Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 44 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

O que vestir em casamentos: Ideias para homem

Não sabe bem o que deve vestir num casamento? A regra número um é não desviar as atenções do noivo (ou da noiva...ela iria odiar que o fizesse). Se quer dominar a arte de bem vestir em casamentos, incrementar o seu estilo pessoal e ser o convidado mais elegante de sempre, aqui está um guia indispensável a que deve dedicar uns minutos do seu tempo.

Os casamentos devem ser divertidos. Esperamos que os noivos sejam de facto felizes e que haja champagne para todos. Por muito que os casamentos possam ser divertidos, saber o que vestir num casamento pode ser problemático.

Não quer vestir-se exatamente da mesma forma do que os outros homens da sala mas também não quer desviar as atenções do noivo e pôr toda a gente a falar da sua gravata super original. É tudo uma questão de equilíbrio.

Quantos de nós recebeu um convite de casamento e entrou em pânico após ver o dress code e verificar que não sabe o que vestir num casamento que se irá realizar numa tarde de dezembro?

Combine isso com as expectativas culturais e do próprio local e já tem um problema em mãos.

  • O tipo de casamento – Secular ou religioso? A religião ou cultura dos noivos requer tapar a cabeça ou usar um vestuário especial?
  • Costumes locais – Existe algum vestuário ou peça de roupa tradicional que deve usar? Deve ter em mente que algumas regiões (mesmo dentro de um mesmo país) são mais conservadoras e reservadas do que outras.

Vamos falar de alguma terminologia sobre a arte de bem vestir para que apenas tenha de se preocupar em ser o melhor convidado de sempre...o que obviamente já é, caso contrário não teria sido convidado.

1 O que vestir em casamentos: ideias para homem1.1 Casamento ultra-formal (white tie)1.2 Casamento formal (black tie)1.3 Vestuário de cocktail para casamento1.4 Vestuário casual para casamento 1.5 Sem dress code1.6 O que vestir num casamento na primavera1.7 O que vestir num casamento no verão1.8 O que vestir num casamento no outono1.9 O que vestir num casamento no inverno1.10 A altura do dia1.11 8 dicas que deve ter em mente na hora de usar o seu fato1.12 O look1.13 Como dar o brinde de casamento perfeito1.14 Perguntou - nós respondemos

Casamento ultra-formal (White tie)

Se foi convidado para um casamento que obriga a um dress code "White tie", ou é uma estrela de cinema ou conhece alguém que o seja. Este dress code é o mais formal que existe e obriga ao uso de fraque, colete e alguns outros acessórios altamente formais.

Casamento formal (Black tie)

É o dress code exigido nos casamentos bastante formais e especiais. Para o homem vestir-se de acordo com o dress code "Black tie" deve cumprir com algumas regras - como usar um smoking preto - mas pode demonstrar a sua personalidade usando o lenço de bolso certo ou botões de punho com alguma originalidade.

Vestuário de cocktail para casamento

O dress code "Cocktail" para homens confere alguma liberdade, mas é esperado que use um blazer ou um fato (mas não um smoking) e que esteja elegante. Não roube o protagonismo ao noivo...mas mostre o seu estilo pessoal.

Vestuário casual para casamento

Pedir um dress code casual no seu casamento é uma forma muito simpática dos noivos de permitirem que use o seu fato ou blazer sem precisar de comprar nada de novo ou algo que ainda não possua...como um fraque. O vestuário casual em casamentos requer, geralmente, um fato e uma camisa normais, mas não pense que pode aparecer com um blazer desportivo.

Sem dress code

Neste caso, os noivos confiam que irá estar elegante sem estipularem um look específico para a cerimónia. Verifique onde se irá realizar a boda - um parque público ou na igreja da cidade - e a hora do dia. Sugerimos que use gravata ou laço e é aceitável usar calças de ganga escuras se o casamento for descontraído.

O que vestir num casamento na primavera

Se a sua primavera for como na Dinamarca, tanto pode ser gélida e húmida como quente e ensolarada. Se o dia estiver quente, use cores vivas no laço ou no lenço de bolso combinado com um fato de cor mais clara. Se o dia lembrar os dias de inverno, opte por um fato escuro como o cinza ou o azul escuro (preto não) e traga a primavera nos acessórios certos.

O que vestir num casamento no verão

Os casamentos no verão são conhecidos pelos céus azuis, temperaturas quentes e pelas fotos lindas conseguidas graças à ausência de nuvens no céu. Os casamentos no verão são também conhecidos pela transpiração desenfreada se não estiver vestido adequadamente. Opte por um fato de cor clara e adicione um toque de cor no laço, na gravata ou no lenço de bolso. E não se esqueça das braçadeiras de camisa para quando as temperaturas estiverem insuportáveis.

