Política de devolução de 365 dias - sem perguntas nem justificações!
Envio 5 € - Grátis a partir de 39 €-
Contacte-nos
Favoritos
Carrinho

7 Regras básicas para combinar acessórios para homem

Queremos partilhar consigo os métodos já testados para combinar os seus acessórios da melhor maneira. Hoje é o último dia em que irá perguntar-se qual o laço que fica melhor com aqueles suspensórios.

Está uma vez mais, de pé em frente do seu armário, completamente bloqueado acerca do que vestir hoje. Não se trata de saber como vestir umas calças e uma camisa...mas é um verdadeiro desafio pensar em montar todo um conjunto, incluindo os acessórios de moda e acha que não é capaz.

Antes de atirar com a tolha ao chão e decidir, mais uma vez, usar os mesmos jeans e t-shirt, deixe-nos atirar-lhe com uma bóia de salvação - 7 regras para combinar os seus acessórios de moda para homem.

Não deixe que uma série de regras o desanimem. Este guia é relativamente fácil de dominar e requer mais confiança em si do que propriamente mestria.

Terá mais confiança em si se aprender a confiar na sua intuição e a sair de casa sabendo que o seu look está no ponto. Nós ensinámos-lhe a parte da mestria.

A ideia subjacente a estas 7 regras é de permitir-lhe evitar fazer escolhas desajeitadas quando estiver a pensar em qual dos acessórios deverá usar. Sim, são regras, mas elas foram concebidas para se adaptar ao homem que é e à história que quer contar.

Como disse Douglas MacArthur: "será recordado pelas regras que quebrou". Lá está...o seu nível de confiança já deve de estar a aumentar.

Em primeiro lugar, vista-se

Este guia destina-se aos homens que já controlam o básico sobre como vestir-se bem. Caso ainda não saiba o básico, existem pequenas regras que deve respeitar antes de começar a combinar acessórios.

Vista sempre uma peça de cor lisa Vista sempre pelo menos uma peça de roupa de cor lisa. Pode ser um fato de uma só cor com uma camisa ás riscas, ao invés de um fato pied-de-poule com uma camisa ás flores.

Nada pode dar errado se optar por cores neutras + uma cor Se está mesmo ás escuras neste tema, opte por cores neutras e use uma cor diferente como destaque. As cores neutras são o preto, o branco, o cinza, o azul escuro e o castanho.

Combine os acessórios com o seu vestuário - e nunca o contrário Compre sempre primeiro a camisa ou os jeans e encontre acessórios que combinem com estes últimos. É muito mais fácil do que comprar um espetacular lenço de bolso e depois enlouquecer à procura de uma camisa que combine.

Agora que já sabe o básico, está na hora de adicionar pequenos detalhes que irão elevar todo o conjunto.

1 7 regras básicas para combinar acessórios para homem1.1 1. as peles devem combinar entre si1.2 2. combinar metais1.3 3. escolha as cores com cuidado1.4 4. não receie os padrões1.5 5. não se esqueça da textura1.6 6. vista-se de acordo com a estação do ano1.7 7. vista-se de acordo com o sítio onde vai1.8 Perguntou - nós respondemos

1. As peles devem combinar entre si

A primeira regra é que a pele dos acessórios deve combinar com as restantes peças em pele. Isto significa que, se usar sapatos em pele castanhos, o seu cinto em pele também deverá ser castanho. Deve respeitar este princípio se pretende que o seu look seja elegante e pensado até ao mais ínfimo detalhe.

Quando afirmamos que a pele deve combinar com as restantes peles, não queremos dizer que deve procurar um cinto com exatamente o mesmo tom dos seus sapatos. É suficiente procurar manter a mesma família de cores.

Os sapatos determinam qual deve ser a cor dos seus acessórios em pele.

Mala em pele

Ninguém quer passar uma manhã inteira a mudar os pertences de uma mala para outra só porque hoje decidiu usar um cinto em pele preta. Não gaste demasiada energia em procurar a mala ideal para aquele cinto. É um dos acessórios que pode ser excepção à regra… desde que seja uma mala de qualidade.

Pulseira de relógio em pele

As pulseiras de relógio em pele devem ter a mesma palete de cor que o seu cinto. O corpo do relógio deve combinar com a fivela do cinto.

Pulseiras em pele

Experimente várias pulseiras e opte pelas pulseiras que têm um tom mais escuro dentro daquela família de cor. Por exemplo, use uma pulseira em pele castanha escura com um cinto mais claro, ou combine uma pulseira em pele preta com uma pulseira de contas de cor natural.

