Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

O que é um relógio das fases da lua e como acertá-lo

Aprenda a ler e a acertar uma das complicações mais antigas do mundo. Desde mostrar as fases da Lua a indicar a sua idade, o que um relógio das fases da lua faz é apenas parte da história.

Desde surfistas dependentes das marés a aldeões que caçam lobos durante a Lua Cheia, a nossa vida está conectada com a rocha com 4,53 mil milhões de anos que orbita o nosso planeta. Mesmo que não faça surf nem viva na Idade Média.

O Sol marca o início de cada dia, mas são as fases da Lua que originam o que aprendemos a chamar de meses. Aqui na Dinamarca, a palavra "mês" até faz referência à Lua — måned.

Ao longo da história, monitorizar o progresso da Lua enquanto orbita a Terra tem sido a forma de planear comemorações, colheitas e até mesmo enviar ordenados ao fim do mês.

Pergunte aos Três Reis Magos... Há algo misterioso no céu noturno. Um fascínio que nos conectou ao longo da história, e um relógio com as fases da lua é a sua oportunidade de transportá-lo consigo.

Desde a Antiquéria — um modelo grego antigo do sistema solar — às igrejas do Renascimento, a complicação da fase da Lua sobreviveu aos tempos e mantém o título da complicação de relógio mais antiga do mundo.

1 O que é um relógio das fases da lua e como acertá-lo1.1 O que é um relógio de fases da lua?1.2 Como funciona um relógio de fases da lua?1.3 2 tipos de complicações das fases da lua1.4 Como acertar um relógio de fases da lua1.5 Porque é que as pessoas compram relógios fases da lua?

O que é um relógio de fases da Lua?

Um relógio com as fases da Lua é um relógio que mostra as diferentes fases da Lua através de um pequeno orifício no mostrador. Este orifício permite-lhe conhecer a fase atual da Lua tal como parece no céu sem ter de sair à rua à noite.

O relógio recebe o seu nome da forma da lua quando se desloca pela Terra. Estas fases — a forma da parte iluminada pelo sol visto da Terra — chamam-se fases da Lua ou fases lunares.

A forma da Lua muda gradualmente ao longo do mês à medida que orbita pela Terra e a Terra orbita o Sol.A abertura esconde a parte da Lua que não é visível durante o ciclo lunar de 29,5 dias.

Caso já se tenha esquecido tudo o que aprendeu na escola primária, lembre-se que só conseguimos ver a Lua se for exposta aos raios solares. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol (Lua Nova), não a conseguimos ver. Mas se a Lua está atrás da Terra (o nosso planeta está entre a Lua e o Sol), veremo-la iluminada. Dá-se o nome de Lua Cheia.

Os relógios de fases da lua destacam 4 das 8 fases lunares (vistas no Hemisfério Norte):

  1. Lua Nova - A Lua está entre a Terra e o Sol e o lado da Lua virado para nós não recebe luz solar direta — apenas a luz refletida da Terra ilumina a Lua.
  2. Quarto Crescente - A Lua viajou ¼ à volta da Terra e está situada a 90 graus em relação ao Sol. Do nosso ponto de vista, está iluminada pela metade (do lado direito).
  3. Lua Cheia - A Lua viajou ¼ à volta da Terra e está situada a 90 graus em relação ao Sol.
  4. Quarto Minguante - A Lua viajou mais ¼ da sua órbita à volta da Terra e está iluminada do lado esquerdo. É exatamente o oposto do Quarto crescente.

Qual é a diferença entre um relógio com o Sol e a Lua e um relógio com as fases da Lua?

Os relógios com a fase da Lua têm uma complicação que acompanha a mudança das fases da lua.Os relógios de Sol e Lua têm um mostrador que mostra o sol durante o dia e a lua à noite.

Enquanto os relógios com uma complicação de Sol e Lua são apelativos, basicamente são relógios a.m./p.m. Esses relógios, tal como os relógios com uma complicação da fase da Lua, são usados mais pelo design e estilo do que para saber realmente se é está de dia ou de noite.

São de certa forma úteis se vive num país como a Dinamarca onde a luz do dia parece encolher para minutos, durante o inverno. É sempre bom saber que o Sol devia ser visto... mesmo se não for.

Notice the difference between a sun and moon watch (1) and a moonphase watch (2).

Como funciona um relógio de fases da lua?

Antes de mergulhar na mecânica de uma complicação das fase da Lua, é importante perceber o que potencia o seu movimento. Aqui estão os diferentes movimentos que existem para este tipo de relógio: os relógios automáticos geram energia a partir dos seus movimentos quando os utiliza.Os relógios mecânicos precisam que lhes dê corda manualmente (geralmente através de uma coroa lateral) para funcionarem.E os relógios movidos a quartzo são alimentados por pilha.

Num relógio com as fases da Lua movidos a quartzo, o mecanismo interno é programado antecipadamente com altíssima precisão.Para os relógios mecânicos e automáticos, o processo fica um pouco mais técnico, pois é necessário um conjunto de engrenagens para rastrear a posição da Lua.

Por detrás do mostrador de um relógio típico com as fases da lua há um disco decorado com 2 luas idênticas. O disco efetua um ciclo completo a cada 29,5 dias. Isto imita a órbita da Lua à volta da Terra — à volta de 29 e 1/2 dias.

Este disco é movido por uma engrenagem com 59 dentes que avança um entalhe a cada 24 horas. É este movimento muito ligeiro do mostrador que faz com que muitos utilizadores novatos de relógios de fases da lua pensem que o relógio deles não está a funcionar.