O que vestir num casamento no outono

Os casamentos no outono requerem um pouco mais de planeamento, pois tal como na primavera, as temperaturas podem variar. Invista na textura e deixe as cores da época unirem o seu look - opte pelas cores neutras como o castanho e toques de cor que combinem como o amarelo e o vermelho.

O que vestir num casamento no inverno

É muito raro haver casamentos casuais no inverno. Talvez porque as baixas temperaturas forçam as pessoas a estarem mais em ambientes fechados...ou porque é mais fácil parecer elegante e refinado em temperaturas mais amenas. Escolha um fato de cor escura para casamentos no inverno e invista em acessórios que estejam de acordo com a formalidade do evento.

A altura do dia

A nossa organizadora de casamentos favorita, a Emily Burton, sugere "Reserve o seu smoking preto para os eventos de fim de tarde ou de noite e os fatos de cores mais claros para durante o dia. Tenha sempre em mente o dress code e a estação do ano em que o casamento se irá realizar. Se não tiver sido definido nenhum dress code, um fato cinza escuro ou azul marinho são sempre opções vencedoras. Funcionam lindamente tanto de dia como de noite e os acessórios que escolher irão adequá-lo à ocasião, ao estilo dos noivos, à estação e à formalidade."

8 dicas que deve ter em mente na hora de usar o seu fato

Respondeu ao convite de casamento, encontrou uma acompanhante e sabe exatamente qual o fato que irá usar. Agora vem a parte em que vai experimentá-lo para ver se serve e se não parece que pediu um fato emprestado especialmente para o casamento...mesmo que o tenha feito.

  1. Certifique-se que o fato lhe serve. Comprar um fato diretamente de uma prateleira é aceitável desde que o modifique para que lhe assente na perfeição.
  2. Já tem uma camisa branca imaculada? Se sim, use-a. Se não tem, compre-a. Será a sua nova melhor amiga.
  3. Combine o seu
    cinto com os sapatos e quaisquer outras peles que use. Quanto aos metais, combine o seu
    relógio com a fivela do seu cinto e outros metais que vá usar.
  4. Quando está de pé, abotoe sempre o botão superior do seu blazer. Desabotoe-o quando está sentado. O botão inferior está sempre desabotoado.
  5. A manga do seu blazer nunca deve esconder completamente a manga da sua camisa. Uma pequena parta da camisa (1,3 cm aproximadamente) deve estar sempre visível.
  6. Outras dicas no que concerne o tamanho: a dobra das calças deve roçar na parte superior do seu sapato, e o botão superior ou intermédio não deve ficar situado abaixo do seu umbigo
  7. Os bolsos volumosos não o favorecem. Encontre outro sítio para colocar as chaves, a
    carteira e o telemóvel. Os
    prendedores de notas são ótimos para guardar o dinheiro. Os
    porta-cartões são finos o suficiente para caber no bolso do seu blazer. Apenas traga consigo a chave que precisa para chegar à casa...não a chave da arrecadação do jardim nem a chave do cacifo do ginásio.
  8. A certa altura, irá sentir calor durante a cerimónia ou durante a festa. Se precisar de tirar o casaco, espere que os anfitriões - como o pai da noiva - retirem os seus. É um sinal de respeito que funciona em qualquer parte do mundo.

O look

Procura um look que mostre que é um bom amigo e um convidado de casamento perfeito, certo? Não podemos ir ao casamento consigo - apesar de termos a certeza que faríamos um dupla imbatível! - mas podemos dar-lhe algumas dicas para que o seu look esteja ao mais alto nível possível.

A gravata ou o laço

  • Um casamento não é a altura perfeita para usar estampados e cores berrantes. Uma
    gravata preta com um fato preto é sempre, sempre uma dupla vencedora. Nunca ninguém parecerá mal com uma gravata e um fato pretos.
  • Outra opção segura é a gravata cinza ou prateada.
  • Em casamentos informais, pode usar uma gravata em lã, mas uma aposta mais segura do que a lã é a gravata em seda, em poliéster ou em microfibra.
  • Quer adicionar um pouco de cor? Verifique o convite ou pergunte ao noivo quais serão as cores do casamento. Alguns casamentos têm uma palete de cores escolhida e se combinar os seus acessórios com as cores definidas fará uma noiva e um fotógrafo felizes.
  • Lembre-se que as
    gravatas vincam facilmente. Tenha cuidado com elas e pendure-as ou enrole-as antes do casamento e, principalmente, se tiver de viajar para ir para a cerimónia.
  • Quanto mais informal for o casamento, mais criativo pode ser o seu laço.
  • As pontas do laço devem estar entre a parte externa dos seus olhos e o contorno da sua cara.
  • Se optar por um
    laço por atar, pratique o nó antes do dia! O mesmo aplica-se para um nó de uma gravata que não está habituado a fazer.
  • Os laços são usados há mais de 430 anos. Aqui tem um bom desbloqueador de conversas.

