Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

Aprender é viver

A adaptar-se é prosperar

A nossa coleção de relógios mais popular de sempre, a coleção Dante, está a passar por um lifting facial. Regularmente, ajustamos os nossos designs com base nos feedbacks dos clientes, na evolução dos princípios estéticos e de design e nos avanços nas tecnologias de fabrico.

Redesenhámos os ponteiros para que ganhem mais destaque relativamente ao movimento exposto e equilibrámos o layout do mostrador para oferecer mais visibilidade e facilitar a leitura das horas. Demos à coroa uma forma mais angular, conferindo-lhe uma estética forte congruente com o estilo geral, e redefinimos os números da luneta dando-lhes profundidade e ousadia. Adicionámos “Danish Design” em letras minúsculas às 6 horas e lançaremos várias combinações de cores novas. O relógio também terá pulseiras mais compridas para um ajuste mais personalizado.

Enquanto nos preparamos para a chegada dos novos relógios, pensámos que seria uma boa ideia explorar como (e mais importante porque) concebemos o relógio original.

1 Aprender é viver2 Um pouco de história3 Saúdem todos o dante4 A perfeição é um processo

Um pouco de história

Porque usamos relógios de pulso

Quando pensamos em acessórios essencialmente masculinos, o relógio está no topo dessa lista. Os relógios tornaram-se nas peças centrais dos nossos vestuários, mas usamo-los há apenas pouco mais de um século.

Diz-se que Elizabeth I de Inglaterra tinha uma pulseira com um “relógio” a funcionar desde o século 16, mas até começarmos a usá-los para coordenar ataques durante a Primeira Guerra Mundial, os relógios de pulso eram usados apenas por mulheres. Os homens usavam relógios de bolso.

O primeiro relógio de pulso movido a quartzo chegou ao mercado em 1969, tornando os movimentos mais confiáveis, mais precisos e muito mais baratos do que os relógios mecânicos. Os movimentos mecânicos eram comparativamente grandes, pesados, caros e menos precisos. Os relógios mecânicos podiam ter desaparecido nessa altura Mas não desapareceram.

Primeiro, os movimentos de quartzo não são particularmente bonitos de se ver. A maioria de nós possui vários relógios e, ao longo dos anos, habituámo-nos à frustração de tirar um da caixa e de encontrá-lo parado. Na era da sustentabilidade, o facto de não precisar de pilhas é também uma proposta atrativa. Enquanto algumas pessoas olham para o futuro à procura de ideias para melhorar, a resposta, neste caso, está no regresso ao clássico.

Em 1760, o relojoeiro André Charles Caron queria mostrar a complexidade do seu relógio aos seus clientes e removeu o mostrador de um dos seus relógios de bolso, expondo a dança hipnotizante que estava no meio. Os clientes ficaram maravilhados. Ele também percebeu que, removendo essa e outras peças em metal destinadas a esconder o mecanismo, tornaria os relógios mais leves e finos do que a concorrência. Assim nasceu o relógio esqueleto.

Saúdem todos o Dante

Que tenha um reinado longo

O Dante é inspirado no desejo de não usarmos mais pilhas, misturando a técnica relojeira clássica com a estética moderna. Encontramos o equilíbrio perfeito num relógio que usa o movimento do pulso como fonte de energia e expõe o seu coração pulsante ao mesmo tempo que o mostrador permanece facilmente legível.

Cada acessório que concebemos começa com um briefing - um documento interno que descreve por que queremos criar uma peça específica. Os relógios esqueleto de qualidade são muitas vezes proibitivamente caros e os que são mais económicos não são precisos ou os materiais com que são fabricados são de fraca qualidade. Queríamos alterar isso, então concebemos um relógio que maximizasse a relação qualidade/preço. Isso significava olhar para tudo com olhos imparciais, desde os materiais e os movimentos aos tratamentos de superfície, para que o investimento valesse a pena.

O design de um relógio esqueleto começa no movimento. Após contactarmos vários fabricantes de movimentos, encontrámos a combinação perfeita entre preço e precisão no movimento Seagull ST1646, um movimento conhecido pela confiabilidade. Os nossos designers desenharam alguns esboços que expunham as partes mais ativas do movimento - a roda de balanço, a mola principal, a roda de escape e as engrenagens - enquanto escondiam as partes menos atrativas, como a árvore de corda. Essas partes cobertas concederam-nos um pequeno espaço para exibirmos o logo da Seizmont.

A perfeição é um processo

Pode levar algum tempo para lá chegar

Tentativa após tentativa, chegámos a um esboço que nos encheu de orgulho. Enviámos o esboço a vários fabricantes para obtermos amostras. Não apenas testámos rigorosamente essas amostras como as usámos para escolher a cor do revestimento mais durável e atrativa. O revestimento a PVD no aço inoxidável cirúrgico provou ser a combinação mais forte e apelativa e, como é efetuado em larga escala, a caixa do relógio é notavelmente mais acessível e durável.

A decisão de expor o rotor (o peso na parte de trás que mantém a corda do relógio enquanto balança o braço) também foi um debate interessante. Por um lado, se raramente o vê quando o relógio está preso ao pulso, então para quê incomodarmo-nos em expô-lo? Um fundo em vidro é mais caro do que um fundo em aço inoxidável simples e é mais difícil de manter a resistência à água. Mas por outro lado, para aqueles que gostam de saber como funcionam os relógios mecânicos automáticos (o que se aplica à maioria de nós que opta por relógios esqueleto), o rotor, a mola e as engrenagens na parte de trás são tão fascinantes quanto a parte da frente. Mas se pretende expô-los, é melhor garantir que o resultado é atrativo. E é.

A decisão final a ser tomada foi vidro mineral versus cristal de safira. Os nossos esboços iniciais exigiam vidro mineral, mas quando constatámos a robustez do resto do relógio devido ao aço inoxidável e ao revestimento PVD de alta qualidade, fazia sentido garantir que o cristal fosse mantido para que o relógio tivesse propriedades antirrisco e antimancha a 100%. O cristal de safira é muito mais forte do que o vidro mineral e, embora o seu preço tenha aumentado um pouco, acabámos com um relógio do qual realmente nos orgulhamos e que está disponível para todos.