Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

O pincel de barbear 101: Tudo o que precisa de saber sobre pincéis de barbear

Texugo, javali, cavalo e sintético.Com tantas escolhas que há no mercado hoje em dia, não há desculpa para não conseguir o barbear mais próximo possível. O nosso guia completo explica tudo, desde escolher o pincel de barbear certo até como usá-lo para obter os melhores resultados.

Já se perguntou qual é o objetivo de um pincel de barbear quando tem duas mãos para aplicar um creme de barbear no seu rosto? Bem, não está sozinho. O pincel de barbear certo em combinação com alguns acessórios de barbear igualmente excelentes (uma espuma rica) irá mudar a sua vida.

Talvez não a sua vida. Mas definitivamente irá mudar a sua experiência de barbear para melhor e refinar a sua aparência já elegante.

1 O pincel de barbear 101: tudo o que precisa de saber sobre pincéis de barbear1.1 O que é um pincel de barbear?1.2 Tudo o que deve saber sobre a anatomia do pincel de barbear1.3 Por que um pincel de barbear de boa qualidade é importante1.4 Diferentes tipos de pincéis de barbear1.5 Qual o melhor pincel com pelo de texugo?1.6 Cabos para pincéis de barbear1.7 Como saber se escolheu o pincel de barbear ideal1.8 Como usar o seu pincel de barbear1.9 Cuidados a ter com o seu pincel de barbear1.10 Perguntou – nós respondemos

O que é um pincel de barbear?

Um pincel de barbear é uma escova pequena usada para aplicar sabonete ou creme de barbear no rosto antes do barbear.O seu design é composto de um cabo, normalmente em metal, madeira, chifre ou sintético, e cerdas de materiais naturais ou sintéticos.

Os pincéis para barbear estão disponíveis numa variedade de formas, tamanhos e materiais e são uma parte essencial do kit de higiene de um homem.

Tudo o que deve saber sobre a anatomia do pincel de barbear

Irá deparar-se com termos específicos sobre pincéis e acessórios de barbear que nunca ouviu antes. Compreender o que significam é fundamental para saber o que é um pincel de barbear e como escolher o melhor.

  1. Cerdas
    O pelo ou fibra com o qual o pincel é feito. As cerdas podem vir de animais como javalis, cavalos ou texugos, ou podem ser feitas de materiais sintéticos. Cada tipo de cerdas tem prós e contras.
  2. Loft (comprimento)
    O Loft refere-se ao comprimento do pelo desde a coroa das cerdas ao topo do cabo. O Loft médio na maioria dos pincéis de barbear é de cerca de 55 mm.
  3. Altura
    A altura tem em conta o comprimento do cabo mais o comprimento do Loft para determinar a altura do pincel de barbear.
  4. Base
    A base está na ponta oposta à ponta das cerdas. Geralmente é quadrado para que possa ser colocado de pé numa base plana e permanecer na vertical. Outros podem ser arredondados para serem suspensos num suporte de barbear e facilmente armazenados virados para baixo.

  5. O nó é onde todos os pelos ou cerdas se encontram e estão colados dentro da base do cabo. Quanto mais apertado for o nó, mais firme será o pincel na sua pele e mais água irá reter.
  • Camada
    A camada é o fator mais importante para determinar a qualidade de um barbear. É o produto final depois de o creme ou sabonete de barbear ter sido batido para criar uma espuma rica. Esta camada, ou espuma, é então usada para revestir o rosto durante o barbear para fornecer proteção e lubrificação à navalha enquanto também hidrata a sua pele.
  • Esfoliação
    O poder esfoliante de um pincel é determinado pelo atrito entre a sua pele e as cerdas. Um pincel com grande poder de esfoliação tem geralmente um nó apertado e esfolia a sua pele mais eficazmente do que um pincel com um nó mais frouxo.
  • Retenção de água
    A retenção de água é importante pois permite criar uma espuma mais rica e abrangente. Se não houver água suficiente retida nas cerdas, nunca conseguirá criar e manter uma espuma adequada, tornando a aplicação do agente lubrificante um processo demorado e minucioso.
  • Espinha dorsal
    A espinha dorsal relaciona-se com a rigidez do nó de um pincel. Inversamente, a espinha dorsal aumenta à medida que a densidade dos pelos ou das fibras aumenta. Quanto mais espinha dorsal houver, mais firme será o seu pincel e mais esfoliação lhe proporcionará.
  • Taça de barbear
    A taça clássica é essencialmente uma taça própria concebida para acomodar o seu creme ou sabonete de barbear. Hoje em dia, as taças de barbear são usadas para criar a espuma.
  • Aquecedor para creme de barbear
    Este é fácil de descobrir para que serve.Um aquecedor para creme de barbear é um dispositivo que serve para aquecer o seu creme ou sabonete de barbear. Ao contrário de um barbear com água fria, um creme ou sabonete de barbear morno é ideal para abrir os poros, tornando o barbear mais fácil e mais próximo da pele.