A mola de gravata

Apesar da mola de gravata estar rodeada de mitos e de ter de levar com alguns conselhos duvidosos do seu avô de 90 anos, existem algumas regras concretas que deve seguir para usar uma mola de gravata.

  • Opte por uma mola de gravata ou por um prendedor de gravata que tenha um comprimento de 70-80% da largura da sua gravata.
  • A mola de gravata deve ser colocada entre o 3º e o 4º botão da sua camisa ou ao mesmo nível do bolso do seu blazer.
  • A sua mola de gravata deve combinar com os outros metais que estiver a usar, como a fivela do seu cinto, o relógio e os
    botões de punho.
  • Conforme a noite avança com a comida e o vinho a fluírem, vai perdendo, pouco-a-pouco, o equilíbrio, mas esteja descansado que a sua gravata nunca sairá do sítio. Isto são boas notícias para o convidado bem vestido.

A corrente de gravata

Acha que uma mola de gravata ou um prendedor de gravata são demasiado restritivos? Uma corrente de gravata tem exatamente a mesma função mas não prende o tecido delicado. Aprender a usá-la e colocá-la no lugar é tão fácil quanto lidar com uma mola de gravata.

Como usar uma corrente de gravata

  1. Coloque e prenda o gancho no botão escolhido.
  2. Uma vez no lugar, passe a gravata por dentro da corrente aberta.
  3. Ajuste a gravata de modo a que a corrente e a gravata estejam planas e centradas.

Os botões de punho

Os botões de punho são usados em ocasiões formais. Se planeia usar um par de botões de punho, certifique-se que possui uma camisa com punhos franceses.

  • A regra número um dos botões de punho é que os metais devem combinar entre si. Isto obviamente não interessa muito se optar pela madeira ou pelo
    tecido.
  • Consideramos que os botões de punho devem combinar com a mola de gravata.
  • Se tem um pulso largo, pode valer a pena
    considerar o mecanismo de fecho dos botões de punho. Alguns são mais fáceis de utilizar do que outros.

O lenço de bolso

O lenço de bolso é um acessório que pode elevar o look de um homem para outro nível. Lembre-se de não comprar um lenço de bolso que seja exatamente da mesma cor da sua gravata ou laço. Pelo contrário, as duas cores devem complementar-se.

  • O lenço de bolso não deve ficar volumoso dentro do seu bolso. Encontre o tamanho certo para caber no bolso do seu blazer e a
    melhor maneira de o dobrar.
  • O lenço de bolso pode combinar com a camisa em vez de combinar com a gravata. Considere a cor, o padrão e a textura.
  • Um lenço de bolso fica mais atrativo quando o tecido é diferente do tecido do blazer.
  • Este acessório data dos tempos dos gregos antigos com os seus lenços de bolso perfumados. Que tal para iniciar uma conversa?
  • Não existe uma maneira certa ou errada de dobrar o seu lenço de bolso. Existem dobras mais vistosas e dobras que não levam tanto tempo a dominar. Veja abaixo algumas das nossas dobras favoritas:

Suspensórios de camisa

Tudo parece estar bem até ao momento do brinde. Nessa altura, a sua camisa ganha vida e sai das suas calças e todo o trabalho árduo que dedicou ao seu outfit foi por água abaixo. Mantenha a sua camisa no sítio com um par de suspensórios de camisa. Sabemos que parecem um pouco estranhos, mas tudo compensa quando vir que a sua camisa não sai das suas calças nem após o centésimo brinde.

Como dar o brinde de casamento perfeito

Os brindes e os discursos de casamento são uma das partes mais memoráveis do casamento. É a oportunidade das pessoas mais chegadas tornarem públicos os seus votos para os noivos.

Se não está habituado a falar em publico, será o momento que temerá mais e sentir-se-à ansioso desde os aperitivos até acabar o discurso. Para deixá-lo um pouco mais tranquilo, seguem 6 dicas que irão tornar o seu brinde ou discurso um dos mais memoráveis do casamento.

