Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

Vai viajar? Como fazer a mala para uma viagem de negócios

Para conseguir as melhores dicas e conselhos, falámos com 3 especialistas com milhares de milhas de experiência em fazer malas. Aprenda com eles e passe menos tempo a fazer malas e mais tempo a aprimorar aquela apresentação.

Fazer uma mala para levar numa viagem de negócios não é fácil. Existe o medo de levar de mais como um perfeito novato quando receamos sempre esquecermo-nos de alguma coisa.

É muito fácil esquecermo-nos de algo que precisamos levar quando também temos de nos preocupar com o trabalho que vamos lá fazer. Entre lembrarmo-nos do portátil, documentos, portfolio e aquela apresentação fantástica que nos tem roubado horas à cama... quem é que se lembra do carregador do telemóvel ou de roupa interior lavada?

Elaborámos este manual porque sabemos que as viagens de negócios podem ser um suplício. Quer seja a sua primeira viagem e vai viajar em classe económica ou costuma viajar em classe executiva, fazer a mala da forma correta é uma competência que pode sempre ser melhorada.

1 Vai viajar? como fazer a mala para uma viagem de negócios1.1 O esquema tático 4-3-2-21.2 Enrolar e está pronto para ir1.3 Vestir-se para poupar espaço1.4 Como dobrar um blazer e colocá-lo na mala1.5 Como dobrar uma camisa para levar de viagem1.6 Como enrolar uma camisa para levar de viagem1.7 10 dicas dos especialistas em viagens1.8 Compre para as suas viagens

O esquema tático 4-3-2-2

O programador de sofware convertido em especialista em marketing, Nicklas Mortensen, sugere levar na mala vestuário versátil que tanto funciona em ambientes profissionais como casuais.

“O esquema tático 4-3-2-2 é a minha técnica preferida para fazer malas – 4 camisas, 3 pares de calças, 2 blazers and 2 pares de sapatos. Não é demasiado e ainda oferece alguma variedade para não andar sempre com o mesmo estilo.”

No que se refere ás calças, Nicklas admite algum aborrecimento e recomenda “2 pares de calças pretas e um par de calças caqui. O preto fica bem com tudo e parecerá que tem várias opções disponíveis sem ter de encher a mala em demasia. Umas calças caqui combinam muito bem com uma camisa azul e alegram qualquer look após um dia inteiro a usar preto.

Quanto ás camisas, levo sempre duas camisas brancas, uma camisa azul e uma camisa padronizada. O branco é sempre uma opção segura e certifico-me que a camisa padronizada combina com as calças e com o blazer (um cinza e outro azul escuro). Tento levar um blazer cruzado com duas filas de botões, e outro blazer de dois botões.”

Nenhum conjunto fica completo sem os sapatos certos e Nicklas elege sempre sapatos que sejam versáteis. “Um par preto e outro castanho. Levo um cinto que é castanho no interior e preto no exterior. É mais fácil do que levar dois cintos diferentes.”

Para além dos itens essenciais – mala para portátil em pele, carregador, auscultadores e óculos de sol – pode levar alguns acessórios nos bolsos mais pequenos da mala. “A maneira mais eficaz de se ter sempre um bom aspeto quando se viaja é ter variedade. Levo sempre 4-5 lenços de bolso, dois pares de botões de punho e 4-5 gravatas. Levo sempre duas molas de gravata (uma dourada, outra prateada) para combinar os metais. É fácil fazer uma lista e planear a roupa que se vai vestir em cada dia, mas sentir-se-à mais si próprio se tiver alguma liberdade de escolha na hora de se vestir.”

Nunca viajo sem: “Nunca me esqueço do meu vaporizador. Nunca sabemos se o ferro de engomar do hotel é de boa qualidade e não existe nenhuma técnica de dobrar uma camisa que garanta que não se amarrota.”

Dobrar ou enrolar: “Dobro sempre a roupa, porque é mais prático e para organizar a minha mala em níveis. Os sapatos são sempre colocados em sacos para que não manchem a minha roupa.”

Conselho para novatos: “Faça a mala na véspera e vista algo confortável na viagem. Muitos alfaiates confecionam fatos em elastano (conhecidos como fatos elásticos ou de viagem). São um ótimo investimento e chegará ao destino tão bem como quando embarcou. ...e não ficará com vincos quando tiver de ficar sentado horas a fio.