Por que um pincel de barbear de boa qualidade é importante

Os pincéis de barbear de qualidade facilitam um barbear rápido e suave.Eles irão penetrar em todos os pelos e suavizá-los ao mesmo tempo. Se tem um pincel arredondado, as células mortas da pele também serão removidas e a sua pele ficará esfoliada — algo que os dedos não podem fazer sozinhos.

Um pincel de barbear de boa qualidade deve criar uma espuma rica, incorporando ar no seu creme ou sabonete de barbear. A espuma protege e lubrifica a pele, ficando pronta para um barbear suave. Quando feita corretamente, uma boa espuma permite que a sua navalha deslize perfeitamente na pele, reduzindo a irritação para um acabamento suave.

Sem o pincel de barbear certo, nunca conseguirá uma boa espuma, e sem uma boa espuma, a sensação será como barbear-se com um sapato molhado.

Diferentes tipos de pincéis de barbear

Percorrer a infinidade de tipos de pincéis de barbear disponíveis pode deixar a sua cabeça barbuda à roda. Compilámos os pincéis de barbear mais comuns e os seus benefícios. Assim que tenha compreendido quais os pontos fortes e fracos de um pincel, estará melhor capacitado para comprar um para adequar-se às suas preferências.

Pincel de barbear com pelo de javali

Os pincéis com cerdas de javali são mais fortes e fazem um bom trabalho a levantar o pelo na superfície da pele. Isto facilita a colocação de espuma por baixo de cada pelo para uma experiência de barbear ideal.

O pelo de javali é geralmente bom para iniciar-se se nunca comprou ou usou um pincel de barbear antes.

Prós

  • Irá suavizar com o tempo
  • Mais barato que o pelo de texugo
  • Eficaz a levantar os pelos faciais.

Contras

  • Pode ser desconfortavelmente rígido nas primeiras utilizações
  • Retém menos água do que o pelo de texugo.
  • As cerdas partem mais rápido que outros pincéis devido à natureza quebradiça do pelo de javali

Pincel de barbear com crina de cavalo

Os pincéis de barbear de crina de cavalo estão novamente na moda. E embora não retenham tanta água como alguns pincéis sintéticos ou em pelo de texugo, são mais do que adequados para uma experiência de barbear agradável.

Prós

  • Mais suave que o pelo de javali

Contras

  • Retém menos água que o pelo de texugo e alguns pincéis sintéticos
  • O cheiro pode não ser agradável nas primeiras utilizações (um champô para animais de estimação pode ajudar a remover o cheiro desagradável).
  • A crina de cavalo exige mais cuidados do que o pelo de texugo, ou seja, o pincel tem de ser devidamente limpo e armazenado quando não está a ser utilizado para evitar a perda prematura das cerdas.

Pincel de barbear com fibras sintéticas

Os pincéis sintéticos de qualidade média a baixa são frequentemente apontados como sendo demasiado rígidos ou frouxos. A parte boa é que a qualidade dos sintéticos está a melhorar à medida que a tecnologia também melhora, ou seja, em breve podemos ver pincéis de pelo sintético que podem competir com os mais conceituados pincéis de pelo de texugo.

Prós

  • Ideal para os vegan ou alérgicos aos pelos de animais.
  • Há uma gama enorme de pincéis sintéticos, desde opções mais baratas a aquelas que se parecem com o pelo de texugo.
  • Sabe-se que os pincéis de fibras sintéticas duram bastante tempo antes de se desfazerem.

Contras

  • As cerdas podem fixar ásperas na pele após várias utilizações
  • Os pincéis mais baratos retêm muito pouca água criando assim pouca espuma
  • Os pincéis sintéticos topo de gama ainda são considerados inferiores aos pincéis de texugo Silvertip

Pincel de barbear com pelo de texugo

Os pincéis de barbear em pelo de texugo são os melhores pincéis que pode comprar. Macio e durável, o pelo de texugo é considerado pelos barbeiros do mundo inteiro como o "crème de la crème" no que toca ao desempenho e aparência.

