Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

Como arrumar, lavar e engomar gravatas

Cuide das suas gravatas e elas cuidarão de si. O nosso guia completo para cuidar das suas gravatas em seda, lã, poliéster e algodão - desde como levá-las em viagem e arrumá-las à como engomá-las e remover nódoas.

A sua gravata em cima do seu peito capta imediatamente a atenção...tal como o emblema do Superhomem. E a gravata certa pode transformar o seu visual Clark Kent no look do Homem de Ferro.

Quando começa a investir na sua coleção de gravatas de qualidade - peças que perdurarão anos - algumas dúvidas poderão surgir.

  • “O que devo fazer para que permaneçam sempre bonitas e prontas a usar?”
  • “Como devo arrumar as minhas gravatas?”
  • “Como posso impedir que se percam na minha gaveta das meias?”
  • “Como consigo tirar esta enorme nódoa de vinho do jantar de ontem?”

Nós está sozinho, pois tivemos exatamente as mesmas dúvidas.

Reunimos toda a informação necessária para que consiga arrumar e lavar as suas gravatas. Dicas para que as suas gravatas estejam sempre impecáveis e sem vincos quer as use no trabalho ou na sua missão de proteger o mundo dos homens maus.

Antes de aprofundarmos como deve cuidar das suas gravatas, centremo-nos no primeiro erro que a maioria dos homens cometem - aquele que diminui drasticamente a vida útil da sua gravata.

1 Como arrumar, lavar e engomar gravatas1.1 Estará a arruinar as suas gravatas?1.2 Como arrumar as suas gravatas1.3 Como eliminar vincos das suas gravatas1.4 Como lavar as suas gravatas1.5 Perguntou - nós respondemos

Estará a arruinar as suas gravatas?

Um homem com o estilo que tem, sabe sem dúvida, como escolher e usar uma gravata corretamente. Mas sabe como tirá-la sem esticar o tecido?    A maioria dos homens puxa o nó o suficiente para conseguir tirá-la pela cabeça e depois joga-a descuidadamente para cima de uma cadeira até que precisa dela novamente.

Este método - mantendo a gravata sempre atada - estraga o tecido, deixa vincos permanentes e faz o nó parecer descuidado.

Já elogiou alguém cujo o nó está descuidado? Nós também não.

Defendemos que os homens merecem nós novos sempre que usam uma gravata. É uma das pequenas coisas da vida que faz toda a diferença.   Como tirar a sua gravata da maneira certa

  1. Solte suavemente o nó
  2. Solte-o até conseguir puxar o tecido pela parte grande do nó

Dica para remover nódoas

Evite esfregar o tecido ao puxá-lo pelo nó. Demasiada tensão danifica o fio e envelhece até as melhores gravatas.   Dedicar mais 2,8 segundos para retirar corretamente a sua gravata é a diferença entre uma gravata que dura uma vida e outra que parece rapidamente danificada.

Como arrumar as suas gravatas

Uma boa gravata é um investimento financeiro e de estilo.

Não iria atirar todo o seu dinheiro para dentro da sua gaveta das meias, certo? O mesmo acontece com as suas gravatas. Cuide bem delas e elas durarão mais do que essas meias.

A chave é arrumá-las de modo a que os vincos possam desfazer-se, o que normalmente leva cerca de 3 dias - mais uma razão importante para que possua mais do que uma gravata de qualidade!   2 formas de arrumar gravatas para que permaneçam suaves e sem vincos

  1. Pendure-as
  2. Enrole-as

Pendurá-las

Se já usou cabides para arrumar gravatas, já reparou que elas deslizam todas para um dos lados.

Cabides de roupas foram criados para pendurar roupas. Suportes para gravatas foram criados para pendurar gravatas.

Os suportes para gravatas são pendurados na parede ou no varão do armário. Não precisa de gastar uma fortuna num suporte para gravatas, mas deve compreender que o investimento ajuda a proteger o outro investimento que fez…as suas gravatas.

Enrolá-las

Enrolar a sua gravata é o modo mais económico de arrumar as suas gravatas.   Pode comprar ou organizadores que se encaixam numa gaveta com compartimentos separados para cada gravata. Também pode colocar gravatas enroladas numa gaveta, mas não ponha outras roupas por cima delas.

Como enrolar as suas gravatas em 3 passos

  1. Dobre a sua gravata ao meio longitudinalmente e segure-a com uma mão
  2. Coloque a gravata voltada para baixo numa superfície plana
  3. Enrole-a a gravata com cuidado

O segredo aqui é não enrolar demasiado apertado.

As suas gravatas devem imediatamente voltar à sua forma natural quando desenroladas. Se as enrolar demasiado apertadas poderão ficar enroladas para sempre.