Existem duas luas em cada disco para que depois de terminado um ciclo lunar de 29,5 dias, a 2ª lua aparecerá na abertura.

Ciclo Lunar = 29,5 dias
59 Dentes
na engrenagem = 29.5 x 2

O submostrador de fases da lua mais frequentemente utilizado tem a forma de um semicírculo delineado com 2 formas arredondadas.Estas representam a silhueta da Terra.

Se o seu relógio de fases da lua estiver corretamente ajustado, poderá ver a Lua aparecer à esquerda atrás da Terra, para eventualmente desaparecer pela direita. Isto também lhe permite saber se a Lua está na fase crescente ou minguante.

Os relógios fases da Lua são precisos?

A maior parte dos relógios de fases da lua não mantêm a sua precisão para sempre e irão dessincronizar em menos de 3 anos. Isso acontece porque o mês lunar ou sinódico tem na verdade 29 dias, 12 horas e 44 minutos. Enquanto que os processos de fabrico obrigam ao uso de engrenagens com 59 dentes, completando o resultado final.

Ryan Schmidt, o autor do The Wristwatch Handbook, diz assim: “Como o ciclo lunar exato dura 29.530588853 dias, a maneira mais simples de representá-lo mecanicamente é usar duas imagens da Lua numa roda dentada de 59 com dentes que são acionados pela engrenagem da hora. Isto significa que cada Lua no disco passará pela abertura a cada 29,5 dias. Por causa da diferença de 0,03 dias, o ponteiro indicador terá perdido um dia de precisão a cada 3 anos.”

Se não se importa de ajustar a complicação todos os 3 anos, verificará que a complicação da fase da lua é precisa o suficiente para o uso diário. Se a ideia de uma ligeira imprecisão todos os 3 anos é-lhe insuportável... Compre um relógio astronómico da fase da lua com uma engrenagem de 135 dentes. Mas mesmo com 76 dentes a mais e uma precisão aumentada, ainda terá de corrigir a complicação a cada 122 anos.

2 Tipos de complicações das fases da Lua

Quer use um relógio mecânico clássico, um relógio de bolso, ou um relógo movido a quartzo acionado por pilha, é a complicação da fase da lua que chama a atenção de amigos e colegas invejosos.

Existem 2 tipos de mostradores à escolha — en forma de lua e radial.

Relógio fases da Lua em forma de meia-lua - Os relógios de fases da Lua mais populares possuem uma janela deste tipo,utilizando uma abertura em forma de meia-lua sublinhada por 2 arcos circulares que representam a silhueta da Terra.

Moonphase Watch with Bosom Display

Relógio de fases da lua radial - A janela radial das fases da lua usa um ponteiro para apontar a forma da Lua. Numa janela radial, é o ponteiro que se move, não as imagens da Lua.

Moonphase Watch with Radial Display

Como acertar um relógio de fases da Lua

Como pode imaginar, existem diferentes tipos de complicações de fases da lua com diferentes níveis de complexidade. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a acertar o relógio de fases da lua (a menos que indicado de outra forma no manual fornecido com o relógio).

  1. Antes de acertar a complicação da fase da lua, puxe a coroa e mova os ponteiros para 6h30. Isso é feito como medida preventiva — caso a posição deles possa prejudicar o movimento ao ajustar a fase da lua.
  2. A seguir, use a internet para encontrar
    como é a Lua vista da Terra no momento do acerto. Existem muitos sites disponíveis com informações exatas... por isso não tem de permanecer na rua esta noite para descobri-lo sozinho.
    É importante ver se a Lua está a crescer (passar de Lua Nova para Lua Cheia — lado esquerdo da abertura) ou a minguar (Lua Cheia para Lua Nova — lado direito da abertura).
  3. Depois de saber a fase da Lua, mova o disco para que a Lua Cheia apareça. Isto é quando a lua está no centro da janela.
  4. A partir daqui, conte os dias desde a última Lua Cheia. Gire a coroa para mover a lua para a fase atual. Em geral, um dente por cada dia.
  5. Empurre a coroa de volta para a sua posição normal e está feito.

Como ler um mostrador de fases da Lua

Showing Last Quarter, Full Moon, First Quarter and New Moon (No Moon)

Como ler a idade da Lua num relógio de fases da Lua?

Enquanto a Lua tem cerca de 4,5 mil milhões de anos, alguns relógios de fases da lua medem a idade da Lua como o número de dias decorridos desde a última Lua Nova. O tempo entre essas 2 luas é mostrado em incrementos de 1-29,5 dias no disco.

Porque é que as pessoas compram relógios fases da Lua?

Com toda a honestidade, existem várias aplicações ou sites com informações muito mais detalhadas sobre as diferentes fases da Lua. Além disso, pode sempre ir à rua e procurá-la — a Lua não se esconde. Mas a outra — atrevemo-nos a dizer — razão mais importante para usar um relógio com as fases da Lua é a sua aparência e a história que contará a orbitar a Terra no seu pulso.

O que um relógio da fase da lua faz é apenas uma parte da história que conta. Na Trendhim, acreditamos que cada acessório que usa faz parte da sua história. Aquela que conta para si próprio e aquela que conta para os outros. Quer esteja a aperaltar-se para uma entrevista de emprego ou à procura do relógio perfeito para o primeiro encontro... O que usa tornar-se-á parte da sua viagem e um detalhe da sua história que a torna especial.