Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

Como usar uma boina com estilo

Já alguma vez pensou em usar boina mas duvida que lhe fique bem? Estamos aqui para sossegá-lo e mostrar-lhe que tem o estilo certo para usar uma boina que é tendência há mais de 400 anos e que não cairá em desuso assim tão facilmente.

As tendências de moda vão e vêm. Quantos homens vê por aí a usar boinas? As tendências acabam porque não passam disso mesmo...de tendências. A boina não surgiu como mais uma tendência, surgiu como uma necessidade e é um item indispensável na moda masculina há décadas.

Se quando pensa em boinas, surge-lhe logo aquela imagem de um ‘Almoço no topo de um arranha-céus’ ou de um avôzinho a jogar golfe em Miami, tem o seu quê de razão. O formato e os materiais clássicos da boina mantêm-se populares nos dias de hoje tal como eram quando eram usadas antigamente pelos vendedores de jornais e o avô...bem, o avô fará sempre o que lhe der na gana.

1 Como usar uma boina com estilo1.1 O que é uma boina?1.2 A boina - popular desde 15701.3 Boina de jornaleiro versus boina standard: qual é a diferença?1.4 Como determinar o seu tamanho de chapéu em dois passos1.5 Como usar uma boina1.6 Inspire-se com estes looks com boinas1.7 Como lavar uma boina à mão1.8 Perguntou - nós respondemos

O que é uma boina?

Antes de entrarmos na definição de boina, debruçemo-nos na velha questão - Qual é a diferença entre um chapéu e uma boina?

Um chapéu é algo que se coloca em cima da cabeça com uma aba que a circunda. Imagine um Fedora ou um chapéu de cowboy. Ou então pense no Bruno Mars ou no Indiana Jones.

Os bonés têm um formato diferente dos chapéus. Têm uma pala mas não estão circundados por uma aba, possuem uma copa (no topo) não muito elaborada (comparados com os Fedora que apresentam uma copa bastante estruturada). Alguns bonés, como os bonés de beisebol, os snapbacks e os strapbacks possuem uma copa com alguma estrutura mas não têm uma aba como os chapéus de cowboy.

A boina é um exemplo clássico de um boné tradicional. É importante que tenha em mente que os termos viseira e pala são muitas vezes usados para significar a mesma coisa.

Os chapéus têm uma aba circular enquanto que as boinas não têm.

Na sua forma mais pura, o corpo da boina situa-se em cima e atrás da pala e é costurado ou preso na parte superior. As boinas identificam-se pelo seu perfil triangular e adequam-se à maioria dos formatos de rosto - desde ao David Beckham ao homem que acha que os chapéus não são para si.

Tradicionalmente fabricadas em tweed (lã) ou em algodão, as boinas para homem dos dias de hoje estão disponíveis numa variedade de materiais incluindo a pele vegana, o linho, o algodão ou as misturas sintéticas.

Dependendo do material, as boinas mantêm a sua cabeça quente no inverno e fresca no verão ao mesmo tempo que complementam bem um fato de verão ou um sobretudo de inverno.

A boina é conhecida por diversos nomes como a oitavada, a militar, a escocesa, a italiana, a francesa e a espanhola, são apenas alguns nomes. Independentemente da maneira como a chama, a boina é mais fácil de usar do que o chapéu Fedora e combina melhor com um fato do que o boné.

Espreite a nossa coleção de boinas para homem e veja por si porque é que é uma peça indispensável nos guarda-roupas dos homens há mais de 400 anos.

A boina - Popular desde 1570

A boina é usada há centenas de décadas – desde 1570 para sermos mais precisos. De 1570 a 1590, o governo britânico, na tentativa de apoiar a indústria da lã, exigiu que todos os homens usassem uma boina em lã aos domingos. No entanto, os nobres ingleses não eram obrigados a cumprir com esta lei... azar deles.

A lei não teve vida longa, mas a boina tornou-se parte do uniforme masculino.

Pesquise qualquer foto dos anos 1910 e 1920 e verá um mar de boinas. O que começou como uma obrigação, foi oficialmente adotado como um acessório indispensável. A boina tornou-se ainda mais popular nos anos 1990 quando rappers e estrelas pop começaram a adotar a boina nos seus looks, tornando-na num acessório de moda.

Hoje em dia, a boina ainda é bastante usada. Talvez seja porque tanto combina com looks formais como com looks informais... talvez seja porque favorece os rostos. Ou talvez seja porque as coisas boas nunca passam de moda.

Boina de jornaleiro versus boina standard: Qual é a diferença?