Os pincéis em pelo de texugo podem durar anos se foram devidamente cuidados.

Prós

  • Disponíveis nas gamas Pure, Best, Fine ou Silvertip, sendo este último o topo de gama.
  • Absorve água melhor do que qualquer outro tipo de pelo animal ou fibra sintética.
  • Menos áspero na pele
  • O pelo de texugo é incrivelmente fino, ou seja, cada pincel tem uma alta densidade de cerdas que contribuem para uma espuma mais rica.

Contras

  • Pode ser difícil encontrar um pincel com pelo de texugo verdadeiro com tantas imitações baratas a inundar o mercado.
  • Os pincéis em pelo de texugo têm a reputação de serem caros, o que significa que provavelmente não são adequados aos utilizadores inexperientes.

Qual o melhor pincel com pelo de texugo?

Pelo de texugo Pure

Os pincéis de texugo Pure são mais facilmente disponíveis e os menos dispendiosos de todos os tipos de pincéis com pelos de texugo. O pelo para estes pincéis é feito do pelo que cobre aproximadamente 60% do corpo do texugo. Isto inclui o pescoço, ombros, nádegas, abdómen, etc.

Um dos benefícios de usar um pincel com pelos de texugo Pure é a sua capacidade de esfoliar a pele, graças em parte à rigidez do pelo que é utilizado.

  • As cores variam do castanho escuro ao preto.
  • Os pelos são retirados do pescoço, ombros, abdómen e nádegas.
  • São normalmente vistos como um pincel para inciuar-se a esta técnica de barbear.

Pelo de texugo Best

Os melhores pincéis de pelo de texugo estão um pouco acima do pelo Pure. O pelo para este tipo de pincelre é tirado da barriga do texugo, onde os pelos são mais compridos, mais maleáveis e finos. Isto significa que os melhores pincéis de pelo de texugo retêm a água mais eficazmente que o pelo Pure, o que, por sua vez, torna mais fácil criar uma espuma rica.

  • As cores variam do castanho claro ao cinzento.
  • Os pelos são extraídos da barriga e de outras grandes áreas do corpo do texugo.
  • É considerada uma ótima opção no que concerne ao desempenho versus custo.

Pelo de texugo Fine

O pelo de texugo Super deriva da região dorsal (a parte de trás) do texugo e é muito mais rijo do que o Pure ou Best. É mais suave que o pelo de texugo Best mas não tão almofadado (ou caro) como o Silvertip. O pelo de texugo Super é muitas vezes confundido com o pelo de texugo Silvertip visto que as diferenças entre os dois são mínimas.

O único senão dos pincéis de pelo de texugo Super é a manutenção necessária para manter os seus pelos delicados em perfeito estado. Estes requerem mais cuidados do que os outros para que o seu investimento seja duradouro.

  • Os pelos são retirados dos lados superiores do texugo.
  • O espectro de cores vai de um branco manchado a um centro cinzento claro terminando em pontas brancas.
  • É Caro, raro e quase indistinguível no que diz respeito ao desempenho, quando comparado com pincéis de pelos de texugo Silvertip.

Pelo de texugo Silvertip

Encontrados na zona do pescoço de texugos, os pelos Silvertip (prateados) são usados para criar os pincéis mais luxuosos do mundo — os pincéis de barbear com pelos de texugo Silvertip. A sua reputação de serem o melhor dos melhores deve-se ao facto de os pincéis Silvertip fornecerem o tipo de barbear mais macio e retêm mais água que os pincéis finos. O preço deles deve-se ao facto de que um pincel Silvertip durará anos se for bem cuidado.

Barbear-se com um pincel Silvertip é uma verdadeira experiência. Mais do que uma massagem para o seu rosto, um pincel Silvertip irá facilitar a aplicação suave mas penetrante da espuma que é espalhada delicadamente pelo rosto. Podemos dizer com toda a confiança que, assim que experimentar um pincel com pelo de texugo Silvertip, não quererá outra coisa.

  • Considera-se que estes pincéis de barbear estão no topo da escala quanto à qualidade.
  • Os pelos num pincel com pelos de texugo Silvertip são extraídos do pescoço ou da zona cervical do animal.
  • As cores deste pincel contemplam uma base branco-creme com uma banda preta e pontas prateadas, daí o nome.

