Óculos de sol | Compre 2 e poupe 20%

Óculos de sol | Compre 2 e poupe 20%

Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

Anéis de noivado para homem

Uma tendência em crescimento

Se é um homem heterossexual cisgénero de qualquer lugar fora da América do Sul e do norte da Europa, é provável que pergunte a si próprio: “Anéis de noivado para homem? Isso existe?”

Sim, isso existe. Em várias partes do mundo, homens e mulheres usam um anel no dedo anelar para simbolizar o noivado. Na Islândia, os anéis de noivado são vendidos exclusivamente em conjuntos de dois. Graças ao crescente reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da igualdade de género, essa tradição está a espalhar-se para outras partes do mundo.

Mas de onde vem a tradição dos anéis de noivado e por que são cada vez mais populares junto do público masculino?

1 Anéis de noivado para homem1.1 Uma pequena história sobre os anéis de noivado1.2 As tradições de noivado atuais1.3 Como os homens devem usar um anel de noivado1.4 Os vários tipos de anéis de noivado para ele1.5 Alianças de casamento vs. anéis de noivado1.6 Em suma...

Uma pequena história sobre os anéis de noivado

Um sinal de posse que virou sinal de devoção

Os romanos acreditavam que o quarto dedo da mão esquerda (contando erradamente o polegar como um dedo) continha a Vena Amoris, ou “veia do amor”. Apesar do nome romântico, os anéis de noivado eram, na época, um sinal de posse. A maioria dos anéis de noivado eram fabricados em cânhamo, pele ou osso, e apenas os homens mais ricos davam às suas futuras esposas anéis em ouro ou prata para ostentar a sua riqueza.

Na Idade Média, o uso de anéis de noivado espalhou-se por toda a Europa devido ao longo período de espera entre o noivado e o casamento. Ainda assim, estes eram usados apenas por mulheres e indicavam posse em vez de compromisso.

Na verdade, é apenas no século 20 que o casamento passou a ser considerado um compromisso entre pessoas com direitos iguais e, por esse motivo, as tradições à volta do noivado e do casamento têm alterado bastante. Cada cultura tem tradições ligeiramente diferentes quando se trata do noivado, e na comunidade global em que vivemos agora, a escolha sobre como celebra o seu relacionamento é apenas sua.

As tradições de noivado atuais

Uma miscelânea de opções

Além dos casais do mesmo sexo, muitos homens optam por usar um anel de noivado para homenagear as suas futuras esposas. Por que deveria ela usar um sinal de que está comprometida e ele não? Pode fazer essa pergunta a si próprio, mas foi a resposta dela que vos tirou a ambos do mercado. Também é cada vez mais comum serem as mulheres a pedirem a mão dos homens em casamento, e não o contrário.

Os anéis de castidade e os anéis de compromisso são por vezes confundidos com os anéis de noivado, pois significam um certo grau de fidelidade e, em termos de estilo, há muito pouca diferença entre eles.

Um anel de noivado é uma promessa. Uma promessa de lealdade que faz ao seu parceiro, mesmo que ainda não seja legalmente obrigado a fazê-lo. Nesse sentido, um anel de noivado é mais importante do que uma aliança de casamento. Um anel de noivado significa que é leal à sua cara metade porque assim o escolheu. Uma aliança de casamento significa que é leal para ter benefícios fiscais. Alguns casais até optam por ficar noivos para sempre.

Como os homens devem usar um anel de noivado

Não existem regras... apenas recomendações.

Usa o seu anel de noivado no dedo anelar - em qual deles, é consigo. Os costumes locais têm opiniões divergentes. Em algumas culturas, os anéis de noivado são usados no dedo anelar esquerdo e reutilizados como alianças de casamento. Noutras, usam-no na mão direita e usam depois a aliança de casamento na mão esquerda. No entanto, outros usam-no à esquerda e depois movem-no para a direita para dar lugar à aliança de casamento, ou até suspendem-no numa corrente à volta do pescoço ou param completamente de usá-lo. Os homens britânicos usam as alianças de casamento no mesmo dedo dos anéis com os brasões familiares.

Para encurtar a história, a escolha é mesmo só sua. Se quiser seguir os costumes locais, pergunte na ourivesaria da esquina, mas lembre-se de que trata-se do seu relacionamento, da sua história e da sua escolha.

Os vários tipos de anéis de noivado para Ele

Conforto ou segurança? Cintilante ou durável?

Materiais

Assim como as alianças de casamento, os anéis de noivado são tradicionalmente fabricados em ouro, platina ou prata, mas, como a maioria das tradições, os materiais também têm mudado. Provavelmente conhece um homem de mais idade que usa, há décadas, uma aliança de casamento em ouro. Olha para a aliança de perto, e está toda torta e com riscos, e o homem diz-lhe quantas vezes já a levou à ourivesaria para ser moldada e polida. Isto porque, além de caros, o ouro, a platina e a prata são metais moles.

Os materiais modernos como o titânio, a cerâmica, a fibra de carbono, o aço inoxidável cirúrgico, o tungsténio e até o silicone oferecem alternativas mais robustas, mais confortáveis, mais acessíveis e mais duradouras.

O titânio é robusto, leve e hipoalergénico; a cerâmica é não-condutora; o aço inoxidável é económico, robusto e fácil de moldar e o silicone é elástico, confortável e facilmente substituível. A escolha do material já não está limitada pela tradição. Escolha o material que melhor se adapta a si e ao seu estilo de vida.

