Óculos de sol | Compre 2 e poupe 20%

Óculos de sol | Compre 2 e poupe 20%

Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

A gravata - Tudo o que precisa de saber!

Aprenda tudo o que há para saber sobre as gravatas. Saiba como combinar cores e tecidos e aprenda a fazer os nós clássicos.

Quem não gosta de ouvir "Que gravata linda!" ao entrar numa sala? Bem melhor do que ouvir um silêncio pesado com um som de fundo de grilos a cricrilar. O Oscar Wilde disse uma vez: “Dar um bom nó de gravata é o primeiro passo sério na vida de um homem.” Se isto faz sentido para si…está na hora de arregaçar as mangas.

1 A gravata - tudo o que precisa de saber!1.1 Como usar uma gravata1.2 Os diferentes tecidos usados na confeção de gravatas1.3 As gravatas que vale a pena conhecer1.4 3 formas diferentes de atar uma gravata1.5 Acessórios para gravatas1.6 Como encontrar a gravata certa para o seu fato1.7 Camisas brancas1.8 Camisa azul1.9 Riscas azuis e padrão axadrezado1.10 Riscas rosa e padrão axadrezado1.11 Combinar o fato1.12 Top tip for matching your tie and suit1.13 A história da gravata (numa versão abreviada)1.14 Perguntou - nós respondemos

Como usar uma gravata

O mais importante na hora de atar e usar uma gravata é conseguir que o efeito final seja natural. É esta elegância despreocupada que procuramos, que se ganha com a prática, quando se tem confiança suficiente para não se preocupar tanto com a perfeição.

O comprimento da gravata

A ponta da sua gravata deve estar logo acima da fivela do seu cinto.

A largura da gravata

As gravatas estão disponíveis em várias larguras diferentes, desde as mais estreitas de estilo disco-sound dos anos 80, ás gravatas de largura standard com 5-7 cm. A largura da lapela irá definir qual deverá ser a largura da sua gravata. A gravata, no seu ponto mais largo, deverá ter, mais ou menos, a mesma largura que a lapela do seu blazer.

De um modo geral, use uma gravata mais estreita com lapelas também mais estreitas e uma gravata mais larga com lapelas mais largas.

Tenha também em consideração a sua constituição física. Tem os ombros largos? Opte pelas lapelas e pelas gravatas mais largas. Se, pelo contrário, for magro e de estatura mais baixa, eleja as gravatas e as lapelas mais estreitas.

Anatomia da gravata

Perceber como uma gravata é fabricada irá convertê-lo num comprador informado que escolherá gravatas não só pela sua beleza mas também pela sua durabilidade.

  1. Lâmina – O corpo principal da gravata.
  2. Forro da ponta – É o tecido que está cosido no interior da ponta. Também é possível usar o mesmo tecido da gravata no forro da ponta. A esta técnica dá-se o nome de "self-tipping". No entanto, a utilização de um tecido diferente oferece um efeito decorativo. Se for utilizado um tecido de qualidade inferior, a qualidade geral da gravata poderá não ser a mais desejada. Tal ocorre frequentemente para reduzir custos de produção.
  3. Costura de reforço – Uma costura robusta prende as laterais e mantém a forma da gravata.
  4. Etiqueta – Pode conter a marca ou o nome do estilista.
  5. Presilha – A lâmina mais estreita pode ser colocada na presilha de modo a ficar escondida atrás da lâmina mais larga. Certifique-se que a lâmina mais estreita cabe na presilha. Quando a presilha é fabricada no mesmo tecido do revestimento da gravata, este é um sinal claro que a qualidade da gravata não foi comprometida.
  6. Gola – O centro da gravata.
  7. Revestimento – O tecido exterior da gravata. Pode ser em seda, poliéster, lã ou algodão.
  8. Costura – A costura une os pedaços de tecido uns aos outros. Uma gravata de qualidade é composta por tecido que foi cortado numa inclinação de 45º a partir da extremidade do tecido cortado. Sem esse corte, a gravata não poderia manter a forma, nem sobreviver ao uso diário.
  9. Entretela – Um tecido interior que permite a manutenção da forma da gravata, conferindo resistência aos vincos. As gravatas de qualidade superior usam, frequentemente, lã no seu interior, pela sua durabilidade, suavidade e resistência aos vincos. Outras gravatas usam entretelas em algodão ou em fibras sintéticas que são inferiores à lã.
  10. Cauda – A ponta mais estreita da gravata que pode ser inserida na presilha.
  11. Ponto oculto – Um ponto oculto que une os dois extremos (juntamente com a costura de reforço).
  12. Etiqueta de origem e cuidados de manutenção – Pode incluir o país de fabrico e instruções especiais de lavagem.

