Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

Como fazer crescer a barba certa para si

Compilámos todas as dicas, truques e produtos de que precisará para ter uma barba macia, farta e saudável. Quer esteja a deixar crescer a barba pela primeira vez ou seja um verdadeiro viking, é sempre bom saber qual é o seu tipo de rosto.

Não temos qualquer dúvida neste assunto.As barbas estão na moda!

Os homens sempre cortaram a barba. Em termos históricos, a tendência era ter a barba feita. Desde a era vitoriana que ter a barba feita é popular no Ocidente, mas os últimos 10 anos viram um ressurgimento no número de homens que optam por deixar crescer a barba.

Todos os homens, numa altura da sua vida, deviam experimentar deixar crescer a barba. Pode não ficar bem ou não ter o efeito desejado, mas só há uma maneira de descobrir – deixando-a crescer.

E as razões para deixar crescer a barba vão além da mera curiosidade.

Os pelos faciais dos homens desenvolveram-se ao longo do tempo para terem um valor inato de perceção evolutiva e social que inclui:

  • Ser um sinal de saúde e boa forma física
  • Demonstrar a idade e a capacidade sexual (não quer que pensem o contrário)
  • Mostrar aos "concorrentes" que está no auge da sua maturidade, ou seja, agressivo e pronto para a batalha (durão no sentido literal)

Embora a virilidade se tenha tornado uma palavra da moda, um termo depreciativo e uma questão de opinião geral. Num ponto de vista biológico, não restam dúvidas – as barbas são másculas e demonstram a masculinidade instantaneamente.

O Evolution and Human Behaviour Journal descobriu que entre homens com barba completa, bigode, barbicha ou barba feita, as mulheres elegeram os homens com barba como sendo os mais atraentes.

Mas não são apenas os mais atraentes.

As mulheres classificaram os homens com barba completa como sendo mais masculinos, maduros, bem parecidos, dominantes, autoconfiantes, corajosos, liberais, originais e empreendedores. Não é uma lista negativa de qualidades a que se possa estar associado.

E para aqueles homens preocupados com usar barba no trabalho, saiba que uma barba bem tratada e bem cuidada tem um aspeto tão elegante e profissional como o seu colega com cara de bebé.

A única coisa que realmente falta agora é deixá-la crescer.

1 Como fazer crescer a barba certa para si1.1 Que tipo de barba deve escolher?1.2 Escolher o tipo de barba certo para o seu formato de rosto1.3 Como deixar crescer a barba pela primeira vez1.4 Dê início à sua barba da maneira certa1.5 Perguntou – nós respondemos

Que tipo de barba deve escolher?

Embora a sua barba seja única, pode ter um estilo específico em mente. Deixar a barba crescer é um exercício que testa a paciência. Uma tesourada desajeitada pode fazer-lhe perder semanas ou meses, por isso não tente improvisar.

Quer pretenda uma barba aparada simples ou uma barba como a do Gandalf, idealmente a sua barba deve combinar com o formato do seu rosto e valorizá-lo. Não se fique por apenas uma barba que segue os contornos do seu rosto num determinado comprimento.

Além do formato do rosto, há alguns outros aspetos a considerar ao escolher um estilo.

  • Comprimento – Certamente terá alguma preferência no comprimento da barba. Isto pode depender do estilo pessoal e do contexto social/profissional.
  • Zonas irregulares – Cada pessoa tem uma cobertura de barba única. O local e o tamanho das suas zonas irregulares determinarão o estilo mais adequado para si.
  • Densidade - Isto é genético e alguns homens simplesmente não conseguem fazer crescer barbas densas por mais que tentem.

Escolher o tipo de barba certo para o seu formato de rosto

Ter uma barba com o mesmo comprimento em todo o lado é um verdadeiro desperdício de potencial. O ideal é que a sua barba e o seu rosto trabalhem em sintonia para proporcionar um aspeto suave e simétrico.

Aqui estão algumas dicas para conseguir isto com base na forma do seu rosto.

Rosto oval

An oval face is a middle ground between other face shapes and generally the most appealing.

If this applies to you, you’re lucky and most beard shapes will suit you well.

Rosto quadrado

Vais quer ter uma barba mais cheia no queixo e mais curta nas laterais. Uma barba mais longa e estreita irá alongar o seu rosto sem alargá-lo.

À medida que cresce, esculpe-a em forma redonda e oval para um contraste agradável com a sua estrutura óssea mais angular.

