Devido à Páscoa, as encomendas serão expedidas na segunda-feira 2 de abril

Devido à Páscoa, as encomendas serão expedidas na segunda-feira 2 de abril

Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 49 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

5 dicas para cuidar da sua barba: os segredos dos barbeiros

Tudo o que precisa de saber para que a sua barba pareça e tenha um toque sempre impecável, desde como controlar a pele seca e irritada a quando cortá-la e mais ainda. Com os sábios conselhos do barbeiro profissional e especialista Alan Dashti.

Só de entrar na barbearia The Dashtis a sensação é agradável. É um lugar sossegado sem aquele burburinho que se encontra nas outras barbearias. E há uma ótima energia no ar. Um foco. Sente-se que se faz bem em estar ali - algo que os homens devem fazer porque sempre o fizeram.

Apesar do silêncio, o ambiente é intimista e descontraído. Sentimos que estamos no lugar certo e nas mãos das pessoas certas. E ficamos ansiosos por ver a magia com tesoura, cabelos e um pente a acontecer.

Viemos à baixa de Horsens, na Dinamarca, para conhecer os famosos irmãos Dashti, uns barbeiros profissionais que sabem mais sobre cortar, pentear e óleos para a barba do que qualquer outra pessoa que conhecemos. Com mais de 20 anos de experiência em cuidar dos mais variados tipos de barbas e de cabelos, não podemos deixar de admirar o trabalho deles e temos a certeza de que aprenderemos imenso com eles.

1 5 dicas para cuidar da sua barba: os segredos dos barbeiros1.1 1. conheça-se a si mesmo1.2 2. seja paciente1.3 3. aprenda a gostar de usar óleo para a barba1.4 4. mantenha-a limpa1.5 5. mantenha a barba aparada1.6 Perguntou - nós respondemos1.7 Conheça os dashtis1.8 Compre a história

1. Conheça-se a si mesmo

Tal como Roma não foi construída num dia, uma barba bonita também precisa de tempo. "A primeira coisa a avaliar é o formato do rosto. Se tiver um rosto magro, é provável que queira uma barba maior e que saia um pouco fora dos contornos do rosto. No entanto, se tiver uma mandíbula mais larga, sairá beneficiado se mantiver a barba mais curta."

2. Seja paciente

Deixar crescer a barba é uma forma de pôr a prova a paciência, a amizade e as relações. "Pedimos aos nossos clientes para deixar a barba crescer durante 2-3 meses antes de virem a nossa barbearia cortá-la e dar-lhe forma. Isso é importante para que a barba cresça e desenvolva e nos permita fazer alguma coisa com ela. Tentar dar forma a umas patilhas com 2-3 semanas é o mesmo que estar quieto."

Perguntámos aos Dashti o que acontece durante o período de crescimento... há alguma coisa que se possa fazer para não parecer um passarinho depenado? "Não. O seu aspeto não será muito atrativo nos primeiros meses. Pense nisto como o verdadeiro teste pelo qual terá de passar a sua relação amorosa. Se a sua parceira ficar consigo depois desta fase, é porque a vossa relação é para a vida.

E também não espere pelos 3 meses para começar a usar produtos para a barba. Dar à sua barba a melhor base e ponto de partida é a chave para o sucesso. Apetreche-se de óleo e de bálsamo para a barba para manter a pele hidratada e nas melhores condições.

Quando for ao barbeiro, a sua barba estará saudável e poderemos dar-lhe a melhor forma de sempre. Não se apresente com um ninho de fios embaraçados."

Toda a gente sabe que as melhores coisas requerem o seu tempo. Mas o que acontece com os homens que têm mais paciência que um monge tibetano mas continuam, mesmo assim, como uma barba irregular?

Como corrigir uma barba irregular

Os Dashti sugerem que se sofre da maldição das barbas irregulares, é preferível que não a deixe crescer.

"Alguns homens não têm a sorte de ter uma barba grossa e volumosa. Se é daqueles homens que tem falhas de pelos no rosto, o seu barbeiro pode trabalhar com os pelos que tem e dar-lhes forma. Se tem uma barba mesmo muito irregular, talvez seja preferível desfazê-la e tentar um look diferente. Ainda não descobrimos como fazer as barbas crescer. Se encontrar alguém que saiba, por favor diga-nos.

Uma coisa que irá ajudar é cuidar da sua pele e pelos faciais da melhor maneira possível. Mantenha-os hidratados. Deixe que o seu barbeiro encontre o formato e o estilo perfeitos para o seu rosto. Ele é a pessoa ideal para aconselhá-lo sobre penteados, manutenção e formatos."

3. Aprenda a gostar de usar óleo para a barba

Fazer a barba crescer é apenas uma pequena parte do processo. "O primeiro passo é hidratá-la. Uma barba saudável é uma barba hidratada. Se a sua barba estiver ressequida e a descamar, irá desejar escondê-la com um lenço ou um cachecol.