Os diferentes tecidos usados na confeção de gravatas

Os tecidos mais frequentemente utilizados no fabrico das gravatas são o poliéster, o algodão, a seda e a lã. Cada tecido tem características diferentes, mas o que deve ter em atenção é a textura visual que oferecem. Tal como os lenços de bolso e os laços, procure pelo contraste ao escolher o tecido da sua gravata.

Por exemplo, uma elegante gravata em seda contrasta lindamente com um fato em lã espessa ou com um lenço de bolso em algodão. Da mesma forma, uma gravata robusta em lã funciona muito bem com um lenço de bolso em seda ou com um fato de alta qualidade (com elevada contagem de fios).

Gravatas em seda

As gravatas em seda arrumam-se facilmente e têm um toque suave. São tão luxuosas quanto é natural o material de que são feitas. As gravatas em seda são também difíceis de limpar e vincam facilmente.

Gravatas em lã

As gravatas em lã proporcionam uma textura diferente e profundidade ao seu vestuário formal e são, frequentemente, disponíveis numa lã de qualidade superior, como a caxemira. Conhecido por permitir nós maiores, este tecido é também ele difícil de limpar e pode encolher se não for cuidado adequadamente.

Gravatas em algodão

As gravatas em algodão são fáceis de engomar, de limpar e de arrumar e ainda têm o bónus de serem robustas e duráveis. No entanto, a água quente pode encolhê-las e vincam facilmente.

Gravatas em poliéster

As gravatas em poliéster são leves e fáceis de arrumar. Podem ter um aspeto barato devido ao brilho que têm sob a luz que pode parecer artificial quanto comparadas com as gravatas em seda.

As gravatas que vale a pena conhecer

Qualquer coleção de gravatas que se preze deve incluir mais do que um tipo ou estilo de gravata. É normal que tenha uma gravata preferida, mas não deixe de usar uma divertida gravata ás bolinhas no contexto certo. Preocupa-o que fiquem com manchas?. A solução está no nosso guia onde aprenderá a arrumar, limpar e arrumar gravatas.

Gravatas lisas

As gravatas lisas apresentam apenas uma cor. As mais versáteis são o azul e o bordeaux, que combinam lindamente com qualquer conjunto de roupa e são cores ideais para começar a sua coleção. Pode também experimentar cores mais claras nos meses mais quentes e em eventos descontraídos.

Gravatas ás riscas

As gravatas ás riscas são o tipo de gravata mais popular para ir trabalhar pois são fáceis de combinar com uma variedade de conjuntos. Em regra geral, quanto mais finas e separadas se encontram as riscas umas das outras, mais formal será a gravata.

Gravatas ás bolinhas

As gravatas ás bolinhas têm uma aparência simples, refinada e elegante e é pouco provável que choquem com outros itens que esteja a usar....desde que as suas calças não tenham o mesmo padrão. Outros padrões como pequenos quadrados, losangos ou outros motivos inserem-se igualmente nesta categoria

Gravatas com padrão paisley

Tal como as gravatas ás bolinhas, as gravatas com padrão paisley são uma alternativa interessante à gravata lisa. O paisley é um padrão floral do médio-oriente que tem sido usado desde o início dos tempos.

Gravatas em malha

As gravatas em malha são gravatas que foram tricotadas. Por esta é que não esperava, né? Consegue identificar uma gravata em malha pela sua textura que é um pouco mais rugosa que as gravatas normais em lã e pela sua ponta que é normalmente direita.

As gravatas em malha inserem-se nos contextos informais e são ótimas para levar para o escritório.

Gravatas de Natal e gravatas originais

Normalmente divertidas (pelo menos esperamos!), as gravatas originais devem ser reservadas ás reuniões de família, aos almoços de domingo e são ótimas alternativas áquela horrorosa camisola de Natal. Pelo bem da sua carreira, recomendamos-lhe que não use este tipo de gravata numa entrevista de emprego. A não ser que seja para ser o ajudante do Pai Natal...nesse caso, vá em frente!

Gravatas Grenadine

As gravatas grenadine apresentam um formato clássico com ponta bicuda e largura standard e são, por isso, mais adequadas em ocasiões formais do que as outras gravatas tricotadas. Para além da largura e da ponta, o tecido das gravatas grenadine é também ele diferente: muito mais complexo e cuidado. O que as torna bastante mais dispendiosas.