Tratamentos de superfície

Sejamos sinceros: os anéis em ouro maciço ou em platina custam um braço e os dois rins. É por isso que muitos optam por anéis de noivado banhados com materiais mais nobres. Os mais comuns são os anéis em prata de lei com um banho químico de ouro na superfície. Este tipo de revestimento resulta numa camada fina cuja cor esbate com o tempo e, por se tratar de um metal colocado em cima de outro, esse metal poderá lascar se for danificado. Quaisquer riscos revelarão o metal que estiver por baixo e, como a prata e o ouro são moles, terá que cuidar muito bem do seu anel se quiser que dure.

Um tipo relativamente novo de tratamento de superfície é o revestimento PVD. O nitreto de titânio é superaquecido até atingir o estado de plasma e pulverizado no objeto dentro de uma câmara de vácuo. Isto permite que este se funda com a superfície ao nível molecular. Como isto é feito dentro de uma câmara de vácuo e em temperaturas tão extremas, o processo é ecológico. Muito pouco material é desperdiçado e nenhum produto químico tóxico é libertado durante o processo. A camada de cerâmica dura que é formada é antirrriscos, anti manchas e, como é fundida no metal ao nível molecular, não desbota nem descama.

Tamanho e formato

As alianças de casamento são simples por uma razão. Como foram feitas para serem usadas "para sempre", devem adaptar-se a todos os tipos de homens e estilos. Todos passamos por fases nas nossas vidas que nos levam, muitas vezes, a mudar de estilo, mas pretende-se que as alianças de casamento sejam inalteráveis.

Mas este não é o caso dos anéis de noivado. Se não pretende usar o mesmo anel que a sua aliança de casamento nem movê-lo de dedo, um anel de noivado só deve ser usado a partir do momento em que diz 'sim" até o momento em que diz "sim", então sinta-se livre para escolher o que lhe apetecer. Mas sabe que, como irá usá-lo no dedo anelar, estará á vista de todos e contará a história que quiser que conte. Espreite o Manual completo sobre os anéis para homem se quiser saber mais sobre os tipos e formatos de anéis existentes.

Se pretende usá-lo como (ou com a) aliança de casamento, escolha algo simples que não entre em conflito com qualquer outra coisa que usa. Se o seu tom de pele for quente, o tom dourado é uma aposta segura, e se for frio, o tom prateado ficará perfeito. E, mais uma vez, o preto combina com tudo, mas pode não ser particularmente comemorativo se for usado como anel de noivado.

Um anel de noivado para homem deve ser facilmente visto e masculino, mas não pode ser demasiado grande nem demasiado delicado. A maioria dos anéis para homem tem uma largura entre 6 e 10 mm e é esta largura que deve eleger. Se trabalha com as mãos, um design em aço escovado ou acetinado ocultará os inevitáveis sinais de desgaste que aparecerão, e se tiver uma textura ou um padrão, esses sinais ficarão ainda menos percetíveis. Não importa quão robusto ou antirriscos é um material, as marcas vêm sempre com o tempo. A diferença é quantos e quão proeminentes são.

Formato

Esta é provavelmente a característica mais negligenciada nos anéis de noivado. Os anéis são fabricados numa infinidade de formatos, como pode ver no esboço abaixo, e a maioria dos anéis de noivado para homem enquadra-se na categoria de "Classic court" ou plano.

Um anel plano tem extremidades afiadas e apresenta um design bastante robusto e masculino. Este tipo de anel é bastante democrático, pois toda a largura está em contato com a pele e a tensão da superfície mantém-no exatamente onde pretende que esteja. No entanto, se receber um anel muito grande, terá de o tirar de vez em quando para a sua pele respirar se não quiser ficar com uma erupção cutânea. E, devido ao formato angular, colocá-los e tirá-los não é tão confortável como com os anéis de formato "court".

Os anéis de formato "court" são curvos por dentro, tornando-os extremamente confortáveis e práticos. Como são curvos, menos humidade fica presa debaixo do anel, então é menos provável que fique com erupções cutâneas.. No entanto, estes parecerão mais soltos do que os anéis planos porque a superfície interna do anel está menos em contacto com a sua pele.

O segredo para escolher um anel que faça a felicidade de ambos é levar em consideração o vosso estilo pessoal e o estilo de vida.

Alianças de casamento vs. anéis de noivado

Qual é a diferença?

Sinceramente, não há grande diferença. Algumas culturas usam o mesmo anel para ambos os propósitos e outras usam os dois ao mesmo tempo, o que significa que ambos precisam ter designs simples e intemporais. Espreite o nosso Manual completo das alianças para homem.

Mas se um dia, pretender substituir o seu anel de noivado por uma aliança de casamento, pense nisto: o seu anel de noivado é para o agora; a sua aliança de casamento é para sempre. Compre um anel de noivado que celebre o seu relacionamento e que comunique o que sente neste momento.

Em suma...

É consigo

Os anéis de noivado têm uma longa história, mas, como todas as tradições, estão sempre a evoluir. O mesmo vale para os relacionamentos modernos. Um noivado é uma promessa de que se dedicará a uma pessoa para o resto da vida, mas cabe aos dois definir os parâmetros dessa promessa - e isso sem falar nos relacionamentos poliamorosos e outros tipos alternativos de uniões familiares. Assim como mais ninguém pode definir como vivem as suas vidas juntos, ninguém pode dizer como devem celebrar o vosso amor um pelo outro.

O noivado é um dos capítulos mais importantes da sua história. Como será contado? É consigo.