Muitos homens apressam-se e compram primeiro um bálsamo para a barba. Pensam que devem primeiro hidratar o pelo. Mas o óleo para a barba é mais importante porque ele penetra profundamente na pele e impede que esta fique vermelha e irritada e que crie comichão.

O bálsamo é para a barba e o óleo é para a pele.

O bálsamo para a barba também tem um papel importante porque é mais espesso e nutre o pelo. A melhor rotina a adotar é usar o óleo para a barba de manhã e retirá-lo com água tépida à noite antes de ir dormir. O óleo penetra na pele e é fácil de remover antes de ir para a cama. Se o seu pelo é seco e precisa de hidratação extra, use também o bálsamo para a barba.

Vemos uma diferença enorme entre clientes que usam produtos de cuidado da barba dos que não os usam. Os primeiros chegam com uma barba fácil de trabalhar enquanto que os outros apresentam uma barba ressequida e quebradiça que se irrita quando lhe mexemos.

Usar os produtos certos significa que a pele que está por baixo mantém-se saudável. O que é ótimo se planear desfazer a barba um dia, mas quem é que quererá fazer tal coisa?!"

4. Mantenha-a limpa

"Manter a barba limpa é diferente de lavar o resto do corpo. Apenas deve lavá-la com champô para a barba 1 a 2 vezes por semana. Usar sabonete ou champô todos os dias pode ressecá-la, irritá-la ou provocar caspa.

Escolha um champô específico para a barba… não aquele que usa para lavar os pés ou para o cabelo. Precisa de um produto específico para barbas e que não irá ressecá-la. Para além disso, retire o excesso de água com uma toalha sem torcer ou esfregar o que poderá danificar as pontas.”

Pentear e secar é outro passo importante no processo de limpeza e manutenção. “Sim, nunca é demais dizer que pentear a barba todos os dias é de importância crucial para uma barba saudável. Pentear a barba não apenas desembaraça como distribui os óleos naturais pelos pelos e incrementa o crescimento ao aumentar a circulação sanguínea.”

Como lavar a escova para a barba

Se já alguma vez usou uma escova para a barba, sabe que restos de bálsamo e pelos podem lá ficar agarrados. O resultado é uma escova pegajosa que já não é tão eficaz como era outrora e é uma fonte de bactérias que poderá provocar uma irritação desnecessária à pele.

Siga estes 5 passos para manter a sua escova limpa e garantir que dá aos seus bigodes o amor que eles merecem.

  1. "Comece por retirar qualquer pelo, poeira ou vestígios de produtos com um pente de dentes finos. Escovar desde a base irá remover a maioria da sujidade. Faça isto todos os dias, logo após usar a escova."
  2. "Coloque um pouco de água morna numa taça (o suficiente para que as cerdas fiquem submersas até meio) e adicione algumas gotas de champô para a barba ou champô de bébé. Faça isso a cada duas semanas ou mais frequentemente se for necessário."
  3. "Sem deixar que a madeira fique molhada, mergulhe as cerdas na água e movimente um pouco a escova até que se forme espuma."
  4. "Enxague com água morna e repita os passos se a sujidade se mantiver. Se a sujidade se mantiver, é um sinal claro que deve lavar a sua escova com mais frequência!".
  5. "Retire a água em excesso e deixe a escova secar completamente antes de a voltar a usar. Certifique-se que deixa a escova a secar com as cerdas para baixo para que a água não danifique a madeira.

Como remover a caspa da barba?

A caspa da barba também conhecida como a descamação da pele, pode atacar até o mais limpo dos homens. "Usar óleo para a barba é importante para evitar a caspa. Torna a pele mais macia e irá hidratar e curar a pele descamativa.

Se tem muita caspa, combata o problema combinando o óleo com um bálsamo para a barba para uma maior proteção e hidratação. Muitos homens usam esta combinação apenas uma vez esperando que o problema se resolva. Mas não se irá resolver.

Não podemos ir para casa consigo e certificar-nos que cuida de si próprio. Normalmente, se usar o óleo como o recomendamos, o problema irá desaparecer num mês e poderá andar novamente de cabeça erguida em público."

5. Mantenha a barba aparada

Com que frequência deve-se aparar a barba? "Isso depende da barba, da velocidade em que cresce e que quando começa a incomodá-lo. A maioria dos homens apara a barba a cada duas semanas. Mas existem outros que apenas aparam a barba uma vez por mês.

Deve sentir-se confiante com a sua barba. Dedicou tempo a deixá-la crescer e a cuidar dela com óleo para a barba, bálsamo para a barba e o champô certo, não desperdice tudo o que fez até agora ostentando uma barba desalinhada e que precise desesperadamente por um corte. Vá ao barbeiro."

Os irmãos Dashti deixam este conselho em nome de todos os barbeiros: "Não tente aparar as pontas em casa. Se tentar criar um formato de barba em casa, dará depois mais trabalho ao seu barbeiro para corrigir o que andou a fazer.