Gravatas Macclesfield

As gravatas Macclesfield devem o nome a uma cidade inglesa em Cheshire, que ficou famosa no século XVII graças à tecelagem da seda e ao padrão particular que produziam. É o mesmo tipo de padrão usado nas gravatas Foulard ou wallpaper. A gravata Foulard apresenta flores ou uma figura geométrica simples (como quadrados, losangos ou bolinhas) que é repetida vezes sem conta ao longo da gravata.

As gravatas Macclesfield, hoje em dia, são conhecidas pelos pequenos padrões geométricos tricotados, frequentemente em seda. Os pequenos padrões são chamados de "all-over" (por toda a parte).

3 formas diferentes de atar uma gravata

Para poder usar uma gravata, é indispensável que saiba como atá-la convenientemente. Esta é a hora de pôr em prática o sábio conselho do Sr. Wilde.

Sugerimos que vista uma camisa lavada mas que já tenha sido usada para que não esteja demasiado rígida. A tarefa também sairá facilitada se abotoar o botão de cima apenas após o nó estar feito.

O nó simples (four-in-hand)

O nó four-in-hand é muitas vezes chamado de nó simples pois é, provavelmente, o nó mais fácil de aprender a fazer...e a covinha confere-lhe um charme irresistível! Este nó é mais apropriado em homens com pescoço curto ou com gravatas de tecido mais grosso.

Clique aqui para ver o vídeo em dinamarquês, francês, neerlandês, italiano ou em castelhano.

Como fazer o nó simples

  1. Comece com a ponta mais larga da gravata no lado esquerdo. Esta ponta deve estar uns 20 cm mais em baixo do que a outra ponta à direita.
  2. Cruze a ponta larga na horizontal por cima da ponta mais estreita, logo abaixo do seu queixo.
  3. Deslize a ponta mais larga para cima, através do laço criado à volta do seu pescoço
  4. Segure o nó firmemente, com o seu dedo indicador, mas sem apertar, e deslize a ponta larga para baixo através do laço recém-criado.
  5. Ajuste o nó puxando a ponta estreita e deslizando o nó para cima em direção ao seu pescoço.

O nó semi-windsor

O nó semi-windsor também é assimétrico, mas é mais largo e estruturado do que o nó simples, resultando num elegante nó triangular. Um nó clássico que equilibra de forma perfeita o formal com o uso diário. O seu tamanho médio funciona com a maioria dos tipos de pescoço e é mais apropriado para gravatas de peso médio.

Clique aqui para ver o vídeo em dinamarquês, francês, neerlandês, italiano ou em castelhano.

Como fazer o nó semi-windsor

  1. Coloque a ponta mais larga da gravata à esquerda e a ponta mais estreita à direita. A ponta larga deve estar mais comprida do que a ponta estreita.
  2. Cruze a ponta larga na horizontal por cima da ponta estreita, de forma a fazer um X por baixo do seu queixo.
  3. Enrole a ponta larga à volta e por trás da ponta direita.
  4. Deslize a ponta larga, de frente para trás, para dentro do laço junto ao pescoço.
  5. Enrole a ponta larga à volta da ponta estreita e volte a deslizá-la para dentro do laço junto ao pescoço, mas desta vez de trás para frente.
  6. Deslize a ponta larga para dentro do laço recém-criado.
  7. Ajuste o nó puxando a ponta larga para baixo.

O nó windsor

O nó windsor é um nó largo frequentemente usado pelas forças armadas pois evoca formalidade e autoridade. É um nó simétrico e triangular ideal para pescoços largos e gravatas de tecido leve.

Como fazer o nó windsor

  1. Comece com a ponta mais larga à esquerda, 12 cm abaixo do seu cinto.
  2. Cruze a ponta larga por cima da ponta estreita, formando um X debaixo do seu queixo.
  3. Deslize a ponta larga, de trás para frente, através do laço junto ao pescoço.
  4. Puxe a ponta larga para baixo.
  5. Passe a ponta larga por trás para o outro lado, por trás do nó.
  6. Deslize a ponta larga através do laço junto ao pescoço, de frente para trás. Nesta altura, terá dois laços, um de cada lado da ponta estreita.
  7. Cruze a ponta larga à frente dos dois laços recém-formados, de forma a escondê-los. Use um dedo para segurar o nó no lugar.
  8. Volte a passar a ponta larga no laço junto ao pescoço, de trás para frente.
  9. Deslize-a por trás do tecido da gravata que esconde os dois laços no ponto 7.
  10. Ajuste o nó puxando a ponta para baixo e alise quaisquer vincos criados no nó.