Enrolar as gravatas é também a melhor maneira de as levar em viagem - se as dobrar irá deixá-las amarrotadas.

Dica para arrumar as suas gravatas

Gravatas em malha (and all square tipped ties) e em seda devem ser sempre enroladas. Pendurá-las, especialmente durante longos períodos, poderá esticá-las e danificá-las.

Como eliminar vincos das suas gravatas

Não importa o cuidado com que elimina os vincos das suas gravatas, as arruma e usa...os vincos acontecem.

Uma boa gravata tem naturalmente uma forma volumosa e enrolada e não deve ser passada da mesma maneira que uma camisa. Aplicar vapor é a solução. Tenha em mente as seguintes temperaturas para obter melhores resultados:

  • Gravatas em seda: Temperatura baixa
  • Gravatas em lã: Temperatura média
  • Gravatas em algodão: Temperatura alta
  • Gravatas em poliéster: Temperatura baixa

A maioria dos vincos do dia-a-dia pode ser eliminada pendurando as gravatas na casa-de-banho enquanto toma banho com água quente. O vapor eliminará os vincos.

Tente o seguinte método, utilizando um ferro a vapor e a sua mão, para vincos particularmente teimosos:

5 passos para eliminar os vincos da sua gravata

  1. Coloque uma tolha em algodão limpa em cima da tábua de passar a ferro
  2. Coloque a gravata debaixo da toalha e enrole a toalha à volta dela
  3. Aplique vapor do ferro em pequenas secções da gravata começando na extremidade mais estreita
  4. Use a sua mão e alguma pressão para alisar a gravata
  5. Vire a gravata e repita do outro lado

Verifique com frequência se ocorre alguma perda das cores devido ao vapor estar demasiado quente. É por isso que é importante aplicar vapor em pequenas secções e começar pela extremidade mais estreita pois é menos visível.

Pare imediatamente e baixe a temperatura se notar alguma perda de cor. Espere que o tecido arrefeça (1-2 minutos) antes de continuar.   Depois de aplicar vapor nos dois lados, pendure a gravata para que seque e arrefeça.

Vincos importantes podem exigir uma limpeza a seco. Certifique-se de que os técnicos de limpeza a seco não apertem mecanicamente a gravata e estraguem a forma enrolada natural - sugira que utilizem a mão.

Dica para engomar as suas gravatas

Remova completamente todas as nódoas antes de aplicar vapor, pois o calor irá destacar a nódoa e impossibilitar a sua remoção.   Evite os vincos arrumando corretamente as suas gravatas. É tão fácil.

Como lavar as suas gravatas

A sua gravata encontra-se na posição ideal caso deixe cair comida. Funciona como um íman para o molho de francesinha que tanto gosta.

Derramou apenas algumas gotas? É tempo de agir em frações de segundos...como o Superhomem e as balas de alta velocidade. Quanto mais cedo tratar de uma nódoa - mais fácil se livrará dela.

O que fazer se derramar comida ou bebida para cima da sua gravata

  1. Retire o máximo de comida com uma colher ou uma faca não afiada.
  2. Absorve o líquido ou óleo, secando com um guardanapo.
  3. Use um pano húmido para secar (sem esfregar) a nódoa. A água com gás funciona especialmente bem.

Nódoas extra especiais requerem uma atenção extra especial

Nódoas de gordura: Aplique talco ou amido de milho em cima da nódoa e deixe atuar por algumas horas.

Tinta: Deixe a tinta secar antes de tentar removê-la. Adicionar água à tinta molhada irá fazer com que ela expanda ainda mais. Depois de seca, limpe a nódoa com um pouco de álcool ou de desinfectante para mãos e um pano seco. Deixe secar e repita até a nódoa desaparecer.

Vinho tinto: Retire imediatamente a gravata e coloque bastante sal por cima da nódoa para absorver o vinho. Não esfregue o sal...simplesmente deixe-o em cima da nódoa. De seguida, remova o que sobrar da nódoa usando o mesmo método do álcool descrito acima.

Lavar gravatas em seda

Sugerimos que procure uma lavandaria para limpar a sua gravata em seda. Se usar os métodos descritos acima, faça-o com cuidado e teste primeiro numa pequena parte da gravata.

Nódoas de água e perda de cor são problemas frequentes que acontecem com a seda, especialmente se forem lavadas de forma incorreta ou submersas na água por mais de 5 minutos. Remova nódoas de água, limpando a nódoa apenas com um pano limpo e húmido.

Deixe secar sempre ao ar livre e nunca torça a gravata.

