Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

Como usar um relógio de bolso com estilo

Encontrar o equilíbrio entre o estilo clássico e o look steampunk não é tão difícil quanto parece. Saiba tudo sobre como usar um relógio de bolso e estará pronto para começar a sua própria coleção em menos de nada.

Imagine que acorda um dia e já não precisa de ouvir os sinos da capela para saber que horas são. Deve ter sido o mesmo sentimento que muitas pessoas sentiram quando finalmente se inventou o relógio de bolso. A aldeia em peso em silêncio... até que correram todos até à relojoalharia mais próxima garantir que não lhe escapariam.

O relógio de bolso – o primeiro apetrecho tecnológico usável do mundo – foi inventado pelo Peter Henlein na Alemanha em 1510. O formato de relógio de bolso que hoje conhecemos e que adoramos, aperfeiçou-se durante o século XVII quando surgiram os coletes (obrigado, Carlos II). O relógio de formato redondo e plano, podia assim deslizar facilmente no bolso e já não tinha arestas afiadas que danificavam o tecido.

Foi também nessa altura que surgiram os relógios "Fob", os chamados relógios de enfermagem. O termo "Fob" deriva do termo alemão "Fuppe" que significa "bolso pequeno". Hoje em dia, o termo "Fob" refere-se ao bolso onde se coloca o relógio.

Para a maioria dos amantes dos relógios de bolso, o relógio "Fob" refere-se à corrente ou fita que está ligada ao relógio de bolso e que é normalmente mais curta que a corrente do relógio de bolso.

Quer lhe chame de relógio "Fob" ou relógio de bolso, a história é a mesma. Quando começou a 1ª Guerra Mundial, o relógio de pulso tornou-se bastante popular e os relógios de bolso ficam presos nos bolsos da história. Até que... homens elegantes como nós lembraram-se que eles existiam.

1 Como usar um relógio de bolso com estilo1.1 Tipos de correntes para relógios de bolso1.2 Como usar um relógio de bolso com um colete1.3 Como usar um relógio de bolso com um fato ou blazer1.4 Como usar um relógio de bolso com calças de ganga1.5 Como usar um relógio de bolso como um colar

Tipos de correntes para relógios de bolso

Independentemente de preferir um relógio de bolso mecânico ou um relógio de quartzo alimentado por pilha, é a corrente que chama a atenção de colegas e amigos invejosos. E ela impede o relógio de estilhaçar-se no chão.

1. Corrente de relógio de bolso Albert com barra em T

As correntes Albert com barra em T ou as correntes Albert foram batizadas pelo príncipe Albert que tornou essas correntes muito populares. Para usar a corrente com barra em T, coloque a barra em T numa das botoeiras do seu colete ou blazer.

Não sabe qual botoeira deve usar? Escolha aquela que está imediatamente acima do seu bolso ou no centro, perto da 3ª botoeira do seu blazer. O relógio coloca-se no bolso do lado oposto à sua mão dominante. Se for dextro, coloque o relógio no bolso esquerdo. Assim, a sua mão dominante ficará livre enquanto vê as horas.

A corrente dupla Albert usa-se da mesma forma do que a corrente Albert simples, mas tem uma corrente extra com uma medalha ou um pendente. Esta segunda corrente desliza para dentro do bolso que se encontra no lado oposto ao relógio.

2. Corrente para relógio de bolso com mola para cinto ou presilha

Sejamos francos, provavelmente que não se veste no seu 31 todos os dias. Para um look casual do dia-a-dia, use um relógio de bolso com uma corrente com mola para cinto. As correntes para cinto contêm uma peça na extremidade que desliza por cima do cinto (de trás para frente), por cima das suas calças..

A corrente deve estar suspensa do lado de fora das suas calças. O seu relógio de bolso desliza para dentro do seu bolso das calças no lado oposto ao seu lado dominante.

Se usa calças de ganga, use o bolso pequeno que se encontra exclusivamente neste tipo de calças. Sim, aquele bolso pequeno que nunca soube muito bem para o que servia. Este bolso foi criado pelo Sr. Levi para acomodar os relógios de bolso. Não se iniba de impressionar os seus amigos com os seus novos conhecimentos.