Se viaja com frequência, fale com o seu gestor de conta no banco e peça-lhe um cartão MasterCard Priority Pass. Terá acesso gratuito aos lounges de vários aeroportos, tornando a espera muito mais agradável.”

Enrolar e está pronto para ir

Brett Snyder, consultor na indústria aérea e presidente da Cranky Flier e da Cranky Concierge, defende que usar uma mala duffel é muito mais prático para viajar. “Prefiro usar uma mala duffel do que uma mala com rodas porque é muito mais fácil colocá-la no compartimento superior do avião ou, se necessário, debaixo do assento. O único inconveniente é ter de transportá-la ao ombro. E não ter de aguardar que venha do porão poupa-me imenso tempo quando chego ao destino... compensa o ter de a transportar ao ombro.

Certifico-me que levo pelo menos dois pares de calças e duas camisas e verifico duas vezes que combinam entre si antes de as colocar na mala. Levo ainda um cinto e um par de sapatos.

Guardo o carregador do telemóvel, do portátil, as canetas e os medicamentos dentro da mala do portátil. É a única forma de me lembrar onde estão e estão sempre à mão caso precise deles no terminal ou no avião.”

Nunca viajo sem: “Nas minhas viagens, levo sempre calças compridas, sapatos, cinto e uma camisola. Vestir logo um conjunto adequado para ir trabalhar, evita que tenha de levar mais um conjunto na mala e que esta fique pesada e demasiado cheia.

As camisas que não precisam de ser engomadas são perfeitas para levar em viagem. Mas a primeira coisa que deverá fazer quando chegar ao hotel é pendurar as roupas e engomar as peças que precisarem. Não quererá estar a passar uma peça de roupa a ferro ás 7h30 da manhã quando tem uma reunião ás 8h.”

Dobrar ou enrolar: “Normalmente, se a viagem for curta, costumo dobrar as roupas. Mas se tiver pouco espaço na mala, enrolo as roupas para que caiba mais na mala. Coloco as calças em baixo, com os sapatos e o resto por cima.”

Conselho para novatos: “O tempo é precioso, então não o desperdice. Antecipe sempre possíveis cancelamentos e atrasos. Se possível, chegue na noite anterior à reunião, para que esteja descansado e fresco na manhã seguinte. Quanto mais tempo dedicar a si próprio, menos stressado estará.”

Vestir-se para poupar espaço

Casper Felskov, assistente de vendas numa empresa de moda para homem, sugere vestir um conjunto completo para poupar espaço na mala. "Quando viajo em negócios, visto um blazer cinza. As hospedeiras penduram sempre o casaco no avião, assim não me preocupo que fique com vincos e a minha mala fica mais leve.

Na mala, levo três camisas e dois pares de chinos. Sei que as calças pretas e caqui que levo na mala irão combinar com as camisas azul e branca. E também combinarão com o blazer cinza.

Apenas levo na mala o que sei que vou usar. Alguns viajantes de negócios gostam de levar algumas opções adicionais. Prefiro planear o que vou usar e levar apenas isso. Com isso em mente, levo duas gravatas (uma gravata lisa e outra padronizada) e um par de sapatos pretos em pele, assim como um cinto preto.

Levo um relógio no pulso e outro na mala. Algo tão simples como trocar o relógio pode fazer muita diferença em reuniões e quando visito outras lojas o dia todo."

Casper prefere não levar mala de porão e ir direto para o hotel assim que chega. "Tire partido da mala duffel. Já não correrá o risco de perderem a sua mala e aprenderá a fazer uma mala de forma estratégica em vez de levar o seu guarda-roupa inteiro para uma viagem de apenas dois dias.

A mala deve combinar com o seu look. Pense nela como uma forma de completar o seu vestuário - não apenas para transportar coisas. A pele tem sempre uma aparência profissional e desenvolve uma pátina com o tempo que mostrará o quão viajado é.”

Nunca viajo sem: “Levo sempre uma power bank comigo. Se houver alguma problema durante a viagem, preciso que o meu telemóvel tenha sempre bateria para avisar a empresa e resolver quaisquer problemas que surjam com a reserva.”