Cabos para pincéis de barbear

Um cabo de pincel de barbear deve caber confortavelmente na sua mão e permitir uma aderência adequada durante o processo de espuma e aplicação. Mas sejamos honestos, quem não quer um cabo de pincel de barbear em madeira polida ou em osso de bisonte? Ou, que tal um cabo cromado, em latão, níquel, alumínio ou em materiais sintéticos?

O peso e o formato são chave quando procura o pincel de barbear perfeito. Se for demasiado pesado poderá parecer uma maçaneta de porta. Se for demasiado leve, não sentirá aderência. Por fim, quererá algo que lhe dê a quantidade máxima de controlo para levantar os pelos do seu rosto e pescoço.

A melhor maneira de perceber se um pincel de barbear é o melhor para si é simplesmente agarrá-lo. Qualquer que seja a sua decisão, notará que um pincel de barbear tem tudo a ver com as suas cerdas.

Como saber se escolheu o pincel de barbear ideal

Como saber se é um bom pincel de barbear se nunca usou nenhum? Ao experimentar um pincel de barbear pela primeira vez, é importante considerar os seguintes fatores.

Tem uma boa flexibilidade? É importante perceber o grau de rigidez atribuída ao nó do pincel de barbear. O nó no cabo de um pincel de barbear tem a ver com a rigidez e como irá comportar-se ao bater e misturar para criar espuma.Um pincel de qualidade mais baixa tem normalmente um nó e pelos mais rígidos, enquanto que os pinceis de melhor qualidade têm um nó suave e pelos mais maleáveis.

O pincel perde pelos a cada utilização? Se optou por um pincel de barbear de qualidade inferior com cerdas de javali ou com cerdas sintéticas e, após um mês de uso, encontrar algumas cerdas no rosto ou no lavatório, não se assuste!É de esperar que algumas cerdas caiam ao longo do tempo. No entanto, num pincel de barbear de melhor qualidade com cerdas de cavalo, sintéticas ou de texugo, as cerdas devem permanecer maleáveis e manter a sua forma durante anos.

Os pincéis foram produzidos eticamente? Outro ponto a ter em conta é se o pincel de barbear em questão foi produzida eticamente.Embora isso não tenha sido uma preocupação para os nossos pais e avós, hoje em dia não há desculpa que justifique a produção de pincéis de barbear que não sejam fabricados de forma ecologicamente responsável.

É confortável na sua mão? Tem aquele peso revelador de um pincel de boa qualidade? Ou o cabo parece barato e as cerdas picam a sua pele?Por vezes, a única maneira de saber se escolheu o pincel de barbear certo é experimentando-o.

O pincel oferece um barbear limpo, próximo da pele e confortável? Consegue sentir a diferença entre simplesmente aplicar a espuma com o pincel ou com as mãos?Esta última técnica pode colar os pelos no seu rosto, enquanto um pincel de barbear levanta o pelo para um corte mais eficiente ao mesmo tempo que esfolia a sua pele. Deve reter a humidade e cobrir facilmente e de forma abrangente toda a área que pretende barbear.

Como usar o seu pincel de barbear

Está na hora de acordar o Karaté Kid que há em si, mas desta vez, não será "pôr cera, tirar cera", mas sim "pôr mais espuma, menos espuma". Antes de pôr os seus utensílios de barbear a funcionar, recomendamos colocar uma toalha quente no seu rosto para abrir os poros. Por outro lado, pode barbear-se logo após o duche, o que geralmente é muito mais fácil, pois o vapor quente relaxa naturalmente a sua pele.

Pegue no seu pincel e taça de barbear e espreite abaixo o nosso guia passo a passo sobre como usar um pincel de barbear para o melhor barbear húmido.

Prepare uma taça pouco profunda com sabonete ou creme de barbear.Irá utilizá-lo em conjunto com o seu pincel para criar espuma.

  1. Pegue no pincel pela alça e molha-o com água morna e depois abane suavemente qualquer excesso. Também pode mergulhá-lo numa taça com água morna. Use água morna — não quente.
  2. Mergulhe levemente o pincel na taça de sabonete ou creme de barbear e chicote para uma espuma rica e untuosa.
  3. Verifique se a espuma tem a consistência que procura. Uma boa espuma é a chave para um barbear próximo da pele.
  4. Coloque o pincel no rosto e mova-o lentamente com um movimento circular até cobrir todas as áreas da sua barba.
  5. Depois do barbear, enxague o pincel com água morna para remover qualquer vestígio de sabonete ou creme.
  6. Aperte e abane suavemente o excesso de água antes de guardar o seu pincel (com as cerdas para baixo) num suporte.