Carteira em pele

Se gosta de ostentar a sua carteira pelos quatro cantos do mundo, a cor não deve ser o factor principal na escolha do modelo em questão. Compre uma carteira com base nas suas funcionalidades e não pelo facto de combinar com o seu cinto ou com os seus sapatos. Se quer realmente ter um visual sofisticado, escolha uma carteira que combine com a sua mala em pele.

Não usa sapatos nem cinto em pele?

As mesmas regras aplicam-se se usar sapatilhas ou chinelos. Os seus acessórios em pele deverão ter cores similares.

2. Combinar metais

Muitos acessórios caiem nesta categoria e aplica-se a mesma regra dos acessórios em pele - os acessórios em metal devem combinar com os metais restantes. Se houver harmonia nos metais, o seu look será elegante, refinado e cuidado.

Relógios

O seu relógio é inteiramente em metal ou tem uma pulseira em pele? Se tem uma pulseira em pele - e leu a secção acima - o corpo do relógio deve combinar com a fivela do seu cinto. Se a fivela do seu cinto for prateada, opte por um relógio prateado.

É mais fácil se o seu relógio for inteiramente em metal. Um relógio dourado deve ser usado com um cinto com fivela dourada. Não precisa de ser necessariamente do mesmo tom - uma fivela em aço escovado funciona lindamente quando combinado com um relógio prateado polido.

O relógio abre o caminho aos restantes acessórios. Tudo começa pelo relógio. Que apoia-se na fivela do cinto. O cinto combina com os sapatos. E os sapatos abrem o espetáculo!

Botões de punho

Os botões de punho situam-se perto do seu relógio e o conjunto fica mais harmonioso se a cor dos metais combinar entre si. É igualmente importante que os botões de punho combinem com a mola de gravata.

Prefere botões de punho em tecido? Concentre-se apenas em combinar a cor.

Molas de gravata

As molas de gravata devem combinar com o pino de lapela uma vez que ficam no mesmo campo de visão. Apesar de não ser obrigatório que combinem com o relógio, recomendamos que o faça para que o seu conjunto seja coeso e harmonioso.

Anéis e colares

Uma vez que os anéis ficam perto do relógio, a cor dos metais deve combinar. Pode misturar metais até a um certo ponto, mas não abuse – mas não deixe de usar a sua aliança de casamento só porque não combina com a cor do seu relógio.

Qualquer colar em metal deve ser da mesma cor que os outros metais. A unica exceção a esta regra é se o colar tiver algum significado religioso ou mais pessoal.

Pulseiras

Antes de mais, deve ter bem presente que não precisa de possuir todo um arsenal de pulseiras em metal. E isso simplifica bastante a sua vida.

Uma vez que as pulseiras estão no mesmo campo visual, quer sejam usadas no mesmo braço ou no braço oposto, é importante que os metais combinem entre si. As nossas pulseiras mais populares possuem frequentemente uma ou duas contas em metal. Essas contas em metal devem combinar com o metal do seu relógio.

Se o seu look já dispõe de vários acessórios em metal…sugerimos que use uma pulseira em pele ou uma pulseiras de contas. É uma ótima oportunidade para combinar metais pois os pendentes ou contas de pequenas dimensão criam pequenos contrastes que passarão despercebidos.

Suspensórios

Costuma ter os seus suspensórios à vista? Se sim, combine o metal dos seus suspensórios com o seu relógio. Se os suspensórios não estiverem à vista de todos e se sabe que não vai tirar o blazer… faça como lhe apetecer!

Brincos

Os brincos podem ser pequenos mas são facilmente notados. Para manter o seu conjunto harmonioso e cuidado, combine os seus brincos com a mola de gravata e com o pino de lapela. Se não for usar nenhum destes acessórios, combine os brincos com o relógio para um look equilibrado.

Não desanime se o seu relógio preferido for dourado e se a fivela do seu cinto preferido for prateada. Pode usá-los na mesma se usar outros acessórios em metal que tenham um design dourado/prateado. Uns botões de punho dourados e prateados são uma ótima maneira de combinar os dois metais de forma harmoniosa.

Se tiver dúvidas… use metais da mesma cor. É seguro, fácil e funciona sempre.

Nao usa relógios nem cintos?

Antes de mais…porque não? Tira sempre o telemóvel do bolso para ver as horas?

As mesmas regras aplicam-se quer use um relógio ou um cinto - use metais da mesma cor.