Dobrar ou enrolar: “Para mim, dobrar a roupa permite-me levar mais coisas na mala. Os sapatos (devidamente colocados num saco para sapatos) são colocados em primeiro lugar, a seguir coloco os acessórios, as calças, camisas, carregador do portátil, portátil, carregador do telemóvel e, por fim, o meu estojo de higigene. A última coisa que coloco na mala é o meu passaporte e o cartão de embarque. Ficam logo no cimo da mala onde consigo aceder-lhes mais facilmente.”

Conselho para novatos: “Poderei ser pessimista, mas penso sempre que alguma coisa pode correr mal - ou que o comboio está atrasado ou que irei apanhar filas de trânsito a caminho do aeroporto.

Vá para o aeroporto com antecedência. Chego sempre 2 horas antes do meu voo. E também não desperdice o seu tempo, aproveito estas duas horas para trabalhar ou para descansar antes que a parte laboral da viagem comece.”

Como dobrar um blazer e colocá-lo na mala

  1. Coloque o blazer em cima de uma superfície plana.
  2. Alise-o completamente para que não fique com vincos. Pode usar um alfinete para assegurar-se que a parte da frente está completamente alinhada com a parte de trás. Isto é opcional e não deve ser usado em tecidos delicados.
  3. Vire o blazer ao contrário e dobre um dos lados para dentro. Alinhe a dobra com a costura central da parte de trás do blazer.
  4. Estique a manga ao longo da linha da dobra de modo a que fique plana e lisa. Repita do outro lado.
  5. O seu blazer deverá estar como na figura. De seguida, dobra-o a meio, começando pela base.
  6. O seu blazer deverá estar como na figura.
  7. Já pode colocar o blazer dobrado na mala. Não se esqueça de o pendurar assim que chegar ao destino.

Como dobrar uma camisa para levar de viagem

  1. Coloque a camisa numa superfície plana com os botões virados para baixo.
  2. Dobre um dos lados para dentro. Alinhe-o com o centro da camisa.
  3. Estique a manga ao longo da linha da dobra de modo a que fique plana e lisa.
  4. Repita os passos do outro lado.
  5. Estique a manga por cima da outra manga, como está na figura.
  6. Dobre a camisa a meio começando pela base.
  7. A sua camisa dobrada deve ter a mesma aparência da camisa da figura. E está pronta para ir para dentro da mala! Não se esqueça de a pendurar quando chegar ao hotel.

Como enrolar uma camisa para levar de viagem

  1. Coloque a camisa numa superfície plana com os botões virados para baixo.
  2. Dobre a camisa a meio na vertical, pondo uma manga por cima da outra.
  3. Dobre ambas as mangas para baixo, por cima da camisa.
  4. Começando pela base, enrole cuidadosamente a camisa até ao colarinho.
  5. A sua camisa enrolada deve estar como na figura. Está pronta para ser colocada dentro da sua mala. Não se esqueça de pendurá-la assim que chegar ao destino e engome-e se necessário.

10 dicas dos especialistas em viagens

  1. Evite levar bagagem de porão. Invista numa mala que possa levar consigo no avião.
  2. Para viagens curtas, leve um fato e uma camisa lavadas para cada dia.
  3. Leve sempre um conjunto de roupas + sapatos mais casual. Algo que pode vestir para ir a correr ao McDonald’s ás 2h da manhã, se precisar. E poder vestir uma roupa mais confortável após um dia de reuniões seguindo de um jantar de negócios, vale bem o espaço que ocupa na mala.
  4. Pendure e engoma as suas roupas assim que chegar ao hotel. Teste o ferro de engomar do hotel numa toalha antes para certificar-se que não mancha nem queima.
  5. Se vai passar bastantes dias fora, assegure-se que o seu
    estojo de higiene está bem apetrechado com produtos de higiene de tamanho permitido nos aviões.
  6. Leve um saco para a roupa suja. Será mais fácil voltar a fazer a mala quando regressar da viagem.
  7. Tenha sempre cópias digitais do seu passaporte e cartões de embarque no telemóvel.
  8. Opte por fatos e
    roupas com elastano que tenham sido concebidas para viajar. Estas roupas não vincam facilmente e secam rapidamente.
  9. Se vai do aeroporto diretamente para a reunião, faça uso da casa-de-banho do aeroporto. Refresque a higiene. A sua aparência geral agradecer-lhe-à.
  10. Nunca saia de casa sem um
    hidratante e um baton para o cieiro. O ar dentro dos aviões pode ser muito seco.

Compre para as suas viagens