Cuidados a ter com o seu pincel de barbear

  1. Após o barbear, enxague o pincel com água morna (nunca a ferver) para garantir que toda a espuma foi removida.
  2. Coloque o pincel num suporte próprio de modo a que as cerdas fiquem viradas para baixo. Isto afasta a humidade da base e promove a secagem.
  3. Certifique-se de que o seu suporte de barbear está numa zona seca e não num armário ou numa bolsa para prevenir a criação de bolor.
  4. Enxague a taça de barbear e certifique-se de que toda a espuma residual foi eliminada.
  5. Nunca puxe as cerdas ou seque o seu pincel de barbear com um secador ou à frente de um aquecedor.
  6. Deixe o seu pincel de barbear na bancada para arejá-lo

Dê ao seu pincel de barbear uma "limpeza de primavera"

Independentemente do cuidado que emprega a limpar, secar e guardar o seu pincel, ainda há uma boa probabilidade de ele começar a perder cerdas depois de alguns meses de uso diário. Em vez de descartar um pincel que considere estar danificado e comprar um novo, existem alguns tratamentos que podem ajudar a restabelecer a sua antiga glória.

Champô Basta adicionar um pouco de champô suave (ou champô para animais de estimação) na taça onde normalmente cria a espuma, e use o pincel depois de o ter enxaguado em água morna para chicotear o champô até que não crie mais espuma.

Depois disso, massaje o champô nas cerdas com a sua mão, com muito cuidado para não puxar as cerdas. Enxague com água fria, certificando-se de que todos os resíduos foram removidos, em seguida, adicione mais champô ao seu pincel e repita o processo, certificando-se de bem enxaguá-lo uma vez terminado.

Agite suavemente o pincel e passe um pente com cuidado para completar a limpeza e alisar qualquer pelo danificado. O amaciador pode ser adicionado como uma etapa adicional no processo.

Perguntou – Nós respondemos

Porque devo usar um pincel de barbear?

Usar um pincel de barbear é a maneira mais eficiente e eficaz de levantar os pelos da pele e de aplicar um creme ou sabonete de barbear em todas as zonas que pretende barbear.

Eles não só garantem um barbear mais suave; eles esfoliam, hidratam e lubrificam a sua pele, além de precisarem de menos creme ou sabonete do que usaria com as suas mãos.

Como sei se o meu pincel de barbear é ideal para mim?

A melhor maneira de saber se um pincel de barbear é o certo para si é rever o seu desempenho um mês após a sua primeira utilização. Nessa altura as cerdas terão suavizado, mas devem manter a sua forma quando o pincel estiver na vertical numa superfície plana.

O pincel deve ser suave e confortável na sua pele e deixar o rosto liso e sem irritações.

Quanto tempo dura normalmente um pincel de barbear?

Os pincéis de barbear mais baratos, por exemplo (cerdas em crina de cavalo, cerdas sintéticas de pouca qualidade e cerdas de javali) duram de alguns meses a poucos anos se forem limpos, deixados a secar e guardados corretamente. Os pincéis com cerdas de texugo ou cerdas sintéticas premium que tiverem tido um tratamento semelhante durarão de 3 a 10 anos ou até mais.

Cuidar do seu pincel é a chave que determina durante quanto tempo se servirá dele. Criar e espalhar a espuma sem fazer muita força pode ajudar a prolongar a sua vida útil, assim como pode lavá-lo com champô suave sempre que necessário.

O meu pincel está a perder cerdas — é normal?

Se o seu pincel está a perder cerdas a um ritmo alarmante ou precisa de colocar muita espuma ou passar várias vezes a lâmina para passar debaixo de cada pelo, tente trocar por um pincel de pelo diferente.

Uma ligeira queda de pelos durante as duas primeiras semanas de uso não é nada de alarmante mas se caírem pedaços inteiros de pelo, aí sim tem um problema. Lembre-se que cuidar do seu pincel é essencial para garantir que não perde uma grande quantidade de cerdas. Nunca o torça ou lave com muito vigor e deixe-o sempre secar depois de enxaguar. Se há pelos compridos a sair com cola presa na extremidade, isso é um sinal claro de que o seu pincel não está muito longe da reforma.