Foque-se em cuidar da sua barba e da sua pele e deixe-nos fazer o nosso trabalho. Um bom barbeiro irá usar uma navalha de barbear porque é mais fácil de cortar de forma direita e dar-lhe o look exato que procura.”

Perguntou - Nós respondemos

O que pode receber de um barbeiro que não se possa ter num outro lugar qualquer? Porquê ir ao barbeiro?

"Um conselho: não consegue ter aconselhamento personalizado na internet e é o aconselhamento personalizado para a sua pele e barba que farão a diferença.

Trabalhamos com homens todos os dias e sabemos bem o que funciona e o que não funciona. Confie no seu barbeiro. Ele conhece os seus produtos, técnicas e irá ensiná-lo a cuidar da sua barba para que tenha sempre a melhor aparência possível.

É como ir ao médico. Se está doente, não vai procurar a cura para a apendicite na internet, procura ajuda especializada. A sua barba funciona da mesma forma. Não arrisque todo o seu trabalho árduo com uma pesquisa de segundos. Encontre um barbeiro da sua confiança, marque uma visita e deixe que ele o examine.

E não acene com a cabeça a dizer que sim se lhe disserem o que fazer. Ouça os sábios conselhos que têm para lhe dar e coloque-os em prática.”

Quais os pequenos truques que podemos aprender de um barbeiro?

"Não podemos desvendar tudo, mas podemos revelar-lhe dois truques que mudarão completamente a forma como se barbeia.

A maneira como usamos os produtos é diferente daquela que imagina. Achámos que os clientes usam demasiado produtos e acabam por desperdiça-lo.

O óleo para a barba, por exemplo. Usamos apenas 1-2 gotas de óleo e massajamos a barba. Para a cera para a barba, uma pequena quantidade semelhante à unha do polegar é suficiente. É a forma como usamos o produto que é importante, não a quantidade de produto que usamos. Lembre-se disso quando estiver a preparar-se de manhã.

Outro truque é cuidar da pele desde o princípio. Muitos homens acabam por desfazer completamente a barba porque não aguentam a comichão descontrolada.

Se cuidar da sua pele desde o princípio, não terá de cortar a barba mais tarde. Assegure-se que a pele que está por baixo da barba é suave. Esta pele não é muito arejada e precisa dos produtos certos para mantê-la saudável."

Para ter uma barba bonita, quais os passos que um homem nunca deve descurar?

"Com barba ou sem ela, deve usar um hidratante para a sua pele. Opte por um hidratante que não seja gorduroso e não-comedogénico (não irá obstruir os seus poros). E se encontrar um hidratante com FPS, melhor ainda.

Se está a deixar a sua barba crescer, deve usar óleo para a barba. Nunca é demais repeti-lo. O óleo para a barba é primordial!"

Posso usar óleo para a barba todos os dias?

“Pode e deve usar óleo para a barba todos os dias. Não o use nos dias em que quer ter uma barba irritada e com comichão."

Quais os conselhos para as barbas encaracoladas? Como se alisa uma barba crespa?

“Porque quer alisar a sua barba? Na nossa opinião, se é daqueles que têm a sorte de ter uma barba encaracolada, então desfrute dela e ostente-a com orgulho! Os caracóis mais pequenos dão a ilusão que a sua barba é mais volumosa e é um estilo que está muito na moda atualmente. Cuide da sua barba com produtos hidratantes que irão mantê-la suave e certifique-se que o formato combina com o seu tipo de rosto.”

Devia de haver mais homens com barba?

“Claro que somos dessa opinião. Usar barba é mostrar ao mundo a nossa masculinidade. Mostra que dedicou tempo e que tem maturidade para cuidar dela e mantê-la em perfeitas condições.

Claro que os homens sem barba também são masculinos... mas quando crescerem irão desejar ter uma barba.”

Escovar a minha barba irá fazer com que cresça mais depressa?

“O escovar distribui os óleos naturais e incrementa o crescimento ao aumentar a circulação sanguínea mas não tem um efeito mágico que o faça ter uma barba cheia numa noite. Escovar a barba irá fazer com que a sua barba pareça mais volumosa e irá domá-la, parecendo muito mais apelativa.”

Conheça os Dashtis

Os irmãos Dashti gerem uma das barbearias mais conhecidas da Dinamarca - The Dashtis. Fundada em 2010, a barbearia providencia serviços de barbearia mais clássicos mas também atuais e modernos. Os irmãos são curdos do Irão e querem fazer da Dinamarca o seu novo lar.

Com mais de 21 anos de experiência, os Dashtis orgulham-se das suas técnicas avançadas, do alto nível de competência e eficiência para que cada homem (e barba) tenham a aparência a mais incrível possível.

Compre a história

Kits completos para o cuidado da barba

SUBSCREVA PARA GANHAR 400 €

Subscreva a newsletter para receber constantes dicas de estilo, ofertas especiais e informações sobre o lançamento de novos artigos. Ficará automaticamente habilitado a ganhar um cheque presente no valor de 400 € no nosso sorteio mensal.

Tomei conhecimento da Política de Privacidade da Trendhim. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.