3. Escolha as cores com cuidado

Compreender como combinar as peles e os metais é bastante fácil - aprender a misturar cores é todo um outro assunto. E com tantos acessórios em tantas cores diferentes, é, infelizmente, impossível seguir uma regra geral. No entanto, podemos ensinar-lhe os princípios básicos para saber como proceder.

Lembra-se daqueles lápis que usava na sua infância? Eles voltarão a ser-lhe úteis daqui a instantes.

O círculo cromático

O círculo cromático forma a base de todas as cores existentes.

Existem 4 esquemas de cores diferentes que precisa de saber. Compreender como usá-los irá ajudá-lo a combinar tudo, desde lenços de bolso e gravatas, a suspensórios e laços.

Saiba que nem todas as combinações de cores servem para chamar à atenção. Espreite as fotos a seguir e veja como as diferentes tonalidades de cores são usadas em cada exemplo.

Monocromático As cores monocromáticas são da mesma família de cores. Podem ser de um tom (cor + branco) ou nuance (cor + preto) diferente mas são basicamente idênticas.

Análogas Cores análogas são 3 cores que estão próximas umas das outras que partilham a mesma cor dominante no meio. Os acessórios combinados neste esquema de cores requerem um pouco de audácia sem, no entanto, exagerar.

O azul claro funciona lindamente com o verde do lenço de bolso e da gravata.

Triádicas As cores triádicas são 3 cores situadas à mesma distância umas das outras no círculo cromatico. O que resulta numa combinação de várias cores harmoniosa e elegante.

Subtis tonalidades de amarelo, vermelho e azul formam uma elegante palete de cores triádicas sem serem caricaturais.

Complementares As cores complementares encontram-se em sítios opostos no círculo cromático. Pode ser arrojado combiná-las e tal pode dar nas vistas, mas também pode escolher os tons mais neutros, se quiser um resultado mais sóbrio e distinto.

Tons laranja e verdes são complementares sem, no entanto, serem demasiado chamativos.

Pulseiras

A maioria das pulseiras para homem são fabricadas em materiais naturais como a pele, com contas em madeira, em lava, em coco ou em pedra. Normalmente, as cores são o castanho, o preto, o prateado, o dourado ou o bronze e podem ser combinadas com praticamente qualquer coisa.

Não se esqueça que os metais e as peles usadas devem ser da mesma família.

4. Não receie os padrões

Combinar padrões é, para a maioria de nós, tão angustiante quanto misturar cores. O segredo, aqui também, consiste em bem compreender as cores (ainda bem que prestou atenção ao círculo cromático na seção anterior :))

Antes de começarmos, temos de reforçar que este guia apenas funciona com acessórios. Usar uma camisa ou um fato estampado é toda uma outra história.

O que os principiantes devem saber é: se a sua camisa for axadrezada, ás riscas ou estampada, tudo o resto, incluindo os acessórios, deve ser de cor lisa.

Assumindo que veste uma camisa lisa e um fato a condizer, o lenço de bolso apresentado abaixo poderá ser uma boa opção. Escolhemos este modelo pelo seu padrão floral de, pelo menos, 5 cores diferentes.

Porque é que este laço funciona? É uma escolha acertada porque a cor é similar aos toques de azul claro do lenço de bolso e o padrão é mais pequeno que o estampado floral.

É importante que os estampados de uma peça e de outra sejam proporcionais. O que significa que o padrão do lenço de bolso e o padrão do laço não têm de ter o mesmo tamanho, mas devem ter dimensões relativamente similares - uma ótima maneira de se lembrar disso, é procurar um estampado que seja maior ou mais denso do que o outro.

A palete de cores destas duas peças é relativamente sóbria. Usar cores discretas - ao invés do cores berrantes - é uma ótima maneira de iniciar-se na combinação de padrões e cores.

Regras para combinar os padrões dos acessórios

  • Se vai usar mais do que um padrão: opte por um mais pequeno, um médio e um padrão mais arrojado
  • Jogue com as proporções - um lenço de bolso com riscas finas e um laço com riscas maiores
  • Procure que todos os padrões tenham o mesmo tom - opte pelas esquemas de cores monocromático ou análogo.

E se não for usar um fato?

Se for usar um conjunto mais casual, aplicam-se as mesmas regras.

Chinelos pretos e uma t-shirt branca? Adicione interesse ao seu conjunto com uma pulseira de relógio NATO ou uma pulseira em paracorda de cor viva. Este pequeno apontamento de padrão, mais a textura e a cor, podem ser suficientes para finalizar aquele look que procura.