Somos os primeiros a admitir que chamar uma boina de jornaleiro de boina standard, não é nenhum crime. Enquanto a polícia da moda não dá ares da sua graça e nos manda para a prisão, poder distinguir estes dois estilos de boina irá ajudá-lo a determinar qual é mais adequada para si... e poderá brilhar ostentado o seu conhecimento quando este tema surgir na conversa.

A boina de jornaleiro foi usada pela primeira vez no final dos anos 1980, princípio dos anos 1900, pelos vendedores de jornais. É parecida com a boina standard uma vez que ambas são fabricadas em tweed e têm um formato arredondado e baixo assim como uma pala curta.

A maior diferença entre elas é que a boina de jornaleiro é mais arredondada e volumosa que a boina standard. As boinas de jornaleiro possuem 8 painéis que parecem fatias de pizza costuradas entre si e quase sempre apresentam um botão no topo onde os painéis se juntam.

Se tiver dúvidas, procure pelas fatias de pizza e verá se está perante uma boina de jornaleiro ou uma boina standard.

Como determinar o seu tamanho de chapéu em dois passos

A fita e a aba criam a estrutura do chapéu que deve assentar confortavelmente na sua testa tal como um boné. Evite usá-lo demasiado apertado para não magoá-lo ou demasiado largo.

  1. Enrole uma fita métrica ou um cordel firmemente à volta da cabeça cerca de 0,5 cm acima das orelhas (a meio da testa)
  2. Veja quantos centímetros tem, encomende a sua boina e conquiste o mundo.

Como usar uma boina

Porque este tipo de chapéu combina com os vestuários mais casuais mas também porque usar e combinar a boina com os conjuntos mais formais é mais fácil do que pensa.

  • Aposte nos tecidos clássicos – Lembre-se que os materiais naturais são mais respiráveis e protegem melhor do sol. Escolha tecidos naturais como o tweed (lã), o algodão ou o linho.
  • Permaneça fiel ao seu estilo – Estilize a pala para moldurar o seu rosto exercendo uma leve pressão e molde-a numa curva suave.
  • Use-a corretamente – Independentemente da música de fundo, use a sua boina da maneira correta e não ao estilo dos anos 90. Este conselho pode parecer contraditório com o conselho deixado no ponto anterior, mas pense nele como um conselho de amigo.
  • Considere a estação do ano – O linho respirável e o algodão leve são perfeitos para usar no verão e na primavera enquanto que a lã e o algodão grosso são mais adequados no inverno.
  • Dê prioridade à simplicidade – Tal como o
    laço, evite usar demasiados acessórios vintage no mesmo look. As boinas combinam bem com os laços, os supensórios e os blazers... mas se usar estes acessórios em conjunto parecerá que vai a alguma festa steampunk.
  • Escolha apenas um padrão – Se escolheu uma boina padronizada, certifique-se que os outros padrões que está a usar combinam entre si. Pense na sua boina como um acessório que irá melhorar o conjunto. Pense nela como uma escolha consciente em vez de algo que retirou à pressa do bengaleiro ao sair porta fora.
  • Olhe para o interior – Tão importante como o revestimento, a carneira (a faixa de tecido que protege o chapéu de entrar em contato com o suor de quem o usa) é também muito importante. Todas as nossas boinas da Fawler são fabricadas à mão em Itália e incluem uma carneira macia e que não causa comichão. Ela não apenas irá incrementar a respirabilidade como também mantê-lo-à confortável ao longo do dia.

Inspire-se com estes looks com boinas

As boinas standard e as boinas de jornaleiro combinam com tudo, desde um conjunto de ganga e t-shirt a um fato de verão. Se optar por uma boina de cores neutras (em preto, castanho, bege ou cinza), será mais fácil encontrar roupas que combinem.

Apresentamos-lhe abaixo três looks completos com boinas. Observe que as cores são em geral neutras e o estilo é casual.

Saiba mais como combinar acessórios, cores e padrões com o nosso manual com as 7 Regras essenciais para combinar acessórios para homem.

Look 1

As camadas são indispensáveis nos meses de inverno. Ao pensar num look de inverno, pense na boina como um elemento de estilo do conjunto em vez de um acessório puramente funcional.

Neste look, combinámos um cachecol espesso em lã de cor preta com uma boina castanha com textura. A cor castanha não combina exatamente com o casaco (não queremos combinações perfeitas) e fica muito bem com os sapatos e a mala em pele castanha.

O resultado é um look harmonizado e relaxado o suficiente para ser confortável.