Rosto redondo

Similar to square faces, you’ll want to grow a beard that’s longer on the chin than on the sides.

Round faces tend to be as long as they are wide. A more angular beard (not too sharp) will complement nicely.

Rosto retangular

Como o seu rosto é mais comprido do que largo, deverá manter a barba mais comprida nas laterais do que no queixo, para que a proporção seja mais equilibrada.

Tal irá acrescentar largura ao seu rosto mais estreito.

Rosto triangular

É mais complicado conseguir uma barba apelativa se tiver um rosto triangular, uma vez que o maxilar já é mais largo que a testa.

A melhor opção é manter a barba curta.

Outra opção é deixar a barba crescer mais nas laterais do que no queixo e esculpi-la para dentro, alcançando um efeito geral mais oval.

Rosto em forma de diamante

Tal como os rostos de formato triangular, pode ser difícil obter uma barba proporcional num rosto em forma de diamante.

Vai querer uma barba mais comprida no queixo do que nas laterais. Se tiver maçãs do rosto muito angulosas, o pelo deverá ser ligeiramente mais curto no queixo do que em qualquer outro lugar para alcançar um acabamento arredondado.

Como deixar crescer a barba pela primeira vez

Tem um objetivo final com base no formato do seu rosto e noutros fatores.

Mas como pode começar realmente?

Isto não é ciência aeroespacial. Para começar a ter barba, pare de fazê-la.

Como conseguir que os seus pelos faciais cresçam mais rapidamente? A rapidez e a amplitude do crescimento da barba varia de homem para homem. Deve saber como é a sua barba antes de começar a fazer alguma coisa a esse respeito.

Deixar a barba crescer mostra como ela cresce naturalmente e revela quaisquer idiossincrasias que a sua barba possa ter. Isto permite-lhe saber qual a melhor forma de moldá-la quando chega a essa fase.

Dependendo da espessura da barba, pode ser difícil ultrapassar esta fase - as barbas finas nunca são muito apelativas.

É mais fácil passar por esta fase durante as suas férias ou durante o "No Shave November", pois pode crescer sem que lhe dê demasiada importância.

O início da comichão – O que fazer para aliviar a comichão causada pela barba

A comichão causada pela barba é um problema comum ao começar a deixá-la crescer. Para a maioria dos homens, a comichão cessa após algumas semanas... mas pode demorar mais tempo se tiver pele sensível.

Muitos homens não conseguem ultrapassar essa fase, não importa quantas vezes tentem deixar a barba crescer. Uma das razões mais comuns de os homens desfazerem a barba após duas semanas é não conseguirem aguentar a comichão enquanto a barba está áspera devido a pontas toscas e rígidas.

Uma vez passada essa fase, o pelo suaviza consideravelmente e a comichão desaparece.

Se a comichão não desaparecer ou voltar mais tarde, é provável que a mesma não esteja relacionada com a barba, mas sim com o facto de ter a pele seca ou outro problema de pele. Uma rotina de barbear adequada pode ajudar a pele a manter-se macia e hidratada.

Quando aparar a barba

Embora deva deixar a delineação geral da sua barba para o barbeiro e os seus conhecimentos, há algumas coisas que pode fazer em casa.

Uma delas é aparar a linha do bigode para que os pelos não lhe entrem pela boca.

Também pode barbear o pescoço e a parte superior das bochechas para manter uma distinção clara entre a zona com barba e a zona sem barba.

Clique aqui para saber mais sobre como aparar o bigode e as bochechas.

Barba e Saúde

Um dos aspetos mais negligenciados do crescimento da barba é a sua saúde geral. Embora este não seja um artigo de saúde, existem 4 aspetos básicos a ter em conta para um crescimento otimizado da barba – sono, hidratação, nutrição e testosterona.

Sono A falta de sono não só o faz-se sentir horrível, como também aumenta os níveis de cortisol (hormona do stress) que prejudicam o cabelo e a barba.

O tempo exato que deve dormir varia, mas é geralmente de 7 a 9 horas, dependendo da idade, da forma física e do quanto gosta da sua barba.

Hidratação O primeiro passo para ter uma barba saudável, macia e bem hidratada é garantir que está bem hidratado!

Existem várias regras quanto à quantidade de água que se deve beber, mas todas são bastante arbitrárias e variam em função de inúmeros fatores. O objetivo básico é produzir urina límpida e não precisar de ir à casa de banho de 5 em 5 minutos.