Como criar uma covinha num nó de gravata

A famosa covinha é aquela pequena cavidade que está situada logo abaixo do nó. Quer o tecido da sua gravata seja lã, seda, caxemira ou quer se trate da sua gravata preferida em malha, é sempre possível criar uma covinha.

  1. Assim que terminar o nó, pressione a gravata com o polegar e o indicador de ambas as mãos logo abaixo do nó.
  2. Aperte a gravata segurando a covinha no sítio.
  3. Ajuste a covinha de modo a acentuar a prega.

Acessórios para gravatas

Os principais acessórios para gravatas são as molas de gravata, as alças, as correntes, as barras e os alfinetes. A sua principal função é de manter a sua gravata no sítio certo… mas fazem muito mais que isso.

As alças para gravata evitam que a sua gravata ande ao sabor do vento. Receia que a sua gravata mergulhe na sua sopa? Experimente uma mola de gravata ou uma corrente de gravata. O nó está muito achatado? Use uma barra de colarinho para puxar o nó um pouco para a frente e dar-lhe destaque.

Como encontrar a gravata certa para o seu fato

A dica mais importante que lhe podemos dar é combine a gravata com o fato - e nunca o contrário. Com isto queremos dizer que deve comprar primeiro o fato e a camisa...de seguida, procure uma gravata que combine.

  • Um fato de corte moderno combina lindamente com uma gravata estreita.
  • Evite usar gravatas demasiado largas ou extremamente estreitas. A largura standard é de 5-7 cm no ponto mais largo. Se escolher uma gravata demasiado estreita ou larga, arrisca-se a ter um visual antiquado.
  • A gravata deve ser mais escura que a camisa e de cor lisa.
  • As camisas brancas, beges ou pérola, podem ser usadas com praticamente tudo. As camisas pretas, cinzas e azuis escuras também combinam com quase todo o vestuário.
  • Use uma cor intensa para animar um visual insonso.
  • Se gosta de camisas e blazers estampados, certifique-se que a gravata complementa a cor principal da camisa. Esta é a cor predominante.

As regras acima descritas são apenas regras gerais, muito simples de seguir. Nós somos fãs acérrimos de estampados. Aprender a combinar estampados não é tão difícil quanto parece e vale bem a pena. Apenas precisa de acreditar em si.

Camisas brancas

O branco é versátil e é uma tela branca que permite combinar todo o tipo de gravatas.

Camisa azul

O azul claro combina lindamente com gravatas em vários tons de azul assim como com verde escuro, vários tons de amarelo, bordeaux e rosa.

Riscas azuis e padrão axadrezado

Use uma gravata de cor mais escura do que a sua camisa e com riscas ou quadrados maiores do que as riscas ou quadrados da sua camisa.

Riscas rosa e padrão axadrezado

Use uma gravata de cor mais escura do que a sua camisa e com riscas ou quadrados maiores do que as riscas ou quadrados da sua camisa.

Combinar o fato

A chave para combinar o blazer do seu fato com qualquer uma das combinações acima descritas é de se assegurar de que 1 das 3 peças - fato, camisa ou gravata - é lisa.

Top Tip for Matching Your Tie and Suit

  1. Your tie should be the last thing you purchase. Select your suit and shirt first.

    It’s always easier to find a tie that matches your shirt… instead of finding a shirt to match your tie.

Leia mais sobre como lavar, arrumar e engomar gravatas no nosso guia completo.

A história da gravata (numa versão abreviada)

A primeira gravata foi usada pelo famoso exército de terracota em Xi’an, na China, que foi enterrado em 210 AC para proteger o imperador na vida após a morte. Ao longo da história, encontram-se relatos do uso da gravata um pouco por todo o mundo que simbolizava o status e a riqueza. No entanto, a gravata moderna é encontrada nos mercenários croatas do 17º século (por esta é que não esperava!).

Estes mercenários era assassinos contratados pelas tropas de elite francesas na Guerra dos Trinta Anos. O Rei Luís XIV gostou deste acessório de moda e copiou a ideia para o exército dele – substituiu os lenços vermelhos por um massivo plastrão branco. De facto, o termo francês para gravata é ‘cravate’ que tem origem na palavra 'croate' (croata). Na ânsia de agradar, a elite parisiense começou a imitar o rei e a gravata estendeu-se por toda a sociedade francesa.