Com uma mola para cinto, deve certificar-se que a corrente é comprida o suficiente para que consiga ver as horas sem esforço. Se for demasiado curta, terá de curvar constantemente as costas para saber que horas são.

3. Corrente de relógio de bolso com fecho em argola

As correntes de relógio de bolso com fecho em argola são similares ás correntes para carteira porque prendem diretamente à presilha do seu cinto graças ao fecho marinheiro, também chamado de fecho em argola. Pode também prender o fecho argola à uma botoeira do seu blazer ou colete para um look similar à corrente com barra em T.

Gostaria de usar o seu relógio de bolso com um blazer de fato? Prenda a argola à botoeira da sua lapela e deslize o relógio no seu bolso de lapela.

Como usar um relógio de bolso com um colete

O colete é uma peça de vestuário sem mangas que pode ter ou não botões e é perfeito para eventos formais.

Para usar um relógio de bolso com um colete, simplesmente coloque o relógio num dos bolsos e prenda a corrente através da botoeira encontrada logo acima do bolso.

O botão que escolher é determinado pelo comprimento da corrente. O bolso que escolher é sempre aquele que se encontra do lado oposto á sua mão dominante. Assim, a sua mão dominante ficará livre para coisas mais importantes do que ver as horas, como assinar documentos, dar um aperto de mãos ou apontar para coisas, pessoas ou locais,

Para além de serem apelativos, os relógios de bolso gravados também são perfeitos para oferecer aos padrinhos de casamento ou para ostentar num evento importante. Não sabe como personalizar o seu relógio de bolso? Espreite as nossas sugestões de gravação aqui.

As melhores correntes de relógio de bolso para usar com coletes: Correntes com barra em T ou fecho em argola

Como usar um relógio de bolso com um fato ou blazer

Se pretende usar o seu relógio de bolso com um fato ou blazer, prenda uma das extremidades da corrente à botoeira da lapela e coloque o relógio no bolso do peito. Esta é uma forma inteligente de adicionar interesse ao seu fato sem ter de optar por um conjunto de pino de lapela e lenço de bolso. Esta opção é ideal para usar num casamento ou num evento formal.

Outra forma de usar o seu relógio de bolso com um blazer é prender a barra em T numa botoeira e colocar o seu relógio num dos bolsos da frente. Sugerimos colocá-lo no bolso oposto ao seu lado dominante.

As melhores correntes de relógio de bolso para usar com fatos ou blazers: Correntes com barra em T ou fecho em argola

Como usar um relógio de bolso com calças de ganga

Temos boas notícias para o homem que gosta de usar um relógio de bolso mas que não quer usar um blazer. Para usar um relógio de bolso com calças de ganga, simplesmente coloque o relógio no bolso das calças e prenda a corrente à presilha do seu cinto ou das calças.

A corrente pode ficar suspensa do lado de fora do cinto ou do lado de dentro. Sugerimos colocar o relógio do lado oposto à sua mão dominante para ser mais fácil de ver as horas.

Se vai usar uma camisa, também pode prender a corrente numa das botoeiras inferiores da camisa. E se o seu relógio de bolso é pequeno o suficiente, coloque o relógio no bolso pequeno das suas calças. Uma vez que este foi originalmente criado para acomodar um relógio de bolso, é bem provável que consiga usá-lo para esse efeito.

As melhores correntes de relógio de bolso para usar com calças de ganga:: Correntes com fecho em argola ou mola

Como usar um relógio de bolso como um colar

Os relógios de bolso foram concebidos para serem usados tal como indica o nome: no bolso. Mas isso não significa que não pode quebrar a tradição e usá-lo ao pescoço.

Para usar o seu relógio de bolso ao pescoço, retire a corrente do relógio e subsitua-a por uma corrente de colar em metal ou por um cordão em pele.

Tenha em consideração a largura da corrente. Quererá que seja robusta o suficiente para segurar o relógio e que tenha a mesma cor. Para a maioria dos relógios de bolso, compre uma corrente de colar com 4-8 mm de largura. O aço inoxidável é uma ótima opção porque não irá manchar o seu pescoço de verde e está disponível em prateado ou dourado.