  1. Pratique. É importante que escreva o seu discurso e que o pratique em voz alta em frente a um espelho. Não pratique apenas uma ou duas vezes...pratique-o até que consiga dizê-lo sem olhar para o papel uma única vez. Mas sim, leve as notas consigo.
  2. Tenha um ar decidido. Já alguma ouviu alguém começar um discurso a dizer "isto levou muito tempo a escrever" ou "escrever isto não foi fácil"? Quando ouviu isto soube que também não foi fácil para este homem e isto irá mudar a forma como vai ouvir o que se segue. Comece com confiança. Pode começar contando uma história divertida acerca de si e do noivo (ou da noiva) e desenvolva a partir desse ponto.
  3. Não se alongue. Certamente que prefere que os noivos e os restantes convidados desejem ouvir mais do que quererem que se sente de uma vez por todas. O seu discurso não deve ultrapassar os 3 minutos.
  4. Faça-o com classe. Se lhe pediram para fazer um brinde ou um discurso, deve ser alguém especial, ou então está tão emocionado que não consegue estar calado...de qualquer das formas, não diga nada demasiado pessoal ou embaraçoso acerca do casal. Lembre-se que crianças e a avó de alguém estão a ouvi-lo! Gostaria que a sua mãe soubesse daquela altura em que (preencha o espaço em branco)? Exatamente.
  5. Cuide da sua imagem ao máximo. Não irá tornar o seu discurso melhor, mas será mais agradável para os outros olhar para si.
  6. Termine com algo de positivo. Não interessa o quanto emocional foi o discurso, termine com uma frase positiva e com significado para o casal. Não se lembra de nada? Algo como "Agora vamos brindar ao X e à Y e ao começo do capítulo mais excitante das suas vidas." Saúde!

Perguntou - Nós respondemos

Pode um homem vestir branco num casamento?

Depende da hora do dia em que irá ocorrer o casamento e do que os outros convidados irão vestir. Se todos vão usar um fato preto, não quererá ser o único a usar branco. Isso irá roubar protagonismo ao noivo e isso não se faz.

Se tiver dúvidas, pergunte ao noivo, à noiva ou a outras pessoas que sabe que foram convidadas para o casamento. Se todos estão a pensar levar fatos de cores claras - para um casamento no verão, talvez - então, nesse caso, um fato branco não deverá constituir problema. Mas estará sempre bem com um fato cinza escuro e acessórios a combinar. Mas esta é apenas a nossa opinião.

Qual a cor de fato mais apropriada para um casamento?

Assumindo que o dress code não é black tie ou white tie, opte por um fato cinza escuro ou azul marinho. Estas cores ficam lindamente em ambientes formais e combinam com acessórios casuais para um ar mais relaxado.

O que devo vestir num casamento se não tiver nenhum fato?

Se o convite refere dress code, terá de pedir emprestado ou alugar um smoking ou um fato. Se não tiver dress code definido, então leve o que tiver no armário e torne-o o mais respeitoso e elegante que possível.

O casal convidou-o para o seu casamento por causa da relação que têm...não por causa do seu fato. Use a sua camisa e calças mais bonitas (também podem ser calças de ganga escuras) e certifique-se que está tudo passado à ferro e limpo. Adicione uma gravata e sapatos limpos e está pronto. Vai ao casamento para celebrar o amor do casal...e não para dar um espetáculo de moda. Divirta-se!

Posso usar uma camisa de manga curta num casamento?

Vamos dizê-lo outra vez. Foi convidado por causa da relação que mantém com o casal...ou então é um primo que tinham obrigatoriamente de convidar. Qualquer que seja o motivo, não está no casamento pela roupa de usa. Dito isto, se tiver uma camisa de manga comprida, use-a. É melhor mostrar os cotovelos em dias informais.

É aceitável vestir uma camisa preta num casamento?

Se tem uma camisa inteiramente preta, provavelmente também tem uma camisa branca. Escolha a camisa branca. Vestir uma camisa preta, principalmente se usar um fato preto, irá parecer que o seu lugar é o no club a vender copos....e não a ver os seus amigos a casarem-se.

É má educação vertir calças de ganga num casamento?

Se não possui um fato e se o casamento é informal, usar um par de calças de ganga escura é perfeitamente aceitável.

O que não usar num casamento?

Esta lista pode ser diferente consoante o país em que vive e da localização da cerimónia de casamento. Sugerimos que não use nada que possa ser considerado inapropriado ou que roube o protagonismo à noiva ou ao noivo.