Nutrição Além de tudo o que já mencionámos antes, o açúcar e a comida de plástico enfraquecem o seu pelo/cabelo. Isto não só torna a barba mais suscetível a formar pontas espigadas, como também diminuiu o brilho e a suavidade natural.

Além de uma dieta equilibrada, determinadas vitaminas e minerais são a chave para uma barba forte e espessa.

Apesar de nenhuma destas ter comprovadamente aumentado o crescimento, a velocidade ou a espessura do pelo, a falta destes elementos pode dificultar o crescimento de uma barba majestosa... e pode até impossibilitar tal coisa.

Tome suplementos apenas se não obtiver as vitaminas através da alimentação. Idealmente, terá tudo o que precisa com uma dieta equilibrada (que inclui proteína, amantes de ginásio!). Uma vez atingida a dose diária recomendada, o excesso é libertado sob a forma de resíduos, que podem ser nocivos.

Biotina (Vitamina B7) Responsável pela saúde da pele e produção de queratina.

Alimentos a ingerir: batatas, avelãs, nozes, papas de aveia, cevada

Vitamina D e ferro Os baixos níveis de vitamina D e ferro causam queda de pelo/cabelo. Tal como a biotina, atingir os níveis recomendados não fará o seu pelo crescer mais depressa ou mais grosso, mas não ter estes elementos é preocupante para qualquer pessoa interessada em ter cabelo ou barba saudável.

Alimentos a ingerir (vitamina D): peixe gordo (atum/cavala), queijo, gemas de ovo, alguns alimentos enriquecidos com vitamina D (alguns produtos lácteos, sumo de laranja, cereais). Alimentos a ingerir (ferro): cogumelos secos, farelo, trigo sarraceno, fígado, caju, aveia, lentilhas, amendoins.

Vitamina A A insuficiência de vitamina A pode causar a queda de cabelo.

Esta também é essencial para a produção de sebo. O sebo é o óleo/gordura natural que se forma no seu pelo e impede que o mesmo se torne frágil e seco.

Alimentos a ingerir: cenoura, alface, batata-doce, óleo de fígado de bacalhau, fígado de peru, abóbora-menina

Testosterona Existe uma correlação entre altos níveis de testosterona e espessura de pelo. Quando é adolescente, os níveis de testosterona elevados são os primeiros responsáveis pelo aparecimento da barba.

Felizmente, existem vários métodos naturais que pode utilizar para aumentar os níveis.

  • Dormir 7 a 9 horas por noite. Mencionámos acima que a falta de sono aumenta a produção de cortisol. Os estudos são claros:
    quantas mais horas de sono, mais testosterona.
  • Não passe fome. Talvez queira perder uns quilinhos, mas as dietas de baixas calorias atrasam o sistema reprodutivo e diminuem a produção de testosterona.
  • Treino de resistência. O treino de musculação, especialmente os grandes movimentos compostos como os agachamentos e os deadlifts, demonstraram aumentar os níveis de testosterona. Também aumentam a massa muscular e queimam gordura, o que também aumenta os níveis.

Dê início à sua barba da maneira certa

Perguntou – Nós respondemos

Devo desfazer a barba no verão?

Muitos homens deixam crescer a barba no inverno e desfazem-na no verão devido ao medo de sobreaquecimento.

Pense na barba como um escudo e não como um aquecedor.

Enquanto protege o seu rosto do frio e do vento no inverno, também o protege do sol no verão... deixando-o mais fresco, não mais quente. É como se as suas bochechas estivessem permanentemente à sombra.

A utilização de óleo de barba para estimular o crescimento é bom ou mau?

O óleo para barba é o melhor amigo da sua barba. É um produto indispensável para conseguir uma barba suave e saudável.

O azeite é adequado para o crescimento da barba?

O azeite pode ser utilizado como óleo natural para barba e possui muitos benefícios para a pele e o cabelo... incluindo prevenir a caspa.

O problema é que o azeite tem uma baixa taxa de absorção, o que significa que permanece na barba e pode deixá-lo com um aspeto oleoso.

A vantagem da maioria dos óleos para barba é que são rapidamente absorvidos e deixam-no com um aspeto fresco.

Porque é que a minha barba causa comichão?

Pode sentir comichão quando a barba começa a crescer, uma vez que o pelo duro e áspero perfura a pele pela primeira vez.

Isto geralmente resolve-se após algumas semanas, mas pode ser um desafio para os homens que começaram recentemente.