Em 1660, Carlos II voltou para a Inglaterra após o seu exílio em França e levou com ele esta nova tendência. Ao longo do tempo, a gravata sofreu alterações e modernizou-se durante a Era Industrial, com linhas mais simples e elegantes, pois era necessário que a gravata se mantivesse atada.

Ao longo dos anos, a gravata conheceu diversos estilos, desde a adoção de cores vivas na década de 70 ás gravatas estreitas usadas pelos hipsters em todo o mundo, mas independentemente da época em que é usada, a gravata representa o estilo individual e é um acessório que destaca qualquer pessoa que a usa.

Perguntou - Nós respondemos

Porque é que os homens usam gravatas?

As gravatas hoje em dia têm uma função meramente decorativa e são usadas para mostrar o estilo pessoal e/ou são usadas em contexto de trabalho.

As gravatas podem estar disponíveis em vários tamanhos diferentes?

A maioria das gravatas têm um comprimento standard de 145 cm. Os homens mais altos podem encontrar gravatas de aproximadamente 157 cm em lojas da especialidade.

Qual é a maneira mais fácil de atar uma gravata?

Na nossa opinião, o nó mais fácil é o nó simples (four-in-hand). No entanto, qualquer nó é fácil se for praticado com regularidade.

Quais as gravatas mais apropriadas para levar para o trabalho?

De uma maneira geral, as gravatas estreitas são mais informais e não são adequadas para levar para o trabalho. Quanto mais escura for a gravata, mais formal ela se torna. Se tiver dúvidas na hora de escolher uma gravata, opte por uma gravata de cor lisa como o bordeaux ou o azul escuro.

Qual a cor da camisa e da gravata que combina melhor com um fato azul escuro?

Um fato azul escuro é o fato mais versátil que pode usar. A cor clássica de eleição para a camisa é o branco. Se gosta de manter as coisas simples, sugerimos que use uma gravata num qualquer tom vermelho. As gravatas vermelhas combinam melhor com um fato azul do que qualquer outra cor.

Se procura uma solução mais discreta ainda, escolha o salmão, o coral, o rosa ou ainda o bordeaux. Estas cores pertencem à família do vermelho mas não são tão arrojadas quanto esta.

Onde devo colocar a mola de gravata?

A mola de gravata deve ser sempre colocada entre o terceiro e o quarto botão da camisa. Leia o nosso guia sobre como usar a mola de gravata e aprenda a usá-la de forma adequada.

Porque é que as gravatas nunca estão pré-atadas quando os laços já têm, muitas vezes, o nó feito?

A maioria dos homens sabe como atar uma gravata. Os laços são um pouco mais complexos.

Qual o critério que devo seguir na hora de escolher o nó da minha gravata?

De certo que quererá usar o nó mais apropriado para a ocasião. Os nós mais largos, como o nó windsor, são mais formais e denotam autoridade.

Os nós mais pequenos, como o nó simples, são mais casuais e descontraídos.

O tecido também tem peso na decisão de escolher um nó para a sua gravata. Tecidos mais grossos devem ser usados em nós mais simples..para que não fiquem exageradamente grandes. A mesma regra aplica-se nos tecidos mais finos.

Posso lavar uma gravata em seda na máquina de lavar?

Nunca! Se o fizer, irá danificá-la permanentemente. Saiba mais sobre esta matéria no guia sobre como limpar, arrumar e engomar a sua gravata e use as suas gravatas durante anos a fio.

Posso usar uma gravata com um smoking?

Sim, e esta prática é cada vez mais comum para retirar seriedade aos conjuntos formais.

Na nossa opinião, se quiser usar um smoking, opte por um laço. Se preferir usar uma gravata, eleja um modelo em seda preta.

Qual gravata devo usar no inverno?

As gravatas em lã são geralmente mais apropriadas para o inverno devido à sua textura espessa e robusta. No que toca ás cores, prefira tons de azul, cinza ou castanho. E não se esqueça da gravata de Natal.

Qual gravata devo usar no verão?

Ao contrário das gravatas espessas de cores invernais, escolha gravatas em linho ou em algodão de cores claras para enfrentar as altas temperaturas.

Têm algum lenço de bolso que combine com esta gravata?

Fazem-nos esta pergunta todos os dias. E a resposta é sim, temos!

Para encontrar um lenço de bolso que combina com a sua gravata colorida, use o nosso círculo cromático interativo e as dicas que lhe deixámos no guia "7 Regras básicas para combinar acessórios para homem". Encontrará o lenço de bolso perfeito para a sua gravata num instante!