5. Não se esqueça da textura

A textura é importante quando combinamos acessórios. Apesar da maioria dos acessórios para homem não apresentarem muita textura nem serem demasiado complicados, existem algumas peças que usamos no nosso dia-a-dia que têm textura ou são mais chamativos e que podem ser usados para acrescentar interesse ao nosso visual.

Pense numa gravata em malha ao lado de um lenço de bolso em seda. A textura irregular da malha contrasta com a suavidade da seda, certo? O segredo é conseguir uma contraste equilibrado nos acessórios que usamos. Isto é especialmente importante nos acessórios que usamos perto do pescoço, como as gravatas e os laços, e os lenços de bolso.

Seja cauteloso ao misturar peças com textura. Mantenha-se fiel a uma textura que seja fundamentalmente diferente das outras. Se for usar uma gravata suave, opte por um lenço de bolso em algodão ou em lã de aspeto mais rugoso. E se a sua gravata tiver mais textura, opte então por uma elegante gravata em seda.

Dica extra

A peça que tiver mais textura deve ser de cor lisa. Usar um acessório de textura complexa e padrão arrojado, fará com que o seu visual fique confuso.

6. Vista-se de acordo com a estação do ano

Esta regra pode parecer-lhe inútil, mas não deixe de a ter em conta. Usar acessórios da estação de acordo com a cor e o padrão não é tão importante quanto a utilidade intrínseca desses acessórios. Não descarte o seu cachecol e o seu gorro só porque não combinam com o seu visual. Se o sol o ofusca, proteja os seus olhos com uns óculos de sol mesmo se estes não combinarem com a pulseira do seu relógio.

Serão estas luvas suficientemente quentes? Esta deve ser a única questão que coloca a si próprio quando as calça. Se conseguir combiná-las com o seu cinto, fantástico, mas não será tão importante quanto evitar que os seus dedos congelem.

7. Vista-se de acordo com o sítio onde vai

Deve vestir-se de acordo com o sítio onde vai. A não ser que queira roubar o protagonismo aos noivos, não vai ostentar uns suspensórios néon e uma pulseira de tachas.

Cores vivas e padrões complexos funcionam lindamente nos eventos casuais, enquanto que peças mais sóbrias são mais apropriadas para ocasiões formais e para o trabalho.

A maioria das nossas regras foram elaboradas para o homem que quer aprender a combinar acessórios com o seu fato ou blazer, no entanto, visuais casuais podem beneficiar das mesmas regras de igual forma.

Vamos dizê-lo outra vez - as regras existem para serem quebradas. Pode misturar metais, se assim o entender. Pode usar oito padrões diferentes, se esse for o seu desejo. Pense nestas regras como num itinerário de GPS...não tem de segui-lo, mas se o seguir, a sua viagem será bem mais fácil.

Prometemos dar-lhe as bases para desenvolver as suas competências e aqui estão elas. Apenas tem de as pôr em prática, ter paciência e ganhar confiança. Temos a certeza de que saíra vencedor. Boa sorte!

Perguntou - Nós respondemos

Devo combinar a minha gravata com o meu cinto?

A gravata deve ser escolhida de acordo com a camisa que for usar. O seu cinto deve combinar com os seus sapatos.

Posso usar uma gravata e um lenço de bolso iguais?

Se pode? Sim. Se deve? Não.

Tem milhares de ótimas opções de lenços de bolso à escolha, então porque vai logo escolher um lenço de bolso exatamente da mesma cor que a gravata? A única exceção a esta regra pode ser num casamento cuja noiva insiste em que todos os convidados usem acessórios da mesma cor. Os anos 80 estão de volta.

Deve a minha gravata combinar com as minhas calças?

É difícil responder a esta pergunta em apenas uma palavra. É difícil porque as calças devem fazer parte do seu fato, e a sua camisa deve combinar com o fato, e a sua gravata deve combinar com a camisa.

Por isso, a nossa resposta é sim...mas não da maneira que está a pensar.

Os meus suspensórios devem combinar com o resto do meu visual mesmo que não fiquem à mostra?

Se prometer não tirar o blazer, então não. Mas é melhor jogar pelo seguro e escolher uns suspensórios com combinem com os restantes metais, peles e cores.

As regras devem ser quebradas?

Ninguém perguntou isto, mas é uma pergunta importante.

Sim, devem.

Seja si próprio. Tem a nossa permissão.