina no sentido do crescimento do pelo. Se não o fizer, alguns pelos poderão escapar.

Não é perigoso barbear-se contra o sentido do pelo. E com a rotina de pré e de pós-barbear certa, pode nunca ficar com a pele irritada como os outros homens. Certifique-se que usa um pincel de barbear para esfoliar a sua pele e levantar os pelos enquanto espalha a espuma... e usa uma máquina de barbear tradicional em vez de lâminas descartáveis.

Como barbear-se com uma máquina de barbear tradicional

Não se deixe intimidar por uma máquina de barbear tradicional. Aprenda a dominar este utensílio e terá um barbear de qualidade inegalável.

  • Duche. Um duche quente abre os poros e suaviza a sua barba. Se não pode tomar um banho, molhe o rosto com água quente para preparar a sua pele e coloque uma toalha quente no rosto e pescoço durante alguns minutos. Evite a água demasiado quente pois esta irá retirar os óleos naturais da sua pele.
  • Molhe o seu pincel. Enquanto está a tomar banho e a preparar a sua pele, mergulhe o
    pincel em água quente mas não demasiado pois poderá expandir as cerdas e derreter a cola que segura as cerdas ao cabo.
  • Use óleo de pré-barbear. Algumas gotas de óleo de pré-barbear lubrifica e protege daquilo que vai acontecer a seguir. O óleo de coco é uma opção barata e não danifica a lâmina.
  • Massaje-o no rosto e enxague rapidamente. Certifique-se de não retirar o óleo todo.
  • Crie uma espuma e aplique-a. A espuma perfeita tem uma consistência cremosa e sem bolhas. Aplique-a no rosto e pescoço com um pincel de barbear. Cubra toda a zona a barbear em movimentos circulares rápidos mas suaves para levantar os pelos.
  • The Dashthis, o nosso barbeiro dinamarquês preferido, sugere "Dedique algum tempo ao pescoço. Como é muito frequente ficar com os pelos encravados nessa zona, dedique alguns minutos a exfoliar e preparar esta zona e terá um barbear perfeito. Normalmente, dedicamos 2-3 minutos ao pescoço. O tempo de preparação é vital para um barbear rente.”
  • Faça a barba! Antes de cada passagem da lâmina, use a mão livre para puxar suavemente a pele no sentido contrário. Isso é importante para alisar quaisquer rugas e endireitar mais o pelo. Tenha cuidado para não puxar demasiado e magoar-se.
    Puxar demasiado a pele enquanto faz a barba pode provocar pelos encravados.
  • Faças pequenas passagens com a lâmina (50 mm de cada vez aproximadamente) e faça pouca pressão. Será o peso da máquina de barbear que irá cortar o pelo. Demasiada pressão pode irritar, causar ardor ou magoar a pele. Deslize a lâmina num ângulo de 30 graus relativamente ao seu rosto. Uma máquina de barbear de lâminas descartáveis irá acompanhar o contorno da sua pele... mas uma máquina de barbear tradicional não.
  • Na primeira passagem da lâmina, acompanhe o sentido do crescimento do pelo. Se sentir a pele a repuxar, troque a lâmina. Use sempre uma lâmina afiada. Em média, uma lâmina de qualidade pode ser utilizada 4-6 vezes.
  • Demore o tempo necessário e evite fazer a barba sem espuma. Se demorar muito tempo e a espuma começar a secar, coloque mais espuma.
  • Enxague e repita. Enxague a lâmina com água quente a cada 5-6 passagens. Enxague o rosto após completar a primeira passagem. Parece-lhe limpa e suave? Se sim... ótimo! Se não, repita os passos acima (incluindo a espuma) e passe novamente a lâmina.
  • Poderá querer passar a lâmina contra o sentido do pelo na segunda passagem... isso apenas depende de si e da sua tolerância a este tipo de barbear.
  • O acabamento. Quando estiver satisfeito com o barbear, enxague o rosto com água fresca e bata levemente o rosto com uma toalha limpa (não a esfregue). Uma vez que o barbear pode remover os óleos naturais da pele, sugerimos usar um aftershave ou um
    creme hidratante para proteger o seu lindo rosto.
  • Não se esqueça de
    lavar o seu pincel, a sua lâmina e guardar todos os utensílios num local onde podem secar até ao próximo barbear.
    Se precisar de guardar a lâmina durante um longo período de tempo, coloque óleo para lâminas antes de a guardar para prevenir que a humidade do ar a enferruje. Se a sua lâmina enferrujar, não a use. Troque-a.

Como segurar numa máquina de barbear tradicional

Segurar na máquina de barbear perto da cabeça (a parte que corta) pode exercer demasiada pressão na lâmina e resultar em cortes ou irritação. Usar o ângulo certo permite que seja o peso da máquina de barbear a cortar o pelo e a deslizar suavemente no seu rosto.

Em regra geral, segure numa máquina de barbear de cabo curto com 3 dedos e use 4 dedos em cabos mais compridos. Deve segurar nas máquinas de cabo curto perto da extremidade.

O objetivo é de exercer pouca pressão quando passa a lâmina. Irá notar uma diferença enorme comparando com uma máquina de lâminas descartáveis. Lembre-se de deixar que seja a lâmina a cortar o pelo... e não a sua força bruta.

Perguntou - Nós respondemos

Como resolvo e previno os pelos encravados?

