Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

Como concebemos a coleção Orisun

"Orisun" significa "origem" ou "fonte" em iorubano.

1 Como concebemos a coleção orisun1.1 A inspiração1.2 O desafio1.3 As pedras1.4 A joalharia1.5 O mercado

A inspiração

Quando algo nos é retirado, desejamo-lo ainda mais. Os últimos dois anos deixaram-nos famintos por viagens, aventuras e novas experiências. Durante o confinamento, muitas pessoas voltaram-se para a espiritualidade, aprenderam a meditar e estudaram filosofia - para além de fazer pão caseiro e ter reuniões no Zoom, é claro.

Isto tudo trouxe uma maior consciencialização sobre as pedras naturais, que muitos acreditam potenciar a energia e canalizá-la para fins benéficos. Embora não hajam evidências científicas dessas propriedades místicas, a popularidade das pedras naturais e das joias em pedra natural disparou durante a pandemia. Acrescentar o elemento não padronizado das pedras naturais nos nossos designs motivou-nos e fascinou-nos. Um elemento surpresa onde formas, padrões e até cores podem variar consoante a pedra. Em alguns tipos de pedras, a variação é subtil. Noutras pedras, a diferença pode ser mais visível.

Cada pedra é genuína. Única. Nunca terá a mesma pedra que está na fotografia. Essa pedra é nossa. A sua pode ser mais bonita. Pode ser mais vívida, ter um padrão com um contraste mais nítido ou linhas mais fluidas. Também pode ser mais simples ou menos pronunciada. Quem sabe!

O desafio

Trabalhar com pedras naturais é um desafio interessante. Conhecemos a gama de cores da pedra e as características gerais que aquele tipo de pedra costuma ter, mas cada pedra individual que juntamos nos nossos acessórios é sempre um mistério, pois cada pedra é única. Com pedras uniformes como o zircónio, o rubi ou a hematita, é bastante fácil conceber joias cuja cor combina com a cor das pedras. Por outro lado, as pedras como o jaspe, o lápis-lazúli e o olho de tigre, apresentam cores, formas e realces variados que interferem com a estética geral da pedra e, portanto, com a peça num todo. O design da joalharia, portanto, deve complementar a pedra independentemente da sua aparência. A melhor maneira de o fazer é deixar a pedra brilhar e colocar o nosso design em segundo plano para realçar a sua beleza natural.

Pense na moldura de um quadro. Uma moldura demasiado ornamentada desviará a atenção do que importa, a pintura. Na mesma medida, uma obra de arte fica prejudicada se a cor da moldura entrar em conflito com o quadro. Quando não sabe como será o resultado final do quadro, é preferível que a moldura seja o mais simples possível.

As pedras

Vários fatores interferem na escolha das pedras para o fabrico de joias. O prateado e dourado são as cores base da nossa coleção e as pedras foram selecionadas para adequar-se a essas cores. O grau de dureza das pedras determina a probabilidade de se partirem e de até que ponto podem ser usadas na joalharia. Como algumas pedras são semitransparentes, se as combinar com algum metal colorido, como o ouro, a pedra irá adquirir uma tonalidade amarela. Algumas pedras são simplesmente excessivamente caras e outras apresentam demasiadas diferenças entre si para garantir um resultado satisfatório. Selecionamos as pedras com base na sua aparência, qualidade e se se adequam ás coleções que estamos a criar. O nosso primeiro objetivo, não é selecionar as pedras consoante as suas supostas propriedades místicas para imbuir as nossas peças com qualidades metafísicas específicas. E há uma razão simples para isso. Sabemos o que é bonito e sabemos o que não é. Não sabemos se uma pedra pode torná-lo rico ou ajudá-lo a concentrar-se. Talvez sim, talvez não, mas optamos pela certeza da aparência em vez da possibilidade de alinhar dos chakras.

A joalharia

Depois de escolhê-las, começamos a experimentar quais as formas e os metais que funcionam bem com elas. Um dos nossos designs é um Dog Tag com uma pequena incrustação de pedra natural. O problema aqui é que, sempre que se opta por uma pedra da família do quartzo, é provável que esta seja semitransparente. Qualquer pedra verde semitransparente sobreposta numa superfície dourada, por exemplo, terá uma coloração verde musgo claro. E isso é o tipo de coisa que apenas descobrimos quando recebemos as amostras dos fabricantes. Também lhes pode faltar uma tridimensionalidade que víamos no computador e alterar ligeiramente o design das peças em metal pode ajudar a melhorar o resultado final. Também considerámos incluir na nossa coleção um design em dente bastante afiado. Parecia fantástico, mas na realidade, não passaria da arma do crime perfeita.

Diferentes fabricantes têm diferentes fornecedores de pedras, e cada um trata as suas pedras de maneira diferente. É por isso que pedimos os mesmos designs e pedras a vários fornecedores para verificar com qual obtivemos os melhores resultados. Não escolhemos apenas as mais bonitas, como também testamos as joias para ver como resistem ao desgaste de uma utilização normal. Algumas peças falharam nesses testes e exigimos melhorias do fornecedor. Alguns designs foram imediatamente descartados pois eram impossíveis de fabricar em escala normal. Outros foram ajustados quando a realidade não correspondeu às nossas expectativas. Por exemplo, a pedra mate fica incrível nas renderizações no computador mas na realidade esse tipo de pedra fica sem graça e sem vida. Por exemplo, queríamos criar um pendente em metal verde, mas o método de revestimento disponível não só era mais caro como era menos durável, pois a cor iria desbotar e riscar-se com o tempo - algo que não acontece com os nossos artigos dourados e pretos. Este é sempre um processo interativo e nunca iniciamos a produção até que estarmos felizes e orgulhosos com o resultado final.

Quando estamos satisfeitos com a qualidade, o design e a aparência, pedimos um conjunto de cada para tirar fotos para o site. Tiramos fotos das primeiras amostras aprovadas que recebemos e, em seguida, encomendamos a produção. Portanto, não é como se escolhêssemos as mais perfeitas para colocar no site. Estas eram as nossas únicas amostras que tínhamos quando foram fotografadas! A sua peça ficará diferente, e é aí que reside o charme de trabalhar com pedras naturais.

O mercado

Era importante para nós criar pendentes em formato de moeda, Dog Tags e pendentes cujo verso fosse plano para dar-lhe a possibilidade de lhes adicionar uma gravação. Uma vez que cada pedra é única, cada peça é exclusivamente sua, e não há melhor maneira de reforçar isso do que esta apresentar a sua gravação pessoal.

A etapa final antes que os artigos sejam colocados à venda é a verificação de cada pedra natural. Algumas peças do primeiro lote foram escolhidas aleatoriamente e enviadas para um laboratório que, através de técnicas de espectroscopia, verifica a identidade das pedras. Já recusámos no passado, e continuaremos a recusar no futuro, lotes cujas pedras não são realmente o que o fabricante afirma que são. A coleção Orisun está agora a passar no controlo de qualidade e os designs estão finalizados. Estamos apenas à espera que chegue o primeiro lote para que possamos colocá-la online e nas suas mãos. Inscreva-se na Tribe da Trendhim para receber a nossa newsletter e ser o primeiro a saber quando a coleção será lançada.