Comprar o look

Look 2

Mostre que sabe aperaltar-se com este fato cinza claro com detalhes azuis escuros. E junte-lhe uma boina de jornaleiro com um design pied-de-poule.

Certifique-se que a boina que escolhe não combina perfeitamente com o fato. Neste caso, o padrão pied-de-poule complementa com o fato de uma só cor enquanto que as cores subtis da boina combinam com os detalhes azuis escuros do conjunto vistos na gravata e no lenço de bolso.

Comprar o look

Look 3

Se é o tipo de homem que gosta de usar calças de ganga e t-shirt, esta versão melhorada de um conjunto casual pode ser aquilo que procura quando pretende cuidar um pouco mais da sua imagem.

Esta boina cinza escura combina perfeitamente com o blazer claro, a sweat shirt branca e os sapatos cinza. O conjunto tem um ar natural porque todas as cores permanecem na mesma paleta neutra de cores. Complemente-o com detalhes pretos e brancos e sapatilhas brancas ou loafers em pele.

Continua a preferir as suas calças de ganga? Mantenha o blazer e troque as calças para as suas calças de ganga preferidas.

Comprar o look

Como lavar uma boina à mão

As boinas em lã, linho e em algodão podem ser lavadas à mão. É muito importante que não molhe a aba e que proceda à lavagem com cuidado - não é tarefa para realizar à pressa.

  1. Encha uma taça com água morna. Não use água quente pois poderá danificar o chapéu. Adicione uma pequena quantidade (cerca de uma colher de chá) de um detergente suave.
  2. Coloque na água uma pequena parte do chapéu (deverá ser uma parte que não esteja tão visível) para verificar se a cor desvanece. Se não desvanecer, continue. Se a cor desvanecer, pare com a lavagem.
  3. Coloque a parte de trás da boina na água e deixe a pala de fora. Lave a boina com cuidado de trás para a frente. Evite molhar a pala a não ser que esteja particularmente suja.
  4. Foque-se na carneira e esfregue um pouco para retirar qualquer vestígio de suor ou cremes.
  5. Assim que tiver terminado a lavagem, retire-a da água e enxague com água limpa para remover todo o detergente. Pressione-a com a ajuda de uma tolha para retirar o excesso de água. Não aperte nem torça a boina.
  6. Deixe a boina secar ao ar livre longe dos raios solares diretos e do calor. Ao pousá-la, volte a dar-lhe a sua forma natural pois irá secar da forma como a deixar.

Na maioria dos casos, apenas irá precisar de lavar a carneira... a não ser que tenha sido atacado por um bando de pombos.

Evite molhar a pala pois a maioria das palas é fabricada em cartão que poderá partir e perder a forma. Se tiver de lavar a pala, use apenas uma toalha limpa e um pouco de água.

Perguntou - Nós respondemos

Qual é a melhor boina para usar?

A "melhor" boina depende de si e da sua história.

Se gosta de boinas mais volumosas, escolha uma boina de jornaleiro como esta boina clássica em algodão leve da Fawler. Ou se pretende algo mais moderno, opte por esta boina em pele vegana de cor cinza.

Posso usar uma boina no verão?

Pode usar uma boina no verão se esta for fabricada em linho respirável ou em algodão leve. A última coisa que quer é ficar com a testa molhada.

Certifique-se que tanto o forro como o revestimento absorvem a humidade. Experimente esta boina em 100% linho.

Posso usar uma boina num casamento?

As boinas são bastante populares em eventos casuais mas, em algumas circunstâncias, podem muito bem ser combinadas com um fato formal. Apenas lembre-se de a retirar quando entrar na igreja.

Para saber mais sobre como vestir-se em casamentos, espreite o nosso manual para noivos e convidados de casamentos.

Devo escolher uma boina standard ou uma boina de jornaleiro?

O fabrico à mão e a construção são o mais importante na hora de escolher uma boina standard ou uma boina de jornaleiro. Cada uma das nossas boinas da Fawler são fabricadas à mão em Itália através de métodos tradicionais e materiais clássicos.

Compre a nossa coleção mais recente de chapéus e bonés de fabrico italiano e os nossos favoritos de inverno em exclusivo na Trendhim.

SUBSCREVA PARA GANHAR 400 €

Subscreva a newsletter para receber constantes dicas de estilo, ofertas especiais e informações sobre o lançamento de novos artigos. Ficará automaticamente habilitado a ganhar um cheque presente no valor de 400 € no nosso sorteio mensal.

Tomei conhecimento da Política de Privacidade da Trendhim. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.