Devo usar um pincel de barbear com espuma ou sabonete?

Quer deva ou não usar um pincel de barbear com espuma ou sabonete depende da sua preferência pessoal. Sugerimos experimentar ambos para ver como a sua pele reage. Mais importante é a capacidade da espuma ou do sabonete em questão criarem uma espuma rica e untuosa. Se, depois de várias tentativas, não consegue produzir uma espuma suficientemente espessa, pondere experimentar a alternativa.

Como posso tirar o melhor partido do meu pincel de barbear?

Para garantir uma vida longa ao seu pincel, deverá limpá-lo, secá-lo e armazená-lo corretamente.

Certifique-se de que apenas usa água morna (não a ferver) após o barbear para limpá-lo e que depois o coloca num suporte — com as cerdas para baixo — e o deixe secar. Nunca o guarde em zonas húmidas, por exemplo, numa bolsa ou num armário da casa de banho.

Qual é o melhor tipo de pincel de barbear para o homem moderno com estilo?

O melhor pincel de barbear para o homem moderno com estilo depende de uma coisa... O quão elegante é! Se procura o topo de gama, o melhor pincel de barbear é, sem dúvida, um pincel em pelo de texugo Silvertip. Se quiser um pincel com a melhor relação qualidade-preço, opte por um pincel em crina de cavalo.

Qual é a diferença entre um pincel em forma de lâmpada e um pincel em forma de leque?

Teoricamente, a diferença entre um pincel em forma de lâmpada e um pincel em forma de leque é a área que cobrem.

Os pincéis em forma de lâmpada são muitas vezes mais pequenos mas podem dar melhor precisão ao aplicar espuma, graças à forma como as cerdas afunilam numa coroa arredondada. Os pincéis em forma de leque foram concebidos para cobrir uma superfície maior em menos tempo.

Existe um pincel de barbear de viagem?

Sim! Os pincéis de barbear de viagem são muito mais pequenos do que o seu pincel de tamanho padrão, e alguns até têm estojos ventilados e orifícios na parte superior ou inferior para facilitar uma secagem rápida. Alguns pincéis de viagem até permitem esconder a parte das cerdas dentro do cabo para arrumação fácil.

Como posso redimensionar um pincel de barbear?

Para a maioria das pessoas, as dimensões dependem do gosto pessoal de cada um. Se prefer cobrir uma área de pele maior então opte por um pincel maior. Um pincel mais pequeno irá fazer o mesmo trabalho.

Posso usar um pincel de barbear com espuma de barbear?

Sim, pode usar um pincel de barbear com espuma de barbear. No entanto, se quiser um barbear húmido digno de um profissional, não deverá a usá-la.

Se pretende um barbear húmido, lembre-se que o gel e a espuma devem ser evitados se possível, devido à enorme quantidade de produtos químicos nocivos e óleos minerais que se encontram nas embalagens.

O creme é, sem dúvida, a melhor maneira de conseguir uma espuma consistente e as suas propriedades hidratantes fazem com que a sua pele fique mais sedosa e suave.Pode usar sabonete de barbear mas poderá ficar confuso com a grande quantidade de sabonetes disponíveis no mercado.Desde os sabonetes esfoliantes aos sabonetes sólidos, passando pelos sabonetes semi-sólidos e até mesmo os chamado croaps (sabonetes à base de cremes), o sabonete ideal para si resume-se ao preço e à sua escolha pessoal.

Como posso suavizar um pincel de barbear?

Suavizar um pincel de barbear é a única maneira de nos livrar desse odor característico e muitas vezes desagradável que um novo pincel emana. É necessário garantir que o seu pincel cumpre o seu potencial. Para suavizar um pincel de barbear, primeiro precisa de lavá-lo suavemente com detergente da louça.

Depois, deixe-o de molho na mistura de detergente e água morna durante cerca de 10 a 15 minutos, certificando-se de que o cabo é mantido na vertical e seco. Por fim, use o pincel para criar a espuma de barbear e deixe-a de lado mantendo um pouco de espuma nas cerdas. Deixe o pincel secar de um dia para o outro. No dia seguinte apenas tem de enxaguá-lo com água morna e deixar secar.

O objetivo aqui é introduzir a humidade da água e da espuma para suavizar as cerdas e prepará-las para uso futuro. Considere que pode levar algumas semanas até que um pincel funcione devidamente, então seja paciente. Os passos acima são simplesmente uma maneira de acelerar o processo.