Lavar gravatas em lã

As gravatas em lã podem começar a "picar" quando são lavadas incorretamente. Isto acontece pois começam a frisar e possivelmente encolher devido à centrifugação rápida e à variação da temperatura da água.

Sugerimos que confie a limpeza da sua gravata em lã a uma lavandaria especializada.

Lavar gravatas em algodão ou em poliéster

As gravatas em poliéster ou em algodão podem ser lavadas à mão caso um resquício do seu almoço cair inadvertidamente em cima delas.

Para remover uma nódoa seca...

  • Use uma toalhita e limpe a nódoa numa só direção
  • Não esfregue de um lado para o outro agressivamente
  • Exerça alguma pressão e vá verificando a toalhita de vez em quando para ver se a nódoa está a sair (a toalhita ficará suja)

Como lavar à mão uma gravata em algodão ou em poliéster

  1. Encha o lavatório com água fria ou morna
  2. Adicione uma colher de sopa de detergente para a roupa
  3. Coloque a gravata na água e mexa
  4. Deixe de molho por 10 minutos
  5. Retire a gravata, despeje a água e encha novamente com água limpa e fria
  6. Coloque a gravata na água para retirar o detergente (repita até que não tenha mais detergente e a água esteja limpa)
  7. Absorva o excesso de água com uma toalha
  8. Pendure a gravata para secar

Dicas de lavagem

Não use lixívia. A lixívia irá transformar até as gravatas mais brancas em poliéster ou algodão num desastre amarelo.

As máquinas de lavar e de secar são agressivas e as gravatas são demasiado delicadas. Colocar a gravata na máquina de lavar deixa-a vincada e danifica o tecido de uma gravata de qualidade.

A única maneira das suas gravatas nunca terem vincos ou nódoas é nunca as usar.

Como isso não irá acontecer...o melhor mesmo é estar bem apetrechado do know-how necessário para remover esses vincos e nódoas.

Cuidar das suas gravatas não é tão difícil quanto se pode imaginar e as recompensas superam em muito o esforço e o tempo despendido. Pense na sua gravata como um investimento e a possibilidade de removê-la corretamente será maior, enrole-a antes de a arrumar e coma com cuidado.

Toda a gente já manchou a gravata em algum momento da vida, então não se enerve. Há sempre uma maneira de a remover...ou então escondê-la com uma e chamar isso estilo.

Perguntou - Nós respondemos

As gravatas podem ser lavadas na máquina de lavar?

As máquinas de lavar e de secar são agressivas e as gravatas são demasiado delicadas. Colocar a gravata na máquina de lavar deixa-a vincada e danifica o tecido de uma gravata de qualidade.

O mesmo vale para máquinas de secar! As máquinas de secar danificarão o tecido exterior e o forro e também não devem ser usadas.

Posso levar as minhas gravatas a uma lavandaria de limpeza a seco?

Sim. A maioria dos tecidos como a seda ou a lã ficam melhor limpos numa lavandaria de limpeza a seco.

Tenha bem presente uma coisa: se esfregar com muita força, as fibras podem partir e danificar a gravata. Certifique-se de que a lavandaria limpa a sua gravata à mão de forma a manter as orlas arredondadas.

De quanto em quanto tempo devo lavar a minha gravata?

Apenas deve lavar a sua gravata se estiver suja ou com nódoas. O segredo para uma gravata feliz é mantê-la limpa e sem nódoas o máximo de tempo possível.

Como elimino o cheiro a fumo da minha gravata sem a lavar?

Se a sua gravata estiver limpa mas cheirar a fumo, coloque-a ao ar livre.

O exterior é ideal, mas evite a luz solar direta, pois pode danificar a cor. Também pode pendurá-la perto de plantas naturais. As plantas frondosas são ótimas para absorver produtos químicos e .

Como dobro uma gravata para levar numa viagem sem a vincar?

A melhor opção para levar uma gravata na sua mala de viagem é enrolá-la.

Pegue na extremidade mais estreita e enrole-a à volta da sua mão, criando um rolo solto. Coloque a gravata enrolada num saco de plástico fechado e, em seguida, coloque-a cuidadosamente dentro de um dos sapatos que irá levar na mala (um dos sapatos limpos!) - o sapato protege a gravata quando a sua mala anda de aeroporto em aeroporto.

Tome um bom banho quente quando chegar ao hotel e pendure a gravata na casa-de-banho. Deixe o vapor e a gravidade resolverem quaisquer vincos que se tenham formado.

Como embrulho uma gravata para oferecer?

Enrole a gravata como faria para a arrumar ou levar em viagem. Depois de a enrolar, encontre uma caixa onde caiba. Sugerimos embrulhar a caixa com papel de embrulho - faz toda a diferença. E não se esqueça do cartão de parabéns!