De acordo com a investigação publicada no International Journal of Cosmetic Science, existem várias técnicas para combater os pelos encravados e impedi-los de regressarem.

  • Lave o rosto antes de fazer a barba para amolecer e levantar os pelos que se encontram encravados.
  • Coloque uma camada de espuma generosa para que não tenha de exercer tanta força ao fazer a barba. A sua pele fica mais feliz quando não está sob stress e a lâmina desliza facilmente.
  • Faça passagens pequenas e curtas. Fazer a barba todos os dias tem demonstrado ter um efeito benéfico nos pelos encravados.
  • Use sempre creme hidratante depois de fazer a barba.

Se já tem pelos encravados, limpe o rosto com um bom esfoliante.

Outra técnica consiste em colocar uma toalha quente no rosto durante 5-7 minutos para abrir os poros e encorajar os pelos a saírem.

Como posso evitar ficar com a pele irritada? E como tratá-la?

Pode prevenir a irritação da pele preparando-a devidamente antes de fazer a barba e usando uma lâmina bem afiada e uma espuma rica e cremosa.

Se ficar com a pele irritada, aplique no rosto uma camada fina de óleo de coco. O óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas e é frequentemente utilizada para alivar a pele irritada e até mesmo as queimaduras.

Posso fazer a barba todos os dias?

Fazer a barba todos os dias não irá prejudicar a sua pele ou ser mais doloroso. Se fizer a barba convenientemente e hidratar a sua pele regularmente, a sua rotina diária de barbear poderá ser um momento de verdadeiro prazer.

Lembre-se de usar um óleo de pré-barbear, um pincel de qualidade, uma lâmina afiada e um aftershave hidratante.

Com que frequência deve um homem barbear-se?

Já lá vai o tempo em que fazer a barba apenas uma vez por semana era suficiente. Agora que já é um homem crescido, deve fazer a barba tão frequentemente quanto necessita. O seu emprego requer que tenha sempre a barba feita? A sua barba cresce como se fosse um lobisomem?

Se não quer fazer a barba todos os dias, encontre o equilíbrio entre ter um pequena penugem e parecer um eremita.

Fazer a barba torna o pelo mais grosso? A minha barba pode crescer mais rápido?

Quem não teve um miúdo na escola a dizer que a barba crescia mais rápido se se cortasse com frequência e suplicou o pai para ensiná-lo a fazer a barba?

A verdade é: fazer a barba não irá tornar o pelo mais grosso ou fazê-lo crescer mais depressa. Conforme vão crescendo, os pelos podem tornar-se mais escuros, mas não ficam mais espessos ou a barba mais cheia mais rapidamente.

É preferível barbear-me no duche ou no lavatório?

Sugerimos que faça a barba no lavatório após ter tomado um banho quente. Porquê? O espelho. E mais, é mais fácil de ter todos os utensílios que precisa à mão na bancada da casa de banho em vez de espalhados na cabine do chuveiro.

Fazer a barba no lavatório

  • A favor – Os utensílios lavam-se facilmente entre utilizações
  • Contra – Pode ser demorado se fizer a barba todos os dias
  • Contra – Se não a preparar devidamente, a sua pele pode ficar irritada.

Fazer a barba no duche

  • A favor – O vapor mantém a pele maleável
  • Contra – A espuma sai facilmente e é necessário colocar mais
  • Contra – Demasiada água pode fazer com que a lâmina escorregue, principalmente se a espuma tiver desaparecido devido a algum jato de água
  • Contra – Onde é que vai pôr as suas coisas?!

Como é faço a transição entre o barbear seco e o barbear húmido?

Bem-vindo! Passar do barbear seco para o barbear húmido não é fácil e a transição deve ser feita com calma.

É preciso cerca de 1 mês para se habituar a esta nova rotina. Se está a pensar mudar de tipo de barbear, tenha paciência e deixe a sua pele habituar-se antes de atirar com a toalha ao chão e desistir.

O que fazer para um corte deixar de sangrar?

Cortou-se ao fazer a barba. Parabéns, é humano! Assumindo que fez um pequeno corte e que não cortou a jugular, as técnicas seguintes podem vir a dar jeito.

Papel higiénico. Todos nós vimos isto: minúsculos pedaços de papel higiénico colados no rosto de um pobre viajante no comboio. Ele começou mal o dia, mas podemos todos aprender com ele.

Coloque um pedaço de papel higiénico no corte para secar a zona e estancar o sangramento. No final do barbear, enxague o rosto, coloque hidratante e então cole um pequeno pedaço de papel higiénico no corte.

Assim que secar (mais ou menos 5 minutos), pode retirar o papel e lavar com água qualquer vestígio de sangue que tenha ficado. A lição que pode tirar do pobre homem acima é esta: dedique o tempo necessário para barbear-se com segurança, mesmo que já esteja atrasado!

Cubos de gelo. Coloque um cubo de gelo no corte para contrair os vasos sanguíneos e o sangue coagular mais rapidamente.

Bálsamo para os lábios. Certifique-se que manipula um bálsamo limpo. Coloque um pouco no corte para selá-lo.

Pedra de alúmen. Uma pedra de sulfato de alumínio ajuda a coagular o sangue e a contrair os poros da sua pele. As propriedades antibacterianas garantem que o corte permanece limpo e longe de infeções.